PCs com Windows 11 e processador da Samsung podem desafiar Intel em breve

O duro é o preço premium desses notebooks vs limitações da arquitetura.
Eu só queria um note ARM barato, de 12~13" e com bateria de 10 horas.

como é o caso da futura linha Galaxy S21.

S22, não? :eyes:

Isso é questão de tempo mesmo. Talvez com o fim da exclusividade a Samsung comece a entrar no campo dos notebooks mais baratos, até pq ela conseguirá ter posse dos processadores, o que deve baratear a produção.

Quanto as limitações da arquitetura, restará ao Windows se aprimorar. Por ora, usando o Mac M1, não vejo muitas restrições. Tirando o fato de não poder instalar o Windows 10, todo o resto roda lindamente usando o Rosetta 2 e somente alguns programas específicos que dão problemas, como foi o meu caso com o OneDrive.

1 curtida

Esse tipo de acordo de exclusividade é péssimo para o mercado. No fim só atrasou a adoção de ARM para Windows.
A Microsoft só existe hoje por que seu software rodava em qualquer “PC-like” da época.

6 curtidas

Isso mesmo. :sweat_smile:

Depois de muito mexer no WIndows 11, para mim é apenas uma skin não terminada do 10.
offtopic kk

2 curtidas

A intel tá demorando muito em ter um arm pra roda windows, daqui a pouco ela vai ser chutada de boa parte do mercado, só ficando com o segmento mais potentes e servidores, pq os notebooks devem virar quase tudo arm na próxima década, a Apple já mostrou que isso é possível.

A intel tá demorando muito em ter um arm pra roda windows

Pior que, com essa exclusividade com a Qualcomm, não adianta nada a Intel inventar processadores ARM mirabolantes se não vai ser compatível com esse segmento de SO para desktops.

Enfim, troquei meu Mac Air 2015 Intel i5 por um M1 2020 e a diferença é beeeem perceptível, tanto em desempenho quanto em autonomia da bateria. Incrível que um dia elogiaríamos o desempenho de um processador ARM.

Tomara que a Intel leve fumo e, quando acabar essa exclusividade sem futuro da MS, esses outros players invadam o mercado c/ seus produtos e mostrem a ela do que são capazes.

Faz pra Androide e vai testando por baixo dos panos com Windows, quando cair a exclusividade já tem um produto pronto, agora se ela for esperar pra investi nesse segmento só quando liberarem o mercado, ai vai ter de brigar com a Samsung e Mediatek e vai sair bem atrás dessas duas.

1 curtida

Fundação! :exploding_head:

Nem tanto limitações da arquitetura, a versão do Windows pra ARM é toda cagada… Agora que a Apple tá com os seus próprios chips ARM a Microsoft vai se espertar e deixar essa versão do Windows funcionando bem, ai só vai depender dos devs portarem os apps pra nova arquitetura.
Essa fase de transição vai ser bem chatinha, vai demorar um pouco ainda, mas conforme novos apps forem sendo desenvolvidos e portados a arquitetura ARM vai dominar o mercado de notebooks, principalmente os voltados pra produtividade e uso em viagens.

1 curtida