Para qual placa eu troco?

Recentemente, tenho estado em busca de uma placa de vídeo de desempenho superior para aprimorar meu sistema. Estou interessado em uma opção da linha RTX 30, contudo, estou indeciso quanto ao modelo específico e também preocupado com a compatibilidade com minha fonte de alimentação.

As especificações do meu computador são as seguintes:

Placa mãe: Gigabyte B450M Gaming
Processador: Ryzen 5 5600X
Placa de vídeo atual: GTX 1650
Memória RAM: 2 módulos de 8GB Team Group T-Force Vulcan
Fonte de alimentação: Pichau Nidus 500
Gabinete: TGT Carbon

Gostaria de orientação quanto à escolha de uma placa de vídeo da linha RTX 30 e se minha fonte aguenta.

Algo bem importante, quanto deseja gastar?

2 curtidas

3060 ou 4060ti, no máximo.

Com uma fonte de 500w talvez fique apertado em energia, mas eu tenho uma configuração parecida e em questão de placa de vídeo fui de RTX 3060Ti, o TDP dela é 225w, por isso teria de ver quanto o resto do seu pc consome para ver se cabe.
Mas pesquisando aqui o preço atualmente vi que não compensa, a RTX 3060Ti esta custando a mesma coisa da RTX 4060Ti, então se possível seria melhor trocar a fonte e pegar a 4060Ti

4060Ti tem TDP de 160W contra 200W da 3060Ti, então nem é necessário trocar a fonte.

1 curtida

Ok vou pensar entre essas duas placas, mas o problema real e a fonte que eu não sei se vai aguentar.

Aguenta tranquilo.

Ele só vai precisar então comprar o adaptador para a fonte dele, pois nas RTX 40 o plug de energia mudou de padrão.

O conector 12vhpwr só está presente na 4070 pra cima (e já lançaram uma revisão dela, com o 8 pinos).
Mas também tem adaptador de 2x8pin pro novo conector (não é a melhor coisa, mas o consumo pequeno não tem tanto problema).

Depende, pega 3060 12GB. Se tu tiver mais grana, pega 4060 Ti 16GB.

Absolutamente não. Não vale a pena pagar mais de R$ 500,00 por nada de performance extra:

.

.

Para os jogos mais novos, vejo que 12GB é o básico, abaixo disso já começa o gargalo.

@Nadroxxx dar uma olhada nas fonte da gigabyte quando for escolher, não sei o porque, mas tem uns modelos da gigabyte de entrada que consome menor de energia.

Tu tá pensando apenas no hoje… Mas só espera só começar a aparecer os com Unreal Engine 5 no qual 8GB já é praticamente o minimo… (a 3060 8GB já sofre enquanto a 12GB fica suave, logo o problema não é o GPU) - Detalhe: nem tá tão longe de começar a acontecer… na metade desse ano já deve começar. (Alias, eu to mencionando em 1080p… 2k e acima já é bem pior…)

E se o cara quiser brincar com geração de imagem e outras coisa de IA, esses 8GB farão MUITA falta. MUITA mesmo.

Todo reviewer, todo teste, qualquer comparativo, falam a mesma coisa. A diferença de preço não vale a pena, porque o ganho não acompanha o valor pago.

A 4060 Ti de 16Gb valeria a pena se o preço fosse o mesmo que a versão de 8Gb. Mas por mais de R$ 3.000,00, não existe nenhuma razão lógica para se recomendar uma placa dessa.
Nesse preço é preferível juntar mais R$ 400,00 e pegar uma 4070 que é em torno de 30% mais forte.

2K não existe.
FullHD (1080p) < QuadHD (1440p) < 4K | UHD (2160p).

Então alguém fez um artigo sobre algo que não existe… (se bem que não seria a unica coisa que não existe que tem artigos no wikipedia. hue)

Discordo. Nem faria sentido o preço ser igual.

Tu tem certeza que REALMENTE dá para pegar uma 4070 por 400 reais a mais? Porque os menores valores que eu achei pra essas placas foram:
RTX 4060 Ti 8GB 2499
RTX 4060 Ti 16GB 2899
RTX 4070 12GB 3999

Se tu achar uma RTX 4070 12GB por 3299 eu compro uma agora. hahaha (se bem que nem faria diferença pro meu uso, continua com 12GB de VRAM… seria melhor a 4060 Ti 16GB. haha)

A 4060ti 16Gb que olhei rapidamente estava por 2999,00, então…

Nah, essa ai é uma piada… os VRM dela são horriveis e pelo que lembro, o máximo de energia que dá pra liberar pra ela é 100%… (xo achar o bios pra confirmar…)

Edit: não tem o vbios dessa, mas a da Ti só libera 100% mesmo…

Qual é a fonte, por favor. Vozes da cabeça não conta.

Nossa, que engraçado e criativa essa resposta. Foi tão engraçado que eu até esqueci de rir e ser criativo.

Posso estar errado, mas nunca vi uma marca com produtos sérios travar tanto o fornecimento de energia quanto o boost sem algum motivo. (Levando em conta que a Leadtek não é empresa fundo de quintal, eles devem ter tido um bom motivo e eu que não vou ser cobaia deles.)
Motivos: VRM ruim, chip de tier inferior, cooler dimensionado apenas o suficiente… etc. aka: corte de custos demais.

Repito a mesma pergunta, qual é a fonte da sua informação?
Você só provou meu ponto, são vozes da sua cabeça, achismo.

Traga a informação relevante, apresente dados concretos. Caso contrário, você é só mais um troll que adora desvirtuar o tópico.

Usar como base apenas a trava no fornecimento de energia (para o montante base da placa, o recomendado pela NVidia), só informa que é uma placa que não permite overclock. Galax, Gainward, Inno3D, MSI, Palit, PNY, todas essas marcas possuem placas com essa mesma característica.