PGR pede investigação sobre ações de Google e Telegram contra PL das Fake News

2 curtidas

Ou seja, se posicionar contra, não pode… Isso que a PL nem foi aprovada

5 curtidas

mas são veículos de comunicação? veículo de comunicação que tem editorial.

3 curtidas

Se vc for um veículo de mídia com linha editorial, pode. Se fossem, inclusive não seriam acionados por isso.

MAS

Como eles se vendem como empresas de tecnologia e não de mídia, não cabe a eles ter opinião de nada.

1 curtida

Chegamos em um momento do país que, sinceramente, não me sinto confortável em emitir qualquer opinião sobre ações do STF em sites ou redes sociais. E isso não é nada bom.

4 curtidas

Precisa ter editorial pra expressar sua opinião?

Tem uma diferença entre opinião/editorial e divulgar potenciais mentiras.
Fora disparar isso para todos, que é no mínimo de mau-gosto (eu chamaria de spam) e potencialmente abusivo.

2 curtidas

Estou esperando a PGR ir atrás do globo, CNN… por campanha abusiva pro-PL da Censura
Eu confio na democracia

mas tem a carta coringa “não são editoriais” então se o governo fazer uma lei que pode prejudicar algum setor e a empresa expor sua opinião e avisar seus consumidores e usuários não pode…
Agora Eu Entendi Agora Eu Saquei GIF - Agora Eu Entendi Agora Eu Saquei Todas As Peças Se Encaixaram - Discover & Share GIFs

mas como, provavelmente, sairia da boca da Janja: É o Telegram que vai ser censurado, e não os usuários" kkkk

1 curtida

Você pode questionar a motivação, o timing ou a forma/alcance de envio, o que vc não pode questionar é o direito deles expressarem uma opinião.
Assim como vc, eu e outros colegas fazemos aqui, opinião é baseada em interpretação.

Justo. Poderiam ter publicado no blog deles ou algo assim, mas disparar para (quase) todos os usuários me parece abusivo.

Então, ISSO eu acho válido ser debatido embora particularmente não considere abusivo, no máximo um incômodo.

Se você é uma multinacional que se define como empresa de mídia, juridicamente eu diria que sim, ou as leis foram extintas e esqueceram de avisar?

Podemos sim, a google sempre se definiu como uma empresa de tecnologia, se fosse como as de mídia, globo, folha e cia, aí seria outra história, mas sabemos que muitos membros aqui é cabeça dura demais pra entender né?

2 curtidas

E lá vamos nós de novo… hehehe

Mas falando sério, só pode apoiar essa PL da mordaça? Não pode criticar então, é isso? Só queria entender mesmo.

Se eu fosse você já trancava os comentários, sempre que esse assunto surge aqui, é um oceano de estupidez e achismo.

Quais são as suas críticas ao PL?

1 curtida

eu adoro esses comentários

Eu acho que as duas empresas de tecnologia não tem que se envolver nessas questões políticas, disparando mensagem em massa para os usuários. Se envolver com política suja é perca de tempo, melhor focar em melhorias e soluções para os usuários.

Em que mundo somente empresas que trabalham com mídia tem o direito de opinar?
Fake news, por exemplo, a empresa estaria fazendo se a PL fosse aprovada, não houvesse nenhum tipo de censura e eles continuassem batendo nesta tecla. Isso seria um fato; fato difere de opinião, fatos não podem ser questionados como “acho que a água não é molhada” - mas é molhada e isso não se discute.
Já opinião é o que vem quando vc lê um artigo/projeto/whatever e expressa o que acredita ter entendido sobre o que leu naquelas linhas. Isso, colega, é direito inegável pra qualquer pessoa e instituição que existe.
É um conceito tão simples que parece meio surreal ter que explicar mas como vc disse tem gente cabeça dura demais por aqui, ainda mais quando o comentário vem com viés (velado ou não).

1 curtida

Como não? Isso impacta negativamente as empresas.
Tenho a impressão que como regulamentaram o lobbying… se o Google/Telegram/Meta pagassem os deputados para votar contra ninguém falaria nada, né? Pois ai não haveria nada ilegal, né…
Mas se o Google/Telegram/Meta abrissem uma empresa de midia, eles poderiam comentar todos os absurdos?
Os usuários não são empresas de midia, então eles também não podem comentar? Sei lá, heim…
Esse é um ponto perigoso. Daqui a pouco passam uma lei para todos CPFs que usam cada IP serem cadastrados para evitar que assuntos “disruptivos” venham a ser comentados na internet com a desculpa de “estar atrapalhando o pais”… Não gosto do caminho que essa lei tá tomando. É muito poder pro estado. Poder que o estado não pode e nem deve ter.