PC com GTX 1060 não faz boot quando DisplayPort está conectado

Pessoal,

Tenho uma GTX 1060 da EVGA e atualmente uso o monitor com um adaptador HDMI-VGA. Recentemente decidi deixar o HDMI livre e comprei um adaptador DisplayPort-VGA, porém, acontece que o PC não da boot quando o DisplayPort está conectado. Eu preciso desplugar o DP para o PC dar boot e então, só depois de ligado, conectar o DP. Fiz o teste com dois monitores plugados e também não da boot enquanto o DP estiver conectado.

Vi que a Nvidia havia lançado um fix de firmware pra resolver esse problema, mas para mim, não adiantou.

Alguém já passou por esse problema? Sabe se é possível resolver isso de alguma forma?

Ps¹.: O meu adaptador é esse: https://bit.ly/2Wqu5NG

Ps².: Minha MoBo é uma Asus M5A78L-M LX/BR Chipset 760g (no CPU-Z aparece como 780g…), já tentei mexer nas configs da BIOS, mas é meio limitado.

Obrigado

Já tinha ouvido fala de um problema desses. Pelo que me lembro a solução foi usa um adaptador VGA ativo. Parece ser uma característica da arquitetura Pascal. Testa isso em uma loja.

Já viu se alguem conseguiu fazer isso funcionar??
Já faz uns anos que o VGA está sendo descartado pela indústria. Tentei usar um adaptador DVI-VGA e não funcionou.
Meu colega de trabalho tentou usar dois HDMI-VGA ao mesmo tempo e o PC fica reiniciando.
Como o colega comentou, quem sabe precise de um adaptador ativo.

tenho uma GTX 1060 no notebook
meu notebook é conectado a 5 monitores, 2 sao display port !
quando nao usava displayport e os convertia para HDMI funcionavam normal

Ai, logo nas primeiras vezes que conectei pela miniDP, o notebook ja nao reconhecia os Nvme, entao tinha que abrir, desconectar 1 dos 2( pois os 2 tem windows ) e bootar, e ai conectar o segundo

ou seja… da uma merda só !!

entao tenho evitado desligar o computador, coloco em sleep, em tem funcionado ok, apesar de algumas vezes ter que fazer tudo novamente !

resumindo… .o problema é a GTX 1060

Não sabia dessa do Adaptador Ativo. Numa rápida pesquisa, vi que um adapt. ativo é relativamente caro, o meu foi bem barato, então pode ser que isso influencie. Nas pesquisas que fiz, tem alguns pontos relacionados com a energia gerada pelos pinos do DP, o que entra em conflito com a placa.

Vou ver essa alternativa que você indicou. Obrigado!

Oloko, mostra esse setup aí :open_mouth:

3 curtidas

O problema é mais por conta de você precisar de uma conexão VGA, que foi extinta tanto na AMD quanto na NVIDIA, desde (pelo menos) 2016. Por conta de ser uma saída analógica e as placas mais recentes só terem saídas estritamente digitais (DVI-D, HDMI, DisplayPort ou USB-C, dependendo do modelo), você vai precisar de um adaptador ativo e de qualidade senão quiser ter dores de cabeça, esses adaptadores não são baratos e normalmente precisam de alimentação externa…

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.