Phising se passando pela Receita Federal / IRPF na malha fina

Fala pessoal

Recentemente recebi o e-mail abaixo se passando pela Receita Federal.
Como proletário q sou até fiquei com medo, pq ser preso (especialmente por sonegação) é um medo real meu.

Pelo q eu vi, parece até q o @rfb.gov.br é realmente um domínio real, mas o q vem antes está mto simplório, visto que tem emails regionais diferentes.

O q mais me chamou atenção obviamente foi o anexo em talvez pdf, mas num link.

Além é claro de ser referente ao IRPF de 2022, o qual já me foi restituído. E pelo que consultei o de 2023 já está na fila da restituição.


Eu sempre me achei espertinho com essas coisas de phising, mas confesso que com esse me assustei um pouco antes de raciocinar e procurar os indícios de golpe.

Ps: acabo de ver q no email está “seu IRPF está sobE análise”. É por isso q devemos aprender português XD

2 curtidas

E como que faz pra denunciar um domínio desses?
.gov deveria ser apenas do governo, .org eu sei que não é difícil conseguir, aí eu nem iria atrás de denunciar.

Excelente pergunta. Não acho nem q a ferramenta de denúncia do próprio hotmail, no meu caso, ajude nisso. No máximo iria categorizar qualquer email da receita como spam XD

Assumindo que não seja servidor comprometido e/ou spoofing… hahaha

1 curtida

já tive isso com o MPF, mandei e-mail para eles informando esse mesmo problema (só que era outra abordagem) e até hoje eles não se manifestaram, não falaram nada, nem a mensagem automática de que foi recebido eles fizeram, foi o mesmo de não ter informado nada

imagino que não vai adiantar nada vc informar

Sobre o seu medo da receita, que eu sei, eles informa por carta, meio genérico, mas é por carta pedindo para entrar em contato com a receita

1 curtida

Confesso q nem cogitei mandar e-mail pro MPF pra avisar do problema.

Achei mais produtivo contar o relato aqui, q pode ser lido por outras pessoas q venham a ter esse problema.

É o provável kkkkkk

Carta ainda é meio que uma notificação “oficial”. Processo vem assim tbm. O carteiro não entregando no endereço errado ta bom XD

2 curtidas

Foi mal, não informei bem.

O MPF foi porque o que eu recebi foi do próprio MPF, e informei para eles, e nada.

E tb acho que aqui poderá ter mais efeito, quem sabe alguém aqui não pergunte porque o sistema do governo é fuleiro (se isso fosse uma novidade)

Carta judicial, espero que de órgão federal, já deve ter procedimento de ter mais cuidado na entrega

Ah ta kkkkkk

É o q espero tbm.

1 curtida

Geralmente esse tipo de coisa os órgãos públicos não mandam via e-mail. No máximo, um e-mail notificando que tem algo a ser analisado na plataforma oficial do órgão, no caso da Recita, no e-Cac.

1 curtida