Pequenos provedores (ISPs) utilizando redes neutras (para ficar grande)

Pessoal, venho debater esse tópico pois estamos vendo o futuro da Telecom Fixa que os pequenos provedores estão utilizando redes neutras de de grande empresas para atuar em cobertura grandes.

Assim com a Obvius já está atuando.

Sendo assim, gostaria da avaliação de vocês se acham que isso é um futuro?

Fonte:Nova operadora Obvious usa mesma rede neutra da Oi com internet via fibra – Tecnoblog.

A minha duvida é como funciona isso na pratica, quem fornece o link de internet? o dono da rede neutra ou cada provedor enfia o seu próprio link de internet na mesma fibra até a casa do cliente?

E as manutenções da rede, que parte é responsabilidade de quem quando arrebenta um cabo, até o modem é responsabilidade da dona da rede neutra, ou do split em diante é responsabilidade da empresa que tu contratou? ficaria com medo de ficar um empurra empurra quando um cabo arrebenta.

Não seria minha primeira recomendação de provedor de internet aos meus conhecidos, muitas incertezas nesse modelo de negocio ainda, prefiro provedores que sejam donos da sua rede por enquanto.

Boa pergunta (e acho que não tem uma resposta única).

Pelo que eu entendi a V.tal tem vários modelos possíveis, desde ser pouco mais que uma “MVNO” de banda larga (termo cunhado pelo meu nobre colega @LucasBraga ) até só usar as fibras mas conectar no core próprio.

1 curtida

Ai tu quer fugir da da Oi e contrata uma empresa que usa a V.tal e basicamente contrata de novo a Oi só que com outro nome.

Pois é…

:person_shrugging:

Se a tese da rede neutra for aplicada na prática, além de ser o futuro, seria até melhor para o consumidor e para infraestrutura, o problema são os planos e a operadoras.

Essa Obvious mesmo, está oferecendo plano muito bom, streaming de TV e club de desconto, eu acho muita coisa

Eu acho que esse modelo de rede neutra daqui vai ser ruim, pois ao usar as mesmas rotas e link vai dar na mesma. Tem uma empresa americana (Utopia fiber) que utiliza rede neutra via fibra dedicada, essa sim parece ser mais promissora pq vc pode separar completamente o serviço de uma empresa para outra. Abaixo duas imagens com os 2 tipos de rede neutra da v.tal:

3 curtidas

Valeu pela explicação, agora deu para entender melhor como que vai funcionar essa internet dos parceiros da Oi.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.