Pacotes de serviços de banco (TED, DOC e saques) vão morrer com o Pix?

Com o Pix então, não precisaremos mais pagar pacote de serviços aos bancos, já que pagamos para ter disponível doc, ted e saques, correto?

Saques vão continuar necessários se quiser dinheiro em espécie e não se policiar sobre quantos saques quer fazer no mês.

Não, não vão. Assim como os cartões não mataram o cheque. Tá aí até hoje e ainda é usado em algumas ocasiões.

3 curtidas

Espero poder pagar os boletos e contas através do pix

2 curtidas

Isso deve ser a primeira coisa a morrer com o PIX. Boletos são caros pra serem emitidos.

1 curtida

conhecendo o brasil eu sou mais conservador, acho que vão levar uns bons 6 meses a 1 ano pra migra os sistemas tudo pra pix.

1 curtida

eu chutaria 5 vezes mais para começar a funcionar de verdade. hahaha

2 curtidas

Setor financeiro é a única coisa que funciona direito aqui, e dentro do prazo. Eu acredito que vai funcionar em breve.

2 curtidas

Só o setor de informática que não. hahaha

2 curtidas

A longo prazo provavelmente, mas no começo o Pix vai ser usado basicamente por uma parcela menor da população. E deve demorar pra que o resto entenda que o pix substitui doc e ted

2 curtidas

Pode ser que os bancos reformulem os pacotes de serviço também, mudando o que é oferecido pra ser mais atraente no cenário que virá.

4 curtidas

Não, pq os bancos conseguem cobrar também por SAC, por atendimento “vip” e outras coisas que eles vão ficar tentando vender. Até pq, fintechs e bancos digitais não cobram TED e ainda não conseguiram “derrubar” os bancões.

A agenda do PIX ta super bem encaixada. Ele vai começar a funcionar uma semana antes da Black Friday, com isso devemos ver montes de varejos ajudando a aumentar a adoção do PIX (porque é muito mais barato que boleto) além dos bancos que já estão ajudando no entendimento pq querem suas chaves cadastradas neles.

Acho que o PIX foi um projeto extremamente bem alinhado. Eu comecei a acompanhar o projeto um pouco mais de perto no ano passado quando ainda nem chamava PIX e o envolvimento de todas as camadas do sistema de pagamentos ajudou bastante a estrutura e consequentemente vai ajudar a impulsionar a utilização.

Lógico que no fim tudo depende da adoção da população, mas com certeza devemos ver muitas iniciativas de fomento do PIX em vários setores diferentes o que deve ajudar bastante essa adoção ser bem rápida.

Respondendo a pergunta do tópico, acredito que nada deve deixar de existir instantaneamente. Como falaram ai em cima Cheque ainda existe! Então deixar de existir deve demorar mesmo porque o DOC (que é um ted piorado) ainda existe também.

A primeira coisa que devemos começar a ver uma migração forta acredito que sejam os boletos devido aos custos envolvidos. Custo do boleto normalmente é absorvido pelo emissor quando DOC/TED ficam para o usuário final que está fazendo a transação.

Mas a regra básica é que o orgão mais sensível do corpo humano continua sendo o bolso, tudo que gerar economia de custos vai ser migrada para o PIX possivelmente. Só temos que esperar novembro pra começar a entender a velocidade disso.

4 curtidas

Quem vai definir a adoção do PIX vão ser as empresas que te enviam cobranças, se elas te mandarem um pix em vez de um doc pra pagar tu vai correr atras e pagar ele, e rapidinho elas vão migrar pro pix pelo menor custo de liquidação e maior velocidade.

2 curtidas

Olhando por esse lado sim, mas boa parte da população ainda vai no caixa eletrônico pra realizar um ted, em alguns casos ainda precisa de ajuda dos atendentes. Pra esse pessoal usar o pix nao vai ser um processo fácil e rápido, por isso meu comentário acima

Ai que tá o teu erro, o PIX no começo foca em um sistema pra substituir o boleto, isso vai ser rápido, não depende da população aprender ou entender o que tá fazendo, o boleto vai virar pix e se vire quem tem de pagar, mesmo que tu pegue aquele código e pague numa lotérica, a empresa vai receber na hora e com um custo muito menor.

2 curtidas

Eu não acho que esses serviços irão morrer, mas entendo que o TED e principalmente o DOC devam cair em desuso com o passar do tempo.

Até hoje não entendo pq tem o DOC ainda?? Pq não ficou só o TED??

Se não me engano tem algumas diferenças debaixo do capô de cada um, por mais que na superfície elas pareçam a mesma coisa.
Mas mesmo assim eu acho que não tem motivos para o DOC ainda existir, exceto pela inércia dos bancos.

2 curtidas

Os boletos bancários são baseados em cima do sistema de DOC, por isso ele ainda existe, e também pela possibilidade de fazer uma transação fora do horário do ted.

1 curtida