Parler processa Amazon e acusa empresa de violações antitruste

Originally published at: Parler processa Amazon e acusa empresa de violações antitruste – Internet – Tecnoblog

Rede social que abrigou publicações extremistas afirma que banimento feito pela AWS teria o intuito favorecer o rival Twitter

Eu lembro de um tempo onde a internet era só sobre liberdade. Hoje em dia, se você tiver uma rede social que não é capaz de censurar seus usuários em menos de 24 horas ela não presta, logo, será boicotada por todas as big techs instantaneamente. Estamos caminhando a passos largos onde o mundo e todas as palavras serão medidas pelos donos das réguas. E você, caro leitor, terá o direito e o dever de permanecer calado! Lamentável…

5 curtidas

Bom, contra fatos não há argumentos. Pelo menos o concorrente menos conhecido e antigo (ou gab.com) não tolera propagação de ódio de forma nenhuma. Lá a discussão de ideias é livre, independente da ideologia mas a partir do momento que o ódio floresce imediatamente é limado. Tanto que já houveram acusações do mesmo tipo ao gab e o rebate é com a providência quase que imediata que a plataforma toma (ou tomou) contra. E isso que eles são uma plataforma totalmente independente e com infraestrutura própria.

Aliás e curiosamente: porque o Parler se tornou tão popular? Seria por que se era sabido esse “trânsito livre de discursos de ódio”?

@Gustavo_Cardoso então. A “régua” basicamente já existe. E ela é aplicada veementemente na China. Aliás é um dos requisitos pra se fazer negócios no país. E esse comportamento é pra tentar não desagradar os comunistas chineses e de uma hora pra outra serem sumariamente expulsos do país. Basicamente: “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”.

3 curtidas

Só eu achei o prazo de 24hrs dado pela Amazon muito pouco? Bem surreal.

Enquanto estiverem silenciando os políticos que você (e eu) não gostamos está tudo bem! O problema é quando essa máquina começar a censurar qualquer palavrão, qualquer desvio (mínimo) de conduta, qualquer pensamento, por menor que seja, fora do “formatinho já pré-estabelecido” da régua dos caras. Veja o que o Youtube virou now a days! Não pode falar palavrão, não pode falar determinadas palavras, não pode abordar determinados assuntos… rs caso contrario receberá o carimbo [DESMONETIZADO]. E assim, com o passar do tempo, com o passar dos anos, com o passar da régua, vai todo mundo pensando igualzinho, não haverá espaço para o contraditório… quando você menos espera, você que vivia aí chamando Deus e o mundo de gado, logo, irá concluir que o gado, na verdade, é você… hehehe

2 curtidas

Mas você acha que na China é como? Lá não precisa de quase nada pra você ser detido e prestar esclarecimentos. Se tirar uma foto que mostre algo que eles acham que é impróprio, já era. Se falar algo que eles considerem “deselegante”, idem. E as plataformas tiveram que se adequar a isso. Daí você acha mesmo que esses algoritmos censores não são colocados pra monitorar comportamentos no resto do mundo? Por mim podem me taxar de “teórico da conspiração”. Mas pra quem é interessante ver os EUA se desestabilizarem? Europa já está em frangalhos, quase a ponto de se desmantelar. Rússia tá quieta mas se a coisa degringolar vão se aproveitar. E quem mais tiraria proveito disso tudo é a China. MAS deixa eu ali trocar meu chapéu de alumínio, esse aqui já tá amassado demais…

cara, essa internet acabou já faz um bom tempo. Lembro lá de 2007, a gente achando que a internet ia derrubar a grande mídia e tal e, no fim das contas, o que rolou foi que a gente tem criação dos grandões da web…

MAS (sempre tem um mas), o conceito de liberdade não implica na propagação de qualquer ideia custe o que custar. Não é admissível que a alguém propague ideias nazistas, por exemplo (ou não deveria ser). Nesse ponto eu sou totalmente à favor da exclusão.

7 curtidas

Curioso, nunca sofri nenhum tipo de suposta ‘censura’ nas redes, será porque me porto que nem gente?

