Pagamento com cartão contactless é seguro? [por aproximação]

Originally published at: Pagamento com cartão contactless é seguro? [por aproximação] – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Alertas para golpes com cartão contactless são cada vez mais comuns, mas não há razão para pânico

Eu desativei a aproximação no carnaval. Levei dinheiro na doleira pra bebida e usei cartão pra comida em lugares mais confiáveis.

2 curtidas

Isso ai parece problema de UX ein! Mesmo sendo “maneiro” só aproximar o cartão, é necessário pensar na segurança pois trata-se que uma transferência de valores.

1 curtida

Nunca tive problema com o meu cartão contactless, mas sempre acompanho o aplicativo para ver se não fui cobrado erroneamente. Acho muito prático e seguro.

Eu recebo notificação na minha miband de cada compra. Nunca tive problemas

Eu estou começando a usar meu cartão de crédito poe aproximação, e pelo menos o do Bradesco não tem essa de limite de valor para não pedir senha - por aqui sempre pediu, independente do valor.

Uma coisa que tenho visto bastante quando viajo, e que talvez comece a virar tendência por aqui com a popularização dos cartões contactless, são as carteiras com um um espaço dedicado para este cartão (bloqueio RFID), que não permite o uso do cartão por aproximação se alguém tentar aproximar uma máquina da sua carteira quando o cartão está ali.

Vejo com bons olhos a possibilidade de pagar só encostando, principalmente por ficar com o cartão sempre a mãos e na questão de durabilidade. Mas infelizmente funciona mais quando se usa naquelas máquinas que você naturalmente já tem que inserir o cartão, se são aquelas máquinas portáteis que ficam com a pessoa tem que ficar explicando que é pra ela colocar só o valor que depois você aproxima o cartão (assim como ocorre com os pagamentos por celular).

3 curtidas

Acho que essas carteiras com blindagem já existiam bem antes para proteger cartões de firmas, vale transportes etc…, o sistema de pagamento nos USA demorou muito para usar chip e PIN code.

1 curtida

No dia que eu fui pagar um cachorro quente e o cara encostou meu cartão na máquina e disse que estava pago, as 3 da madrugada, eu quase pari um filho pelo sovaco de tanto medo! Cheguei em casa e guardei o cartão. Só voltei a usar depois de entrar em contato com a empresa e pedir para desativar essa função. Eles argumentaram muito para me convencer a não desativar e quando eu disse que ia transferir meu dinheiro para outro banco, finalmente resolveram desativar.

Eu tenho uma carteira com essa proteção, ela inteira é bloqueada…inclusive esqueci quando fui abrir porta de quarto de Hotel :sweat_smile: queria abrir só encostando a carteira e não funcionava.

1 curtida

TRUQUE: Use dois cartões desses na carteira, elimina necessidade da carteira blindada, pois qualquer um que tentar aproximar uma máquina pra fazer golpe, não conseguirá pois dois cartões NFC juntos causa conflito, não funciona.

Simples. Dois cartões é suficiente pra aumentar a segurança.

2 curtidas

Relaxa!! É completamente seguro. Melhor que isso, só pagar com celular, a tendência esmagadora.

2 curtidas

É super seguro, mas tem que saber usar. No Brasil os caixas tem mania de pedir o seu cartão e depois colocar o valor e ai pedir a sua senha, com contactless eles fazem igual, pedem seu cartão e eles mesmos encostam quando na realidade o cartão nao pode sair da sua mao. O caixa tem que te dar a maquina na hora de voce inserir ou encostar o cartão pra vc poder conferir o valor e forma de pagamento.

2 curtidas

Eu uso tanto o NFC quanto o Google Pay, também comprei uma carteira com essa proteção de RFID - inclusive a primeira vez que vi foi uma carteira de passaporte - sim, podem copiar os dados do seu passaporte.
Aqui onde moro, o banco cobra 1 centavo por cada “tap” e 10 centavos se vc digitar o pin code… então o contactless vale muito mais a pena.

2 curtidas

Colocar dois cartões com NFC próximos um do outro não garante proteção alguma pois dependendo da máquina/terminal que estiver fazendo a leitura, ainda será possível acessar um dos cartões, sem conflito algum.

Caso você não tenha (ou não queira) uma carteira com proteção RFID, por qualquer motivo, o ideal é colocar uma fina folha de papel alumínio (ou qualquer outro material metálico) junto com o cartão que tenha NFC. Isso sim é garantido de impedir a comunicação e é o que você encontrará internamente caso “desmanche” uma carteira que tenha proteção RFID…

3 curtidas

Eu tento e uso carteira com proteção. Porém, dois cartões juntos já elimina o golpe, quando a máquina de cartão identifica mais de um sinal de cartão, a operação é cancelada.

Só que não. Já fiz o teste e a transação ocorreu normalmente no primeiro cartão que foi reconhecido. Como disse, talvez isso varie de máquina para máquina, mas visto que a transação pode sim ocorrer, mesmo com dois cartões contactless próximos um do outro, isso não serve de prevenção. Utilizar material metálico continua sendo o único método totalmente eficaz para inibir comunicações por RFID…

1 curtida

O único “golpe” que eu tomei no cartão NFC foi um lojista fazer igual cartão antigo (pegar da minha mão) e passar correndo no débito antes que eu falasse crédito. Conclusão: agora deixo sempre a nuconta zerada (mandando tudo pra reserva), já que o banco é tão descolado que não permite controle granular do contactless.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.