Pagamento com cartão contactless é seguro? [por aproximação]

Originally published at: Pagamento com cartão contactless é seguro? [por aproximação] – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Alertas para golpes com cartão contactless são cada vez mais comuns, mas não há razão para pânico

Eu desativei a aproximação no carnaval. Levei dinheiro na doleira pra bebida e usei cartão pra comida em lugares mais confiáveis.

2 curtidas

Isso ai parece problema de UX ein! Mesmo sendo “maneiro” só aproximar o cartão, é necessário pensar na segurança pois trata-se que uma transferência de valores.

1 curtida

Nunca tive problema com o meu cartão contactless, mas sempre acompanho o aplicativo para ver se não fui cobrado erroneamente. Acho muito prático e seguro.

Eu recebo notificação na minha miband de cada compra. Nunca tive problemas

Eu estou começando a usar meu cartão de crédito poe aproximação, e pelo menos o do Bradesco não tem essa de limite de valor para não pedir senha - por aqui sempre pediu, independente do valor.

Uma coisa que tenho visto bastante quando viajo, e que talvez comece a virar tendência por aqui com a popularização dos cartões contactless, são as carteiras com um um espaço dedicado para este cartão (bloqueio RFID), que não permite o uso do cartão por aproximação se alguém tentar aproximar uma máquina da sua carteira quando o cartão está ali.

Vejo com bons olhos a possibilidade de pagar só encostando, principalmente por ficar com o cartão sempre a mãos e na questão de durabilidade. Mas infelizmente funciona mais quando se usa naquelas máquinas que você naturalmente já tem que inserir o cartão, se são aquelas máquinas portáteis que ficam com a pessoa tem que ficar explicando que é pra ela colocar só o valor que depois você aproxima o cartão (assim como ocorre com os pagamentos por celular).

3 curtidas