PCs Lenovo ThinkPad e ThinkStation terão certificação Linux

Originally published at: https://tecnoblog.net/343231/lenovo-certificacao-linux-computadores-thinkpad-thinkstation/

Computadores Lenovo ThinkPad e ThinkStation (séries P) serão totalmente compatíveis com Red Hat e Ubuntu Linux

Na verdade o suporte se estenderá ao Fedora sim também:

2 curtidas

Red Hat Enterprise Linux pelo menos é estável o suficiente pro ambiente corporativo.

Fedora e Ubuntu, mesmo que o LTS, não uso nem que me paguem bem. Fedora por ser o beta do RHEL e o Ubuntu por ser o instável (não-oficialmente) do Debian.

1 curtida

Pow, uso o Lubuntu 18.04 LTS no trampo e nunca me deu um estresse sequer… Não é alguma dependência que quebra o que tu usa pra trampar, não?

Nunca tive problemas usando Ubuntu LTS para trabalho. Usei o Ubuntu 14.04, 18.04 e esse mês passarei a usar o 20.04 (já venho usando ele no notebook de uso casual)

Respondendo sobre Ubuntu (LTS ou não): o problema se chama UPGRADE. As chances de dar ruim em um upgrade são BEM grandes. E não é algo fácil de resolver ou possível de ser revertido. A coisa toda quebra e a única alternativa é uma instalação limpa.

Pra quem quiser entender porque o Ubuntu é ruim, ele é fork do Debian versão Unstable. No Link explica quais são as versões da distro. Debian -- Debian Releases

Mimimi “backup recomendado” mimimi… um upgrade bem sucedido você vai perder quanto… 1 hora, 2 horas?

Em um mal-sucedido?

  • Reinstalar o sistema: 1 a 2 horas.
  • Recuperar o backup: pelo menos 2 horas (pra mais dependendo do tamanho).
  • Reconfigurar tudo: 2 horas pra mais, fora alguma config que você não vai lembrar logo de cara e só vai se lembrar quando precisar usar algum programa.

Então, por uma conta porca, são 6 horas NO MÍNIMO que você vai ficar sem produzir. Isso em um cenário favorável.

É a diferença entre você terminar o seu expediente, fazer o upgrade, acontecer tudo de forma tranquila e ter o descanso merecido pra trabalhar no dia seguinte E você perder horas e horas pra deixar tudo no jeito de novo, perder parte da sua noite de sono e ainda por cima torcer pra que tudo funcione direito no dia seguinte pra que não perca mais tempo ainda.

“Ah, mas eu só faço upgrade no final de semana…” você prefere descansar, repor as energias e ter momentos de lazer OU ficar debruçado na frente do computador apanhando pra deixar tudo funcionando de novo por algo que nem sua culpa é?

Se fosse homologado para o Kurumin eu comprava essas máquinas da Lenovo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.