PCs com Arm já existem, mas CEO da Qualcomm quer que eles sejam mais baratos

Eu lembro da febre dos Netbooks( uma categoria menor, mais leve e mais barata de laptops).

Aquilo vendo igual água!

Então ARM seria perfeito para uma categoria assim em!
Mas hoje em dia não sei se pega!

Eles teriam que criar uma assim para fazer os ARM pegarem bem.
Mas hoje o mundo mudou.

7 Likes

Sim amigo!!! Depois você deve lembrar da febre dos Ultrabooks, que eram notebooks finos, que tinha apenas uma ou 2 entradas, e parecia uma evolução dos Netbooks.
Como vc disse, esses modelos, com SoC’s ARM e custo baixo, talvez fossem o ideal, principalmente nos EUA, onde brigariam com os Chromebooks na escolha dos universitários!

3 Likes

@mandatario eu tive um Mobo da positivo e um Asus Eee PC com o Windows XP na faculdade. Achava o máximo fazer anotações nele porém ficava refém da tomada.

1 Like

Que? O “Ultrabook” original é o MacBook Air, que veio antes.
A Intel inventou a marca pra tentar convencer o resto do mercado a imitar (leve, fino e bem construído).

5 Likes

Sim, verdade, erro meu, MacBook 12" veio dps dos Ultrabooks :rofl:

1 Like

Com muita coisa hoje em dia browser-based, até editores de imagem e de vídeo, a migração para arquitetura ARM é até mais fácil que antigamente, quando se tinha muito software dependente de sistemas e arquiteturas especificas. Com WebApps (SPAs e similares), a influência da arquitetura só influencia na compatibilidade, por exemplo, de WebAssembly e WebGL (que lidam com instruções mais próximas do kernel), além obviamente de aplicações nativas (que rodem direto no sistema operacional e não na camada de um browser como WebApps).

1 Like

Não teve essa febre. Eles eram muito caros!
Alias ainda são! Nunca foi uma febre!

Conheço gente hoje que chora de nostalgia querendo um desses de novo
para uso geral.

Concordo com tudo que vc disse!

2 Likes

Meu problema com esses notebooks arm é a Microsoft travar o boot via Secure Boot, porque se tem uma coisa que a Microsoft não é boa é com bateria, dada tanta espionagem (ou seria “telemetria”?).

Linux e ARM atualmente é o que eu imagino pra um notebook, ou até mesmo um MacBook atual, infelizmente.

Ainda nao entendo nao ter um android tipo dex ao inves do Windows no arm, mas caro por caro o povo vai de macbook ,
Pra mim o notebook arm deve custar 500 dolares com autonomia maior que 20 horas.

2 Likes

Tem alguns mas geralmente são coisas bem porcaria.
De cabeça lembro um da Jio (da Índia)

Acho que o problema segue o mesmo a um bom tempo, falta sistema operacional popular e focado em ARM, Windows ainda não conseguiu entregar o que promete nesse segmento, só faria sentido se a Microsoft portasse os seus softwares mais populares para ARM, como o pacote Office.

Parece que vc tá meio desatualizado nesse assunto. O Office já é totalmente otimizado pra o Windows On Arm.
A plataforma no geral já tá bem decente e agora parece q vai msm.
Os próprios Surfaces com o Elite tem sido destaque na maioria dos reviews.

Então só falta lançarem opções com preço de notebook de entrada (aka positivos e multilaser da vida) pra cair no gosto popular.