5 curtidas

Eu acho curioso alguns discursos por aqui: ah porque censuram, porque a internet não é a mesma, porque antes era melhor etc. Curiosamente todos os casos de suposta ‘censura’ foram contra coisas que não são mais socialmente aceitas, sempre são falas racistas, machistas, homofobicas, tem as contra vacinação, contra direitos de minorias, nativos e assim adiante, fico me perguntando o que passa na cabeça de uma pessoa que defende manter seres que propagam esse tipo de coisa com direito a fala

PS. E não me venham falar de China-superem, a China não é um Estado democrático, tudo que eu falo aqui não se aplica a ela

4 curtidas

Por que então os grandes da internet se submetem a pequim pra ter suas plataformas no país mesmo sabendo disso? As grandes plataformas não alegam que fazem isso para proteger a democracia, aliás?

O que é socialmente aceito? Quem define o que é socialmente aceito? Não deveria ser a PRÓPRIA SOCIEDADE? Você acha então que quem tem que definir isso são os donos da régua? O Zuckerberg é quem deve definir o que é socialmente aceito? Mas, se é ele quem define o que é socialmente aceito não deveria ser “zuckerberguemente” aceito? Ao invés de “socialmente” aceito? Quem tem que definir o que é SOCIALMENTE aceito DEVERIA ser a SOCIEDADE. E não um algoritmo, pessoa, ou empresa. Você quer que eu desenhe isso pra ficar mais fácil pra você entender?

Imagina se essa regra de 24h valesse para o Facebook e Twitter… “ah… mas eles fazem a moderação”… em 24horas… humm?

2 curtidas

Nós estamos perto de viver um ‘1984’. Somos todos observados e julgados pelas opiniões de poucas pessoas. 1984 nunca esteve tão atual.

1 curtida

É só você não incitar o ódio, propagar ideias fascistas, promover o racismo, deslegitimar medidas de combate a uma pandemia, minar continuamente e sem qualquer prova a credibilidade do sistema democrático (perdeu mais de 50 ações e recontagens confirmaram o resultado), que você não é banido, p*##@!

Vocês têm que entender que, a partir do momento em que discursos desconectados da realidade provocam impacto negativo relevante na sociedade, esse discurso não merece ter visibilidade, e se o mesmo violar os termos de uso, então que sejam aplicados.

Defender o terraplanismo não causa prejuízo concreto algum. Defender o uso de remédio que pode provocar alterações no ritmo cardíaco é ato criminoso. Criticar o uso de máscaras e de simples distanciamento social (não estou falando de quarentena ou lockdown) contribui para uma maior disseminação do vírus, provocando mais mortes. Acusar fraude nas eleições, quando não existe sequer indícios, que dirá provas, enfraquece a democracia, num movimento para deslegitimar o candidato vencedor. É gritante a diferença no comportamento do John McCain para o Donald Trump ao perder as eleições. O discurso de derrota do McCain em 2008 vale a pena ser visto e compartilhado como exemplo de respeito às regras do jogo democrático.

4 curtidas

Acho que vou ter que parar de ver o que comentam na comunidade. O pessoal chama de censura coisas que são completamente destrutivas para a estabilidade da sociedade democrática que está muito fragilizada. O nicho tech/gamer tá numa bolha e desconectado da realidade.

2 curtidas

É por aí mesmo, e tem alguns pontos que o pessoal confunde, você pode liberdade de expressão, isso não tem problema, mas você arca com as consequências dela dependendo do que “expressa”, socialmente e criminalmente. A liberdade de expressão não está livre da alça das leis que regem o país, é uma questão de bom senso social usar ela em prol de algo, mas nos dias atuais, não tem senso, confundem liberdade de expressão com discursos, ameaças e atos que ferem e são passivos de interferência da lei e constituição.

2 curtidas

A rede social teve papel crucial para o agravamento dos atos criminosos em Washington na última semana

Teve? Segundo o Glenn Greenwald nenhum dos presos até agora eram usuários ativos do Parler. Seria muita inocência acreditar que o deplatforming em massa que estamos vendo não se repetirá, ou que foi motivado por violação de termos de serviço. O vitalik.eth tem uma thread interessante a respeito no Twitter.

Se puder desenhar, provavelmente fará mais sentido, pois tenho certeza que você escreveu isso sobre forte estado de loucura, é rivotril?

1 curtida

Você precisa superar a China Sergio, serio mesmo, está começando a soar estranho, é como se a China tivesse lhe rejeitado, é como se você tivesse chegado na fronteira e tivesse sido barrado e desde desse dia você jurou: Irei falar mal da China pelo resto da minha vida.

China, saranghaeyo!

1 curtida