Pagar pedágio com Pix está virando realidade em mais cidades no Brasil

1 curtida

Ou acabar com as tarifas de Sem Parar, Veloe e afins. Em países mais desenvolvidos existe tbm a anulação de pagamento de taxas de manutenção conforme a maior utilização dos mesmos.
Não que isso seja obrigação do Estado, mas sim uma forma a mais dessas empresas ganharem mais adesões a estes métodos de pagamento.

2 curtidas

eu acho que o estado só tem de obrigar os pedágios a receberem de forma eletrônica, seja pix ou cartões, o resto deixa as empresas decidirem se querem cobrar taxa pelas tags ou se os pedágios decidirem fazer as próprias tags.

1 curtida

Saiu uma notícia ontem de que a Rodovia presidente Dutra (BR-116) a partir da nova concessão vai funcionar com desconto progressivo automático.

3 curtidas

A moda poderia pegar em todas as rodovias.

2 curtidas

E olha que o BC ainda não implementou o suporte a NFC como prometeu, pois ai que esses tipos de pagamentos ficarão bem mais práticos e rápidos

2 curtidas

Pagamento por NFC já deveria ser realidade aqui faz tempo, só não era uma opção por que sempre teve o argumento de que estava protegendo empregos das pessoas que trabalham nos pedágios.

2 curtidas

O processo de pagamento via Pix ainda tem muitas etapas antes da tela de confirmação.

  • Abre o app do banco
  • Tela de login
  • Área Pix
  • Escanea o QR code
  • Coloca o valor
  • Confirma a transação
  • Coloca a senha
  • Tela de confirmação

Coitado do carro que está atrás de quem vai pagar via Pix

3 curtidas

Melhor que fica esperando eles acharam troco pra ti dar pq as vezes falta ali na cabine.

5 curtidas

As concessionárias em geral só aceitam dinheiro por um motivo: não tem taxa.

Alem do custo com as maquininhas, vao arcar com uma taxa pro debito e pro crédito. O pix realmente é uma opcao bastante interessante, mas tem que ver cmo isso vai ser feito (eu acho muito mais rapido pagar com dinheiro do que desbloquear o celular, abrir o aplicativo, pagar) sem falar que muitas estradas não tem sinal de celular direito

1 curtida

Até o dia que tu esquece de levar o dinheiro ou sai numa emergência e não tem como ir atrás de sacar o dinheiro, ai vai achar o pix bem mais pratico do que discutir com o pedágio alternativas pra pagar depois.

1 curtida

Não sei como ainda ninguém pensou em automatizar os pedágios no estilo bomba de gasolina nos EUA, afinal, é um procedimento simples que não precisa de ser humano.

1 curtida

Eu acho que PIX é uma boa, mas NFC (tanto cartão quanto celular) é mais rápido.

Faz uns 4 anos que não pago taxa, troco de empresa a cada 1 ou 2 anos. Só pego período promocional e cancelo quando termina.

Pelo mesmo motivo que não tem bombas de posto de gasolina self service aqui: Sindicatos e lobby.

2 curtidas

Eu uso taggy (a do c6), não tenho esse problema :slight_smile:

Mas de moto… ai é dinheiro, não tem o que fazer. Tirar a luva, pegar o celular, desbloquear, abrir o aplicativo, pensa a fila que isso não gera no pedágio…

nem maquina de cartão tem, imagina adaptarem qr pra pagar via pix.kkk

C6 tem convênio com o Veloe, é isento de mensalidade para sempre e você pode ter 2 tags. Abri uma conta com eles só pra isso. Melhor coisa ir no shopping e não ter que esperar o ticket e muito menos pegar fila pra pagar ele depois.

Quanto a questão dos pedágios aceitarem outras formas de pagamento além do papel-moeda: pra cartões com aproximação se torna interessante. Não é um bicho de 7 cabeças colocar uma máquina na lateral da cabine em que possa se aproximá-lo (ou quase). Pra smartphones: atrasa mais do que ajuda no final das contas. Principalmente quem espera pra parar na praça de pedágio, vai pegar a bolsa, desbloquear o smartphone, etc (e isso já existe com o dinheiro). Pro Pix: os aplicativos tinham que se adaptar e ter atalhos próprios para leitura de QR Code, preferencialmente logo de cara na tela inicial sem sequer ter que abrir o app do banco e procurar por ele.

E lembrando que ainda temos a questão das taxas. Pra pessoa física, o Pix é isento de taxa. Mas já pra pessoa jurídica há cobranças. Fora as taxas das administradoras de cartão e tudo o mais.

Enfim, realmente é um atraso ter que andar com dinheiro vivo pra pagar pedágio em pleno 2022. No começo do ano passei por esse perrengue, aliás. Desce em Guarulhos, pega o carro alugado, tem que ficar descobrindo quantos pedágios tem e quais as taxas cobradas até o destino pra separar dinheiro.

Não é obrigatória a cobrança, cabe a empresa achar a melhor opção sem cobrança. E dinheiro vivo tambem tem gastos, afinal tem de pagar o transporte dele até o banco.

O transporte do dinheiro vivo tem um custo fixo (até onde sei). Já qualquer cobrança de administradora de cartão ou banco que cobre taxa por Pix é sobre faturamento.

Tirando por base clientes que vem na minha loja pagar espero que essa moda não pegue, senão a fila dos pedágios vai dar a volta ao mundo…
Pix tem que evoluir MUITO em termos de praticidade pra poder ser aceito nesse tipo de negócio.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.