PinePhone é um celular de US$ 150 que roda Linux

Originally published at: PinePhone é um celular de US$ 150 que roda Linux – Tecnoblog

Distribuição Linux do PinePhone deve ser instalada pelo usuário

1 curtida

Finalmente chegou o ano do Linux? :joy:

4 curtidas

ué, todo celular Android já “roda Linux” já que o núcleo do sistema é um kernel Linux.

3 curtidas

Todos os celulares rodam ambientes operacionais baseados em kernel Linux e com aplicações GNU. O Android nada mais é que um fork do OpenMoko e o IOS é baseada na distribuição Debian GNU/Linux. Fazendo o Jailbreak encontra-se o sistema de pacotes dpkg, frontend apt-get…

1 curtida

Distribuição Linux do PinePhone deve ser instalada pelo usuário.

4 curtidas

Android é Linux. não chegou?

2 curtidas

O IOS é baseado no MacOS, que é baseado no Darwin, esse que nasceu de uma mistura de FreeBSD com outro Kernel.

Android não usa quase nada de GNU, ele usa BusyBox. Também não é baseado no OpenMoke, é impossível criar tudo aquilo em 1 ano (diferença de idade deles) e o projeto do Android foi iniciado em 2005. Isso tá cheirando a conversinha de forum xiita… Google é teu aliado, cara. Escutar xiita não leva a lugar nenhum, só traz desinformação.

Ah, e sobre o dpkg no IOS, ele é apenas um gerenciador de pacotes, não é fundamental pro funcionamento do sistema, ou seja, ter ele em IOS com jailbreak não significa que seja baseado em Debian, aquilo só é um port.

3 curtidas

Chegou sim, pode comemorar. :+1:t4:

1 curtida

Ah… sério? Além de ter de instalar uma imagem que nem beta é, vem com esse processador diabo da Allwinner? (Veja quantos celulares tu vê com esse processador hoje em dia…)

2 curtidas

Nos celulares sim, já tem 3 anos . Já que o Android possui o kernel Linux como base do Sistema Android ultrapassa Windows como sistema operacional mais popular – Celular – Tecnoblog

No Desktop: não, não chegou e não vai chegar.

No resto (Servidores, IOT, etc): também já chegou a um bom tempo.

2 curtidas

Caramba! Processador da Allwinmer é complicado…

2 curtidas

Pelo papinho, acredito que você deva ter um iPhone . Faça o Jaibrak nele e me fale se você não encontrará um Debian GNU/Linux , apt-get , dpkg … Não fale besteira se não conhece o assunto. Estude, pesquise…

Você sabe o que é BusyBox e qual é a sua licença? BusyBox, BusyBox.

Quanto à Google, nada tenho contra a empresa. Sou usuário dos sistemas deles há anos, aliás, respondo este e-mail via Gmail . Novamente, se não sabe do assunto, não opine. Estude primeiro. Você sabe o que é um fork ? Foi o que eu disse. O Android foi um fork do OpenMoko . A partir daí ele é Android e várias das licenças que rodam nele são GNU . Duvida? Acesse a configuração do Android do telefone do seu amiguinho e veja na área de informações legais, licenças.

Estudar antes de opinar não mata niguém!


Clauzio ‘KlauX’ Perpétuo ∴

“Computers are like air-conditioners.
They stop working when you open windows.”

“… se alguém não quiser trabalhar,
não coma também.” (2 Ts 3.10).

1 curtida

Muita coisa que o Linux tem são ports do UNIX, em que de fato o iOS (e o MacOS X) são baseados. Então quem tá precisando estudar por aqui é você. Aliás muita coisa do Linux é adaptação do UNIX. E quando se faz o fork de algo, você obrigatoriamente tem que manter as licenças originais (principalmente a GPL). Por isso o Google está investindo tempo no Fuchsia: pra ficar livre da GPL e do kernel Linux.

3 curtidas

Uso Android. Como disse, gerenciador de pacotes é um software “simples” e facilmente portável. (Você leu?) Uso o Termux no Android e tem dpkg. *Recomendo pesquisar sobre ports

Você que deveria estudar. Com tanta informação na internet e ainda existe seguidores do Stallman. Eae, sou osista, mano? Nem desmentiu ser xiita haha

Sabe qual é o principal propósito do BusyBox? Ser uma alternativa aos utilitários GNU. Você nem leu o conteúdo dos links que mandou, poupou meu tempo.

O que as licenças GNU tem a ver com os utilitários GNU? São coisas completamente diferentes. Você tentou usar as licenças pra tentar diminuir sua vergonha? Qual sua profissão? Xiitas costumam ser de Telecom e Eletrônica. Um programador não cometeria esse pecado kkk

Ah, vou te dá uma chance. Manda o link do artigo/notícia que fale sobre o Android ser fork do OpenMoko. Não tem, né? Xiita sempre se baseia em Xiita.

pq eu comemoraria?

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.