Pacotes de Codecs ainda são necessários no Windows?

Lembro que antigamente, uma das primeiras coisas que eu fazia ao formatar o computador era baixar algum pacote de codecs (geralmente o K-Lite Mega) pra reproduzir audio e vídeo sem problemas.

Em 2020, ainda são necessários? Ou a Microsoft já conseguiu embutir tudo diretamente no Windows 10?

1 curtida

eu ainda instalo, principalmente por causa do MPC-HC que pra mim é o melhor player

2 curtidas

No máximo instalo outro player, tipo um VLC da vida. Já instalar codec não acho mais necessário. O Windows 10 default já lida muito bem com a maioria dos formatos de arquivos.

Aqui também instalo apenas o VLC. Nunca tive problemas em reproduzir nada.

Mais ou menos. O Groove Música e o Filmes e TV reproduzem a maioria dos formatos mais conhecidos e a Microsoft também disponibiliza na loja alguns complementos com outros formatos (tem até um complemento para o novo codec AV1). Só que esses complementos são compatíveis apenas com aplicativos UWP, o suporte em softwares Win32 permanece praticamente inalterado desde o Windows 7.

No lado Win32, muita gente instala o VLC e esquece, pois ele tem suporte nativo para praticamente qualquer formato que você possa precisar. No entanto, se você precisar usar outro software ou outro player, pode sentir falta de codecs para formatos menos conhecidos, e é por isso que eu continuo utilizando o K-Lite. É um dos pouquíssimos pacotes de codecs que continua sendo atualizado continuamente e que tem um cuidado especial tanto na integração quando na compatibilidade com outros softwares que você tenha instalado na máquina…

2 curtidas

Para os arquivos mais conhecidos o Windows não tem problemas, eu ainda instalo o K-Lite, pois acho muito lento os apps nativos de video e música do Windows, além da falta de opções mais avançadas.

1 curtida

Com o VLC, que uso desde o Windows XP, nunca mais precisei instalar codec nenhum.

Sempre instalo o K-Lite. Mais por causa do MPC-HC.

1 curtida

Sim e não. Com o Windows 10, codecs oficiais são disponibilizados através da Microsoft Store e podem ser atualizados e ainda baixados caso precise. Inclusive, a prórpria MS vende alguns na lojinha.

O Codec HEIF é um exemplo. Ele vez ou outra recebe algum update e não vem instalado “nativamente”.

1 curtida

Instalo apenas o MPC-HC, baixado direto do site deles.

Assim como falaram, instalo o K-Lite (Standard) mais pelo MPC-HC, e também porque no instalador vem algumas ferramentas muito úteis como o MediaInfo Lite.

Aliás, como falaram acima, é uma pena que a Microsoft tenha focado seus players multimídia no UWP, abandonando o Windows Media Player e descontinuando o Windows Media Center. Tem hora que me bate saudade do Windows 7 por isso.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.