PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

Originally published at: PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Reforço na segurança do Windows pode ocasionar erros em drivers de terceiros; Microsoft prevê falhas em softwares antigos

1 curtida

Junte a isso os “ativadores” de origem duvidosa e “o Windows é uma porcaria, trava toda hora, não presta”.

Hoje o Windows já tem uma base própria bem extensa de drivers que são instalados automaticamente e que em 99% das instalações são mais que suficientes pra máquina rodar redondo. Únicos drivers que você precisa obrigatoriamente instalar do fabricante/fornecedor são drivers de vídeo e alguns drivers de som se você quiser algum recurso a mais que não venha no driver da base da MS.

Claro, tem um ou outro hardware mais exótico pra qual o Windows não vai ter driver.

2 curtidas

Mas o Windows que tenho (original) num SSD externo exclusivo pra converter VHS trava muito e não tem ativadores. Sobre o SSD externo, ele é USB 3.1 e rapidíssimo.

1 curtida

Chuto que seja algo com o drive externo ou a USB propriamente dita. O drive externo tem uma controladora pra fazer a conversão dos dados pra transmitir/receber via USB.

Fala dos ativadores exe? O Windows 10 dá para ativar com bat (visualizavel no notepad).

Como tu conseguiu a proeza de instalar num SSD externo? hahaha
O Windows geralmente se recusa à ser instalado em drives externos. wtf
E quão longo é o cabo USB? Faz um benchmark da velocidade de leitura/escrita desse SSD.

CACARA! Garimpador de relíquias!!! Como o colega já te responde, talvez seja problema no cabo USB. AFETA DEMAAAAIS!

Não pq quando comprei o Notebook com esse mesmo SSD com o Windows, fui brindado com os mesmos travamentos. Não são travamentos de lentidão do SSD, até pq as taxas de leitura eram na faixa dos 400 MB/s. E já usei muito SSD via USB com Linux, até mesmo em interfaces pesadas como o Gnome (aquilo é uma ancora).

UPDATE: O SSD apresenta excelente desempenho tanto na USB quanto no Sata.
O problema é o famoso “não está respondendo”, que ocorre aleatóriamente, não importa quão leve seja a interface. Ao mesmo tempo coisas mais pesadas como renderizções (da qual o SSD externo é o destino) não ocorre travamento algum. Ate mesmo aplicativos externos são mais estáveis que o Windows, menos o aplicativo da placa de captura, aquilo é uma caca em sata, USB, etc.

Veio no notebook, só coloquei o SSD numa case. Taxa de transferência e tempo de resposta exatamente iguais ao sata.
UPDATE: Após plugar o USB só resetei o S.O pros padrões de fabrica e vuala.

Hoje a tarde farei.

Cada dia que passa, me convenço mais a abandonar de vez o Windows e usar somente o linux.

1 curtida

Uai, normal. Cada um usa o OS que quer. :smiley: (mas lembro que o Ubuntu tem um driver capenga pra GPU recente da AMD por não querer nada não-opensource…)

Então, fiz o Benchmark, aproveitei e tentei reparar algum problema de consumo ou baixa
velocidade do SSD, a velocidade tá dentro do esperado (menos a leitura aleatória que foi um pouco mais baixa que o esperado), após desativar o Anti-Virus (Windows Defender) os travamentos diminuíram.

Aqui está o Benchmark:

Então, boa parte dos travamentos eram culpa do anti-vírus, que por algum motivo tavam fazendo o SSD ir a quase 100% de uso (A largura de banda disponível para o SSD segundo o Benchmark era cerca de 400 MB/s). Dá uma olhada no vídeo ai encima. Ainda assim, o sistema em alguns momentos apresenta congelamentos (embora tenham ficado mais raros com a desativação do AV.

Sim, Linux e Radeon não combinam. Foi-se o tempo que era a combinação perfeita.

Achava que desde o Windows 8 (se não me engano) havia erros quando se instalam drivers sem certificação.
Isso deve afetar principalmente donos de hardware que não costumam atualizar drivers ou possuem itens de procedência duvidosa.

Então, descobri (mais) uma coisa além do Anti-vírus, o agendador do Windows derruba o clock do processador e ele engasga (as vezes trava aplicativos). Mas como sou usuário de Linux e isso só ocorre no Windows, nem vale a pena resolver (até pq só desativar o Anti-vírus do Windows já melhora 90%.

Ubuntu, não todos. hahaha

Então, usei AMD com o Kubuntu. Depois que abandonaram o suporte ao Catalyst
a qualidade do driver caiu muito.

KUbuntu é ainda Ubuntu.

Pena que eu não tenho uma placa de vídeo AMD para testar com outras distros tipo a Zorin/Debian. :\

Edit: Zorin tbm é baseada no Ubuntu… #fail