Pessoal, vamos de enquetes, primeira carga, notebook

Quanto tempo deve ficar
carregando o notebook pela primeira vez??
Ajuda!!!

Geralmente tem essa informação no manual do notebook… dizem pra deixar carregando por 24h. Mas sei lá… acho exagero. (apesar do meu ultimo notebook ter vivido na tomada)

3 curtidas

Todo notebook hoje vem com baterias de lítio, essas não tem frescura, carrega até 100% e pronto, não precisa de cuidados especiais…

9 curtidas

Procure, depois de carregado, tirar da tomada e usar pela bateria.

As baterias de lítio tem, em média, ± 500 ciclos de recarga.

Plugou na tomada, qualquer que seja o percentual no momento, queimou um ciclo.

Por isso passando dos 90% retire da tomada e use na bateria até chegar nos 15%.

Com isso evitará estressar as células.

Se viver com ele na tomada vai queimar esses ciclos de recarga rapidamente. Via de regra ultrapassa o tempo de garantia, mas logo após ela vira lixo.

Usando fora da tomada, após completar a carga, pode alcançar em torno de uns dois anos ou mais, dependendo do uso de cada um.

Mas fique com essa informação: plugou na tomada, queimou um ciclo.

E boa sorte!

1 curtida

Muito obrigada, pela dica :smiling_face_with_three_hearts:

2 curtidas

Eu sempre tive notebook, todas as horas está conectado na tomada de energia. Só quando está chovendo muito, ou acabou a energia, que não está conectado.

1 curtida

Não funciona dessa maneira. Descarregar a bateria de 100% a 0% é o que queima um ciclo. Usar o tempo todo na tomada vai causar algum dano na bateria por manter ela sempre em 100% (dependendo do notebook – hoje vários modelos permitem limitar a carga máxima para porcentagens mais baixas, o que mitiga esse problema), mas ainda sim é um dano consideravelmente menor que um ciclo completo de carga/descarga.

Quer otimizar a vida útil da bateria ao máximo? Evite os extremos (o ideal é manter a carga sempre entre 20% e 80%) e, caso use predominantemente na tomada, procure limitar a carga máxima da bateria (caso seu notebook tenha essa opção)…

3 curtidas

Pelo que li à respeito, há algum tempo atrás, o ciclo se inicia em qualquer ponto quando você recarrega.

Mas como tudo evolui, inclusive as baterias, pode ter mudado.

Mas se um ciclo só ocorre de 0 a 100, em tese se recarregarmos acima de zero e desplugarmos abaixo de 100 a bateria teria vida “infinita”.

Não entenda nem como crítica ou sarcasmo, pois não o é.

É só para abrir o tema e outros exporem sobre o que sabem do assunto.

1 curtida

Um ciclo completo corresponde a uma descarga de 100% a 0%. Se você descarrega só metade, consumiu só metade do ciclo, e por aí vai. A vantagem de descargas/recargas parciais é que você estará evitando os extremos (0%, 100%) e isso reduz o dano das células a longo prazo…

2 curtidas

Desde q existem baterias de lítio nunca mais me preocupei com essas coisas de primeira carga. Carregou o q precisa, já era

3 curtidas

quando usava o note como desktop, desconectava a bateria para deixar na tomada, porque tinha reparado que depois de ficar uns meses na tomada, a vida útil da bateria (tempo) tinha diminuído uns 20%

1 curtida

tenho até medo de pergunta onde o pessoal anda se informando sobre degradação de baterias de lítio.

Se teu notebook tem limitador de carga (dell acho que tem na bios, Samsung tem no programa dela que vem no notebook, outras marcas tem de procurar), só plugar ele na tomada e nunca mais tirar enquanto com ele em uso, com a bateria limitada a 80% da carga ela vai durar muitos anos, se usar sempre na tomada, vai levar uns 5 anos antes de notar a perda de capacidade dela.
E se usar sempre na tomada, a cada 3 meses faz um ciclo de descarga até 15-20% e depois deixa ele carregar de novo.

4 curtidas

Colegas, muito, obrigada, pelas, dicas, estou lendo, tudo, na verdade, aprendendo…
Não estou aqui para causar nada, apenas para, aprender…
É o que temos que fazer, aprender um com os outro…
E respeitar a opinião um do outro
Obrigadaaa,
TMJ! :fist_right::fist_left: :muscle:

1 curtida

Caca30, esse é um dos poucos fóruns no qual os participantes podem expor suas experiências e conhecimentos, sem que surjam agressões descabidas quanto ao conteúdo postado.
Me parece que aqui rola mais a percepção de que cada um tem a sua contribuição a dar (uns mais, outros menos), onde no final o benefício é de todos.

Gosto muito do respeito que roda, por aqui, mesmo quando postamos algo que já foi superado ou algum erro mesmo.

Por isso tenho me mantido nele, já há algum tempo.

E aproveitando o dia, muito obrigado a todos pelas participações e orientações aqui postadas e um ótimo Natal.

Valeu!

4 curtidas

Os notebooks da Samsung tem uma opção de Battery Extended Life +
onde limita-se em 85%; o mesmo que faz com o celulares e diz que o ideal é usar entre 20% e 85%

1 curtida

Tenho usado essa função no meu Galaxy A52s 5G, há alguma tempo.
O aparelho está com um ano de uso e tudo OK.

Saúde da bateria, OK!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.