Para deixar Android mais seguro, Google esconde apps antigos na Play Store

:point_right: este é um Belo motivo para que a Microsoft apoie o LineageOS, ainda mais agora, em que muitos celulares Antigos com Android 4 não servem mais para instalar aplicativos atuais pela PlayStore, e ainda mais que estamos perto de ver os celulares Android 5 também deixar de funcionar, há o problema da falta de espaço em celulares antigos e o Android embarcado ter sido sabotado para não deixar o cartão MicroSD ser formatado como memória interna, há os aplicativos inuteis das fabricantes que os usuários desejam retirar, e agora há também este novo jeito do Google ferrar com a vida dos usuários e desenvolvedores, por todos esses motivos já passou da hora de os Projetos alternativos como o LineageOS receber apoio oficial de uma empresa grande como a Microsoft, que pode inclusive tornar o LineageOS em uma versão oficial do Android, e pode processar o Google caso o Google não deixe, pode acusar o Google de monopólio caso o Google não deixe a Microsoft fazer o registro para tornar o LineageOS em uma versão oficial do Android, além disso, dá para a Microsoft criar um Aplicativo que possa ser instalado em qualquer celular que sirva para liberar para o cartão MicroSD poder ser formatado como memória interna e assim todos os usuários Android que quiser possam usar este aplicativo para poder usar seu cartão MicroSD como memoria interna mesmo sem precisar instalar o LineageOS em seu celular… além disso, a Microsoft pode comprar ou apoiar projetos de lojinhas independentes como o projeto uptodown, apkmirror, apkcombo, auroraStore, Aptoide, entre outras, inclusive organizando os desenvolvedores desses projetos para que passe a existir um github para onde os apk modificados sejam enviados para que possam ser limpos, e depois esse gibhub possa servir de repositório para as interfaces graficas das lojinhas (inclusive da loninha do Amazon e a lojinha do próprio Windows), desse jeito conseguiriam fazer o que o próprio google nunca fez que é entregar ao celular do usuário somente um apk pequeno, só da arquitetura certa, por exemplo, hoje a playStore baixa Aplicativos grandes de 200 à 400 MB para um simples aplicativo do Nubank, a qual o APK contem 4 arquiteturas dentro, contendo portanto arquivos inuteis de 3 outras arquiteturas que meu celular nem vai usar, meu celular deveria receber apenas o apk pequeno feito apenas para ARM64 , mas o apk vem grande contendo ARMv7 (de 32 bit), ARM64, x86 e x64 , ou seja, 4 tipos de aplicativos dentro de um unico APK, o Google chama isso de APK universal, eu chamo isso de encher linguiça, o Google quer mesmo é encher a memória do celular das pessoas e deixar tudo lento para obrigar o usuário a comprar celular novo com memória interna maior, enquanto isso está Tambem sabotando o Android ao retirar o recurso de poder formatar o cartão MicroSD como memoria interna, portanto, se a Microsoft quiser peitar o Google e criar alguns aplicativos para devolver essas boas práticas ao usuário será bem recebido por todos, e o Google não vai poder lutar contra, pois vai estar evidente que o Google quer é obrigar o usuário a trocar de celular mais cedo que o necessário

1 curtida

Muitas ideias interessantes, pena que a aplicabilidade delas teria que ser alinhada com os planos de desenvolvimento e tal.
A ideia dos apks específicos para cada arquitetura e resolução, eu acho que já está implementada pela Play Store. Particularmente não acho muito interessante, mas do ponto de vista do armazenamento e economia de dados é algo bem mais resolvido.

1 curtida

Isso é insanidade… hahaha
Eu não vou poder mais usar o WiFi File Transfer. D:

Sugiro tu colocar paragrafos… fica horrivel de ler 60 linhas em um comentário ssem paragrafo algum… sério.

3 curtidas

Na verdade já existe a solução pra isso e se chama .aab. O AAB é nada mais que um bundle com várias partes do app separadas e a Play Store só instala as necessárias. Se os desenvolvedores fazem mal uso do bundle, ai já é outra história.

Mesmo assim, antes do bundle, a Play Store já entregava somente a versão compatível com o telefone. O desenvolvedor poderia criar versões únicas para ARM64 e ARMv7 e disponibilizar na Play Store que, por sua vez, faria o trabalho de identificar e entregar somente a versão compatível.

Se o Nubank (e demais apps) está mal otimizado ou grande, é culpa tanto desenvolvedora quanto dessa porcaria de React (e também do Electron) que vários apps estão usando agora por preguiça pra reduzir os custos em se desenvolver versões para iOS e Android.

Eu achei isso mais que certo.

Vários apps continuam na Play Store com APIs super antigas, muitas vezes com designs velhos ou até quebrados para as novas versões. O Google tem mesmo é que dar um basta nisso e começar a boicotar esses desenvolvedores que às vezes querem continuar lucrando sem nem se preocupar em melhorar o app.

Essa limitação que o Google está começando não é novidade e a Apple já fazia com muito mais rigor a muito tempo.

Não é atoa que apps para iOS são, geralmente, muito mais bem desenvolvidos.

A Microsoft só faria isso para se beneficiar de alguma forma, como ela fez com o Microsoft Edge usando o Chromium modded pra propaganda pura da MS.

Infelizmente esse é o mundo real. Ninguém faz caridade e manter celular atualizando por tempos indeterminados custa dinheiro q as bigtechs não estão interessadas em gastar sem tirar nenhuma casquinha…

Ela pode. Qualquer uma pode. A Huawei faz isso e a Microsoft tbm já faz.

A Microsoft poderia fabricar seus próprios celulares e colocar já embarcados o Android modificado da maneira que quiser, a questão seria tornar isso popular para fazer com q a Samsung abandone a OneUI, a Xiaomi abandone a MIUI etc.

1 curtida

já muito usei e só me incomodei com sd como memoria interna, vivia corrompendo o cartão e dando problema, e não foi só com 1 cartão e nem só com 1 celular que fiz os testes, não é uma questão de se vai corromper e sim quando vai corromper.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.