Pix é usado por 49% dos brasileiros, mas só 3,5% preferem ferramenta do BC

Eu particularmente não vejo motivos pra pagar com o Pix compras do dia-a-dia.
Se eu não tenho dinheiro vivo, passo no crédito mesmo e boa.
Como a fatura vem só no mês seguinte, o dinheiro fica na conta rendendo uns trocados. Se eu pagocom Pix, o dinheiro sai da conta na hora e eu perco esses trocados de rendimento.

5 curtidas

O problema do Pix é não ter um modo fácil de pagamento como tem no PicPay, onde se usa QR Code; precisa de todo um processo burocrático de digitar a chave para enfim pagar. Eu uso o cartão Mercado Pago para fazer pagamento à vista com proximidade usando o NFC do meu smart; é o método mais prático que achei.

Queria saber qual a porcentagem de brasileiros que não tem whatsapp e redes sociais, capaz de ser bem menor do que a que não tem conta bancaria.

Sobre o pix, acho que ainda falta uma forma de pagamento mais fácil, sinto falta de um sistema por aproximação ou por notificação, que eu não precise fica digitando a chave do estabelecimento e valor da compra, além do estabelecimento ter de verifica se recebeu.

1 curtida

Não costumo usar PIX pra fazer pagamentos em estabelecimentos porque tento comprar tudo no crédito. Mas as poucas coisas que antes pagava no débito, pago por PIX mesmo.

Mas isso meio que já foi resolvido, primeiro que as maquininhas já suportam o PIX, ai a pessoa não tem que digitar valor nem chave, além de que as empresas que desenvolvem sistemas de caixas para mercados e outros estabelecimentos estão colocando suporta ao pix, fazendo o sistema deles já gerar um QRCode que o cliente escanceia e paga e o sistema reconhece o recebimento.
Além do mais o BC já havia avisado que esta trabalhando num suporta a NFC e MST.

8 curtidas

O qr code deve melhorar a situação, mas só vai ficar pratico mesmo com o NFC. Quando finalizarem toda a integração e sistema de aproximação tenho certeza que o pix vai passar o uso de catões de débito.

3 curtidas

O PIX tem QR Code também, que ao ser lido já preenche todos os dados da transferência, bastando apertar o botão de confirmação.

2 curtidas

Existe qrcode para pix. Alguns lugares não sabem disso

Mas tem. Hj qualquer ferramenta de terceiros pode gerar um QR Code para o PIX q já é todo automatizado. Vc fera o QR Code com informações da conta, valor e até algum texto para ser exibido no detalhe.

Dá até pra saber se o dinheiro passou pela API do BC. O problema q ainda sinto falta de ferramentas q façam esse tipo de coisa… ou você depende de sistemas das gerenciadoras de cartão q tbm cobram, ou não tem muita alternativa mesmo

No Android deve funcionar de forma bem capenga, agora não deve haver nenhuma possibilidade de funcionar no iPhone.

deve da pra obrigar a Apple a integrar o Pix no seu sistema de pagamento.

Tem? Nunca vi nenhum comércio usar. Até comentei várias vezes com esses comerciantes que seria bom um método de pagamento tão simples quanto o QR Code do PicPay e concordaram comigo. Esse tipo de informação deveria ser muito mais difundida.

Sim existe, quando vc abre o app do seu banco e vai na opção PIX a primeira coisa que costuma aparecer é o seu QRCode, além disso a opção “Cobrar dinheiro” gera um QRCode para vc mostrar para a pessoa já com sua chave e o valor.

1 curtida

Em meu comércio colei um QR Code no balcão desde o primeiro dia de lançamento do Pix, mas ofereço 5% de desconto para pagar no Pix como um incentivo pois eu mesmo acho o processo chato de ter que:

1. desbloquear o tel
  2. abrir o app do banco
  3. achar o menu do Pix
  4. ler o QR Code
  5. digitar a senha

Enquanto com carteiras digitais como Samsung Pay e Google Pay apenas desbloqueio o telefone e aproximo o cel da maquina.

Acho que somente quando o Pix chegar nesse nível vai deslanchar.

1 curtida

Depende do sistema que gerencia o caixa gerar o QR code e a maioria das empresas ainda não adaptou essa tecnologia.

Acabei de achar dentro do app do Mercado Pago. Consegui gerar o QR Code das minhas chaves. Que coisa… isso precisa ser bem mais difundido pra ontem.

Eu uso o Mercado Pago e o processo para pagar no débito/saldo é o mesmo. E não sei se vai deslanchar quando chegar o Pix por aproximação; não creio que haja uma porcentagem expressiva de pessoas que tenham smartphones com NFC.

Eu uso o Apple Pay. funciona perfeitamente, lojas já tem QRCODE (salão, algumas padarias)
a coisa funciona legal.

QR code estático é uma coisa simples, estou falando de QR code dinâmico, onde todo o sistema tem de ser integrado, onde o programa do caixa consegue automaticamente verificar que o pagamento caiu na conta bancaria.

só de poder fazer um pagamento por Pix com QR Code já ajuda muito. Que os comerciantes continuem conferindo em seus smartphones.