PC congelando, o que fazer?

Olá pessoal, Tudo bem ?

Tenho tido o seguinte problema com meu pc:
De vez em quando ele congela sem situações aleatórias como ver um vídeo ou simplesmente quando deixo ele sem fazer atividade (simplesmente ligado sem fazer nenhuma operação)
quando estou ouvindo música e ele trava tem um barulho metalizado ensurdecedor.
observo que ao travar o pc continua com cooler girando.
Após o travamento a unica forma de desliga-lo é segurando o botão power.
Obs: esse pc foi comprado da empresa onde trabalho e fiz a constatação que todos os pcs do mesmo modelo que sofrem com esse problema.

  • outras pessoas que compraram esse mesmo modelo na empresa tem o mesmo problema.
    Medidas para corrigir o problema:
  • Troquei fonte
  • Troquei HDD por SSD
  • Formatação
  • Fiz troca de pasta térmica
  • Faço acompanhamento de temperaturas e constatei que estão dentro do padrão chegando ao máximo em 60º C
  • Coloquei coolers de ventilação
  • Limpeza dos contatos de HD e Memórias
    Devo me preocupar com esse problema ? isso pode ser alguma configuração já que demais pcs da empresa de mesmo modelo tem o mesmo problema ? ou é um defeito de linha de produção rsrsrs ?

Configurações de meu PC

  • Intel Core i3 2120 3.30 Ghz
  • 16 GB de Ram
  • SSD 240 GB ADATA

Poderiam me ajudar pessoal ?

1 curtida

Esse tipo de coisa pode ser problema de memória. Talvez seja a memória da placa de vídeo ou a memória RAM do sistema mesmo.
Se a máquina tiver uma placa de vídeo, experimenta tirar e ver se o problema continua.

Com a memória RAM você pode usar a ferramenta nativa do Windows (o Windows Memory Diagnostic) ou alguma ferramenta de terceiros, como o MemTest68 ou algum outro de sua preferência.

Você consegue identificar de onde vem esse barulho?

me expressei mal esse barulho não vem de uma peça é tipo um som robotizado se travar enquanto eu escuto música entende ?

Essa desgraça acontecia no meu Athlon XP 2600+… Eu tinha uma ASUS A7V8X-X, era decentezinha, mas o áudio da placa mãe morreu depois de um tempo de tanto sofrer com fonte merda. Mas o PC sobreviveu por anos, com uma Vantec ION2 350W… que por sinal eu ainda tenho e funciona 100%… o PC só parou de ser usado porque ele era extremamente lento e eu não conseguia rodar as VMs que precisava… (e acho que os VRM ficaram meio zoados)

Mas torce pra ser o que o Centauro disse, apenas memória RAM.

Mas qual o modelo do computador que tu comprou e quanto pagou?

Se tu tiver conhecimento técnico, desmonta o PC, e com a placa mãe totalmetne desconectada, pega um multimetro e testa os VRM, fases, capacitores e etc dela. Pode ser problema que acontece com o tempo devido às fontes “que funcionam” que são socadas em pcs pré montados…

Esse computador comprei lá do trabalho é de uma marca chamada n3 (Nunca vi na vida)
Paguei 700.

Me diga que não é um computador tipo mini itx? hahaha
Se for, aconselho tu a não tirar a placa mãe pq vai ser um porre recolocar.

Mas eu acredito que esse computador esteja com alguma falha na placa mãe. Tipo solda fria em certos componentes ou alguma microfissura nas trilhas. Quando esquenta um tanto à mais… abre a trilha e pronto.

não…não é mini itx.
já tive uma bomba dessa hahaha
provavelmente deve ser placa…
todos que compraram sse pc lá no trabalho e reclamam desse travamento hahaha.

deixa fazendo memtestx86 de madrugada e ve se aparece erro ou trava.

Eu daria uma olhada se não tem atualização de Bios pra fazer nele, já que me parece algum problema crônico com vários computadores iguais sofrendo da mesma coisa.

Se tiver video offboard tenta tira ela e ver como ele se comporta com a onborad.

Também confere se a placa tá setando os tempos da memoria ram certos, já tive bugs assim, mesmo que estejam certos tu pode testa aumenta eles pra ver se não resolve o problema de estabilidade (esse bug passou batido por todos os testes de memoria que usei)

Mais uma coisa… assumindo que o teu não seja o mesmo caso que o meu, pode ser que tu só tenha de passar uma borracha verde nos contatos. As vezes, com o uso, e o descuido, acaba entupindo de poeira e causando mal contato.

(Limpa contato e ar comprimido também pode ajudar)

No meu Kubuntu aconteceu isso, descobri que era a GPU, felizmente resolvi desmontando o notebook e deixando 24h sem bateria e fora da tomada

Pode ser qualquer borracha, dessas de escola, não precisa ser verde

1 curtida

A verde é a melhor pra usar. Aquela desgraça branca, à base de PVC, pode deixar uma camada fina que dá mais mal contato ainda. Outra que é ruim de usar, é aquelas PVC-free brancas (ou pretas, no caso da Pentel) que fazem bananinha e não esfarelam…

1 curtida

quando tive problemas da imagem freezando achei que era a GPU e cheguei a acionar a garantia, no fim era CPU que estava com os contatos tortos, tive que tirar a CPU e alinhar os contatos para resolver.

1 curtida

Eu uso um paninho a base de algodão pra tirar a particula de borracha

1 curtida

Ou seja, ao invés de tu usar uma borracha de 1,50, tu usa uma de 5 reais e ainda tem de limpar depois… ok… até dá pra fazer. hahaha

1 curtida

hahaha pode crer mano…ainda na investigação para saber o que poder ser.

não corre o risco de apagar dados assim?

memoria RAM não guarda dado algum depois que o PC desliga.

1 curtida

Sim, apaga os dados…