Hmmm… eu não gosto disso. Eu não quero que isso sirva de incentivo para deixar somente o Pix em um futuro não tão distante.
Por qual motivo ?
Isso pode virar motivo para que TED seja extinto por exemplo.
Nem todo mundo usa TED, eu mesmo tive que fazer a transferência para um banco secundário de uma loja porque ela não aceitava Pix ainda.
Mas ele vai. A ideia é expandir o pix.
É questão de tempo, estamos nos estágios iniciais. Logo o pix será usado para saques direto no caixa do supermercado, pagamentos por QRcode …
Gosto muito disso. Hoje foi dia de pagar os boletos do mês e fiz mais ou menos por alto uns 10 pix entre BB, Nubank, C6 e Inter. É uma maravilha. 🤌🏽
Ontem, comprei algumas empadas e paguei via pix ao cara que vende empadas. Muito bom!
desculpa o palavreado, mas aí é problema da loja
Mas não tem essa de aceitar ou não PIX. Basta realizar o PIX utilizando agência e conta exatamente como você fez para realizar o TED. O uso das chaves é apenas um dos meios de se fazer um PIX.
Esse argumento de “não receber PIX” ocorre por falta de conhecimento do lojista.
As únicas instituições que ainda não recebem/realizam PIX, são corretoras de investimento, de resto, tudo faz e envia PIX.
O Pix é obrigatório para instituições que possuem a partir de uma certa quantidade de clientes.
Se tiver menos do que essa quantidade, não é obrigatório oferecer Pix e provavelmente é esse o caso.
PIX se faz com dados bancários, exatamente como no TED. Não precisa de chave. Se te passaram os dados pra fazer o TED, é só fazer o PIX com eles.
Creio que foi uma falha de comunicação do BC e dos bancos. Falaram tanto em chave pra lá, chave pra cá que as pessoas acham que precisa delas pra fazer um PIX.
Já ouvi muito “não fiz o cadastro no PIX e nem vou fazer”. Ai peço os dados bancários e a pessoa fica surpresa quando vê que recebeu por PIX.
Só que muitas instituições financeiras, estão cobrando uma taxa para receber via PIX.
Ou seja, para evitar “taxa extra” o lojista pode inventar várias desculpas para não receber o dinheiro via PIX.
Os bancos que cobram mais caro a transação por PIX, ainda cobram menos que uma tarifa de cartão. Hoje uma transação por débito, fica na casa de 1,5 a 1,99%. A tarifa mais alta no PIX pra PJ é 1,45%.
Então isso não é problema.
“Ah, mas fulano não aceita cartão e agora vai ter que pagar 1,45%.”
Olha, pra um comércio não aceitar cartão, o fluxo de transações deve ser baixo o suficiente pra nem o banco cobrar PIX.
Por exemplo, ser maluco. Taxa extra que ainda é mais barata que as modalidades “normais”.
Hoje em dia não aceitar cartão é bizarro. E maluco.
Da taxa do pix, não sei vocês, mas eu preferiria receber 98,55% do total do que não ter venda e receber 0%
Hj existem muitos bancos virtuais!!!filhos e outros já não deixam o dinheiro nessas gdes instituições Como vivi a vida inteira acostumado com os bancos de nome, vejo que está acabando os gdes lucros dos bcos que eram tradicionais pois como falei acima meus filhos por ex não querem o dinheiro nesses bcos e sim bancos virtuais que já oferecem melhores condições!!! Acredito que em um futuro próximo eles ficaram estaguinados e perderam os gdes lucros!!! Enfim td vai mudar!!! Pois o tempo será a resposta.
Amigo, os bancos tradicionais estão indo de vento em popa. Banco tradicional não quer saber de taxa de CC e 50 mil na poupança. O grosso dos caras são investimento, financiamento e empréstimos. E isso, tirando o Banco Inter, nenhuma fintech tem plataforma tão consolidada quanto os Itaú e Bradesco da vida.
Os lucros dos bancos tradicionais batem recorde a cada trimestre.
As fintechs vieram pra ficar, mas em termos de lucratividade, ainda estão anos-luz dos bancões…
Banco do Brasil teve um lucro de apenas 4 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2021.
Em matéria do tecnoblog ( Itaú, líder em carteiras digitais, também quer dominar WhatsApp Pagamentos – Negócios – Tecnoblog ), um diretor cantou uma bela vantagem. Em meios digitais, o itaú tem mais mercado que as fintech.
Por mais lento que os grandes bancos sejam, eles ainda tem uma bela gordura para queimar e podem entrar em todas as frentes possíveis, com um produto ruim e ir melhorando aos poucos.
O internet banking do BB, dizem que é o melhor de todos. Santander está melhorando bem lentamente aquela porcaria de site e aplicativo. Caixa está arrumando a porcaria da interface nos caixas eletrônicos (finalmente temos um botão voltar). Já o aplicativo do nubank… só vai perdendo funções e omitindo informações. Será que acabou o dinheiro ou os talentos ?
Só neste ano de 2021, precisei falar com o Nubank para obter informações de extrato e levei 5 dias para receber esse extrato (montado de maneira mais ruim possível, tive que usar meus conhecimentos em excel para transformar aquilo em um extrato decente e entender os números). Fui no itaú resolver problema para a irmã, em 20 minutos falei com a atendente e resolvemos todos os problemas possíveis. Fui no santander fazer transferência de alto valor e tirar umas dúvidas e em 1 hora, tinha tudo feito.
Não sou contra o Nubank e outras fintechs.
Mas está na hora de eles pararem com essa tranqueira de “politicamente correto”, somos antenados e modernos, somos igualitários, somos legais nas mídicas sociais e começarem a trabalhar direito. Por que do jeito que estão… só vão ficar patinando sem sair do local.