Padrão H.266 (VVC) está pronto e promete vídeos até 50% menores

Originally published at: Padrão H.266 (VVC) está pronto e promete vídeos até 50% menores – Internet – Tecnoblog

H.266 (VVC) tem eficiência de 40% a 50% melhor que H.265 (HEVC) e permitirá vídeos 8K HDR em 360 graus

me pergunto se com esse novo padrão a compressão dos vídeos do youtube será modificada, tendo em vista aquela famosa comparação entre o 720p do youtube contra o 720p da netflix, que é deveras superior…

Não.

O Google usa um padrão diferente, parece que é o que eles criaram, acho que é AV1.

3 curtidas

Foi criado pelo Alliance for Open Media e é um padrão aberto, livre de royalties.

2 curtidas

A única coisa que fico pensando é como meu notebook de 2011 vai rodar esse codec. Já sofre com H265 e muito mais com VP9, vamos ver como vai ser.

Seu notebook de 2011 vai rodar esse codec quando você jogá-lo fora e comprar um novo. :smiley:

2 curtidas

Muito bom excelente notícia

Difícil, o YouTube usa outro padrão de compressão e o YouTube prioriza mais a velocidade de reprodução que a qualidade.

very funny. :no_mouth:

Seu notebook não roda 4K então você não prescisa disso.

talvez seja esperar um pouco demais de um notebook de 10 anos…

mas você acha que o formato será usado apenas para resoluções 4k para cima? Não será. Quando for adotado, certamente haverá conteúdo Full HD no codec.
E meu note de 2011 (ou 12?) roda x265 Full-HD no VLC com uns 25% de uso da CPU. Ainda tem suco! kkk Só VP9 que sofre mesmo, pel’amor que codec pesado, por isso uso o h264ify.

Eu imaginei o cara rodando 4K numa tela HD. HAHAHA

Espero que o Media Player Classic e MX Player dêem suporte para esse codec assim que ele ficar pronto.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.