Pix custa até R$ 10 para clientes PJ no Itaú, BB, Bradesco e Santander

Originally published at: Pix custa até R$ 10 para clientes PJ no Itaú, BB, Bradesco e Santander – Brasil – Tecnoblog

Cobrança de Pix por QR Code pode custar caro para empresas; pagamento instantâneo continua gratuito para pessoas físicas

Vida longa as fintechs

10 curtidas

E como fica quando o pagamento é uma transferência comum?

PIX não precisa de chave nem QR Code nem nada, basta os dados bancários. Se um cliente fizer uma transação dessa, vai cobrar? Eu já paguei algumas empresas dessa forma. Eles nem sabiam o que é PIX, simplesmente transferi com os dados bancários e receberam na hora.

Creio que se isso não for bem definido, esses bancos vão perder muitos clientes PJ em favor de bancos que não cobram tarifa.

2 curtidas

Ruim é saber o custo real pra essa galera :sleepy:

[…] segundo o Banco Central, o custo para as instituições será de R$ 0,01 a cada 10 transações
https://cointelegraph.com.br/news/end-of-ted-and-doc-brazilians-central-bank-publishes-rate-for-pix-r-001-for-every-10-transactions

3 curtidas

nunca tive contas em grandes bancos e tenho certeza que não me faz falta nenhum “benefício” em troca da alta tarifagem. que esses bancos grandes acordem a tempo, as pessoas estão cada vez menos propensas a essas práticas (sobretudo microempreendedores)

1 curtida

Bancão sendo bancão. Perderam parte da receita com TED/DOC, e agora querem compensar.

2 curtidas

Você viu antes em

1 curtida

Mano do céu, com o perdão da palavra, que bancos mais arrombados!

Essas taxa n custa nem 0,01 pra cada 10 PIX. E eles tão cobrando mais que tarifa de cartão. É de f***r, viu! Pqp!

Aí a tecnologia n pega e pq será, né?

Felizmente existem fintech mais justas, rezando pro povo saber pesquisar e encontrar essas outras instituições.

2 curtidas

A ideia é não perder renda vinda do uso das maquininhas de cartão.

Mais uma forma de estrangular micro e pequenas empresas.

As fintechs de certo vão pagar a conta sozinhas pra sempre. Pode sonhar à vontade. Pra pessoa física por enquanto tá tranquilo porque o número de transações é baixa e não afeta no faturamento. Mas se o povo começar a abrir conta PF a torto e a direito só pra usar o PIX e escapar das taxas do PJ, eles vão limitar de alguma forma.

A propósito: Mercado Pago cobra taxa em 0,99 os recebimentos via PIX e PagSeguro cobra 1,89%. Pelo menos o PagSeguro isenta a cobrança se a transferência via PIX tiver origem e destino a mesma pessoa (mesmo CPF, no caso). Acredito que outras fintechs cobrem também.

https://www.mercadopago.com.br/ajuda/custo-receber-pagamentos_220
https://faq.pagseguro.uol.com.br/duvida/o-pix-cobra-taxas/1160

1 curtida

O pix tinha tudo pra acabar com o uso de dinheiro em espécie, ai vem o banco e cobra uma tarifa mínima de 1 real, quem vai vender algo de 5 reais e pagar 1 pro banco

1 curtida

O Pix é lindo, mas agora esse imenso lobby que são os grandes bancos no Brasil começam a por as asinhas de fora.

1 curtida

Aproveitemos o PIX pessoa física para pessoa física. Cedo ou tarde ,os grandes bancos vão querer lucrar em cima. Aí vai ser quando me renderei às fintechs . Hoje ainda não sinto confiança à ponto de concentrar todas as minhas transações por elas

N pode! Tá entre as normas do banco central n cobrar entre pessoa física. Apesar de existir o custo de 1c pra cada 10 PIX.

Porém, se n me engano, n tem custo quando é PIX entre o mesmo banco.

1 curtida

mas isso é só o preço que o banco central cobra, ai não esta todo o custo que o banco tem com a transação em si, e,bora eu não acredite que o valor total do custo da transação seja alto a ponto de justificar essas taxas.

2 curtidas

Não estou à par da legislação. Por isso pergunto: e quem garante que o próprio BC não possa editar uma nova norma dando anuência para tal cobrança?

Muita sacanagem, sabendo que o custo pros bancos é de praticamente zero.

Cada vez menos vantagem em ser cliente de bancos tradicionais, provavelmente vai ter um kit de serviços caro pra caramba que inclui alguns na lista de “benefícios” mas é, compensa mais ir pra outro banco

1 curtida

Certamente, mas o banco central cobra de TED também e é mais caro. Presumo que o pix seja mais barato contando todos os gastos.