Pergunta: Qual o motivo da desativação total do Disqus?

Olá,

Gostei muito do formato do Tecnoblog Comunidade porém reparei que isso eliminou a sessão de comentários do site e a descontinuação do uso da plataforma Disqus, pessoalmente acho que isso pode aumentar e diminuir ao mesmo tempo a participação dos leitores, explico:

Os leitores, como eu, mais ativos irão com toda certeza participar da comunidade porém os mais casuais ou até mesmo mais leigos podem não comentar mais devido a exclusão da comunidade Disqus e de uma sessão de comentários dentro do site. Acho que isso é uma faca de dois gumes, gostaria de entender mais o motivo dessa decisão.

Atenciosamente, Lucas.

6 curtidas

Acho que duas coisas me incomodam em relação à desativação do Disqus.

A primeira é a necessidade de ter que carregar uma página à parte para comentar na notícia. Sério, isso eu acho absolutamente irritante. Seria interessante se o tópico que é automaticamente criado com novas notícias fosse embutido nelas para comentarmos mais facilmente.

Outra é a necessidade de um cadastro exclusivo para o Tecnoblog. Uma vantagem do Disqus era que, com uma única conta, eu poderia comentar em vários sites. Entretanto, esta desvantagem tem sua justificativa uma vez que o Discourse conta com um sistema de reputação, o que precisa mesmo ser mais “localizado” para ser efetivo.

12 curtidas

O @mobilon falou no post no @Tecnoblog que o Disqus era pesado, perderam a noção nos anúncios e estavam parados no tempo.

Tudo isso é verdade, já que uso o Disqus desde 2012, se não me engano, quando o IntenseDebate caiu em desuso.

Fora que o Disqus redirecionava as pessoas para a comunidade interna deles quando se clicava em links deles, e não para o site, como era antigamente.

Isso é uma explicação grosseira do motivo, quando o Mobilon ou os outros adms chegarem, vão explicar melhor que eu. :joy:

10 curtidas

Pessoalmente também comecei a observar um comportamento de muitos perfis fake na seção do Disqus. Pessoas que dificilmente contribuíam para a matéria em si ou para a comunidade. Comecei a ver uma seção de comentários bem parecida com a do MeioBit e do G1, na qual havia mais piada e spam do que uma discussão pertinente e saudável.

Assim, pelo menos, acredito que teremos discussões mais saudáveis por se tratar de alguém que está realmente disposto a comentar/discutir o assunto.

7 curtidas

Eu prefiro esse aqui, @mobilon fez certo em remover o Disqus, eu tinha perdido a vontade de comentar no blog, e me deixava mal ter que habilitar os adblockers no site, agora está bem mais tranquilo, quem quiser participar, que deixe de preguiça e logue na comunidade.

4 curtidas

Disqus realmente pra quem não paga é ruim… Cheio de anuncio e os caralho… Esse sistema de fórum é bom. Só tem um ponto que não me agradou que é a forma que ele coloca as respostas de respostas no tópico. Algo mais no estilo do reddit me agrada mais. Aliás, um subreddit seria bom também mas um dos motivos da mudança pra cá foi ter controle sobre o conteúdo.

2 curtidas

Disqus tinha suas facilidades, porém era uma invasão de fakes que já estava demais, acho essa plataforma melhor!

3 curtidas

Essa parte fica um pouco complicada mesmo, mas é bom para quem comenta, serão coisas mais elaboraras e construtivas. Olho por esse lado.

2 curtidas

O motivo da desativação é que ele é cheio de anúncios. E para retirar os anúncios, na versão paga, sairia mais caro do que simplesmente adotar uma nova alternativa.

O que acho bom no Disqus é que com uma única conta é possível comentar em todos os sites que o usa.

1 curtida

Dinheiro. Ele tava cheio de anúncios (era pior pra quem acessava o site pelo PC), e pra remover custaria uma pequena fortuna por mês.

1 curtida

se tivesse uma forma de colocar a comunidade pra comentar na página de cada matéria, seria massa. Entendo que aqui é melhor, mas não é nem de longe mais prático. Você ter que abrir uma outra página e depois procurar o tópico do post pra só depois começar a comentar/discutir, não é lá muito bom.

1 curtida

Eu entendo o porquê sair do Disqus!! Entretanto, certos portais de notícias estão extinguindo comentários, adotando rolagem infinita, por exemplo!! Não estou especulando se o Tecnoblog fará isso, mas, fico preocupado que estão acabando pouco a pouco com os comentários!! Não entendo… se todos adotarem tal medida, o que será das notícias sem comentaristas???

será uma medida para afastar os haters??

Aí está o problema: ninguém pagar como culpado pelas demais minorias que fazem o princípio hater!! Jamais implementar censura em nome do ‘‘politicamente correto’’ será a solução!! Como as notícias terão apoio/engajamento??

2 curtidas

Isso é devido a inúmeras propagandas feitas pela plataforma Disqus, no qual o portal de notícias gastaria muito para manter!!! Também deve ao formato antigo e haters, principalmente!! Também não achei muito legal, mas, vamos esperar análises ao longo de meses para aprovar ou reprovar isso!!

1 curtida

MeioBit poderia até ficar parecido, mas G1 acho que você exagerou rs Ou então eu realmente dei sorte de não ter lido comentários do tipo no tecnoblog.

1 curtida

Não é necessário procurar o tópico manualmente pois onde ficava a seção de comentários agora é mostrado os posts mais relevantes naquela discussão e um botão que te leva diretamente para o tópico da notícia aqui dentro da comunidade. Única diferença é que abre em uma nova guia ao invés de ser embutida na própria página…

4 curtidas

Eu uso firefox e não aparece, no chrome sim. Será alguma configuração do meu navegador?

1 curtida

isso mesmo, eu digo… seria legal/possível se tivesse um link no próprio post direcionando para o tópico na comunidade do post em questão. Pelo menos pra mim não aparece nada no post relacionado a comunidade.

Se eu quiser acessar a Comunidade, tenho que ir no menu superior do site TB.

Mais uma imagem.

Se aparece pra vcs algo relacionando a Comunidade então meu browser deve tá com problema.