Pastebin bloqueado na Oi fibra ou o contrario?

Desde que assinei a Oi Fibra notei que não conseguia acessar o site pastebin, o erro apresentado era: DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN. Devido a isso liguei pra Oi diversas vezes e foi verificado que o mesmo não estava em sua blacklist, logo foi dito que o site Pastebin possa ter bloqueado o acesso da Oi.
E agora eu to procurando sobre esse assunto tentando revisar o caso para desbloqueio de um dos lados…

E se você setar o DNS para o do Google ou Cloud Flare, por exemplo, não consegue acessar também?

Pelo erro, parece que foi a Oi mesmo que bloqueou o site via DNS.

Basicamente, esse erro significa o servidor DNS que você está usando não encontrou o domínio do pastebin.

Se você não alterou o servidor DNS, então muito provavelmente está usando o da própria Oi.

O que você pode fazer para tentar contornar o bloqueio é usar um servidor DNS diferente, como o da Cloudflare ou o do Google.

Eu tinha até criado um tópico há alguns meses relatando esse problema. Como o colega acima já respondeu, a única solução é usar um DNS de terceiros, como Google ou CloudFlare. Se quiser acessar o site com IPv6, vai ter que configurar DNS também.

Eu já até denunciei o bloqueio na Anatel e Consumidor, e em resumo, não deu em nada, a Oi está obrando e caminhando. Como é algo facilmente contornável, não compensa comprar briga na justiça contra a operadora.

1 curtida

A OI bloqueia, sabe-se lá porquê. Usa o 1.1.1.1 ( e configura também para IPV6). Única forma é essa, infelizmente.

O que eu acho bizarro desse bloqueio é que ele só acontece em alguns clientes e é muito fácil de burlar ele (se fosse um bloqueio de verdade bloqueariam os IPs do pastebin).

Consegue me informar os 3 primeiros blocos do teu IP e o DNS da Oi que tá usando? ainda quero descobrir qual o padrão desse bloqueio.

Não sou o OP, mas vai lá:

IP: 201.50.209.xxx
DNS 1º: 200.222.145.85
DNS 2º: 200.222.123.245

Realmente não parece haver padrão algum, pois o bloqueio não atinge todos os usuários e como você bem falou, se a Oi quisesse bloquear de verdade, teria bloqueado os IPs do site. Parece mais erro de configuração de DNS do que proposital.

Infelizmente não consigo testar da minha casa, provavelmente só quem tenha uma conexão da Oi para acessar esses servidores de DNS.

Se puder prosseguir com os testes, abra o cmd do windows e faça uma consulta dns para esses servidores dns, com o comando abaixo.

nslookup pastebin.com 200.222.145.85

Abaixo um exemplo de consulta que fiz da minha casa para o servidor de dns do google.

C:\Users\User>nslookup pastebin.com 8.8.8.8
Servidor: dns.google
Address: 8.8.8.8

Não é resposta autoritativa:
Nome: pastebin.com
Addresses: 2606:4700:10::6817:62be
2606:4700:10::6817:63be
104.23.98.190
104.23.99.190

1 curtida

Eis os resultados para o DNS da Oi:

1º: *** IGAW-BA-DNS-N02C-L1.telemar.net.br não encontrou pastebin.com: Non-existent domain

2º: *** MPI-MG-DNS-N02C-L1.telemar.net.br não encontrou pastebin.com: Non-existent domain

Como esperado, consultando com DNS Google funciona.

Posso estar enganado, mas normalmente quando se bloqueia algum site por DNS tu aponta pra um ip invalido, o que não é o caso ai, parece mesmo algum problema de configuração.

Vou da uma pesquisada em hierarquia de consulta DNS pra ver se entendo o que estão fazendo de errado ai.

Seria interessante obter o ip e DNS de outras pessoas com o mesmo problema pra continuar a comparação.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.