Pix e suas facilidades

Pix também superou na rapidez dos sequestros relâmpagos. Se antes era necessário levar a vítima até um caixa eletrônico de cada banco encontrado na carteira da vítima, agora basta abrir os apps bancários e fazer a limpa. Infelizmente esse país é complicado e inimigo de inovações que facilitem nosso dia a dia.
Continuarei usando o Pix, mas não manterei o app de minha conta principal no celular.
Nunca caí em golpes on-line, esse eu posso controlar. Já o imprevisto de ser pego na rua por vagabundos bandidos, não.

3 curtidas

Mas antes do Pix o sequestrador também poderia forçar você fazer transferência, fazer compras no seu cartão, dá no mesmo.
Algumas instituições estão deixando o cliente ajustar o limite do Pix diário, sendo que cada alteração leva 24h pra ser refletida, isso já ajuda nesses casos.
E dependo do banco, você consegue reaver o dinheiro nesses casos de saque, transações e compras sob coação.

10 curtidas

Acho que o fato do PIX ser 24h e rápido facilita um pouco mais a operação, já que normalmente esses sequestros acontecem de noite para chamar menos atenção, horário que TED/DOC não funcionam.

Mas é triste vir que a realidade brasileira está neste nível, enquanto lá fora tem caixa eletrônico em quase que todos lugares e até dormindo na rua tranquilamente.

3 curtidas

Tá ai uma coisa que eu estava pensando em fazer. ou se eu não fizer, deixarei o app num usuário secundário (dúvido que o mequetrefe cheirador de cola vai saber dessa possibilidade)

Mas quanto à sequestro relampago… eu só uso cartão pré-pago. Ou ao menos usava. hahaha

2 curtidas

O PIX traz é mais mecanismos de segurança para esse processo. O limite diário assim como bloqueios de transações suspeitas (eu mesmo fui bloqueado temporariamente hoje porque fiz dois pix altos para duas contas minhas mesmo em pouco tempo) já são muito mais efetivos que os mecanismos presente nas Teds ou tefs.

Se o cara quer te tirar dinheiro, não custa quase nada ele ter uma conta laranja em cada um dos maiores bancos para fazer Tef direta (que é 24h desde sempre).

Outro ponto positivo no pix é que o tronco bancário é centralizado então o rastreio das transações fraudulentas é mais fácil.

Todos os “problemas” do pix já existiam antes da mesma maneira só ganharam uma marca e logo, então fiquem tranquilos que o PIX ajuda na segurança e não atrapalha.

10 curtidas

Essa pode ser uma boa alternativa:

ou ainda tem uma opção para ocultar aplicativos:

1 curtida

Boa lembrança.
Aqui uso o Nova Launcher e oculto alguns apps.
Poderia ocultar os apps de banco tb.

Mas a preocupação é desnecessária.
Pix vc pode reduzir os limites de transferência à noite.
E assalto vc poderia fazer a mesma coisa com sequestro relâmpago, até um caixa eletrônico.
Os benefícios do pix são muito maiores do q qualquer risco q possa existir.
Acho mais arriscado a turma q não presta atenção e faz pix sem olhar qual é o destinatário e depois chora falando q transferiu errado.

4 curtidas

Sim, roubos sempre aconteceram. Porém antes existia uma certa burocracia nos TED e DOC. Nao existia essa nova modalidade de roubo. Os bandidos sequestravam e iam a caixas eletrônicos sacar dinheiro e fazer compras pelo cartão. Nisso eram filmados… enfim. A prova de que o Pix se tornou o alvo preferencial deles tá aí.
Quanto o banco devolver o dinheiro isso eu sei. Mas só o fato de ser abordado por um meliante já é um trauma que não tem preço.
Mas não quero desmotivar ninguém a usar Pix. Uso e gosto. É mais por orientação mesmo. Eu não usarei minha conta principal no meu celular. Não quero pagar pra ver.
Dificulto pra mim e dificulto pro bandido. Mas prefiro paz!

Sim, entendemos sua preocupação. No entanto o PIX não é o culpado. Precisamos de investimento em bem estar social para diminuir os indices de violência a longo prazo.
Infelizmente tenho poucas esperanças quanto a isso…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.