Os Windows mais odiados (ou apenas incompreendidos?)

Toda vez que alguém fala mal do Vista, lembro o que foi o ME…

6 curtidas

Cara, o vista quem reclamou foi a galera que tinha PCs ruins, lembro que na epoca do lançamento eu tinha um Pentium D de 3.0 com 1gb ddr2 e uma placa PCIE da ATI, ja rodava muita coisa na epoca, o Vista rodou de boa, os jogos tb, agora a galera que tinha aqueles chips de video integrado da SIS, VIA etc sofria muito.

7 curtidas

Windows ME tenho uma vaga lembrança, lembro mais do 98 e XP, principalmente porque o 98 era mais complicado para formatar

Do Vista, eu gostava dele, achava ele com design Aero muito bonito, inclusive com Windows Media Center achava bem mais bonito que o Windows Media Player, o problema é que o Vista exigia um computador mais pontente é grande massa não tinha, a gigantesca maioria ainda usava computadores da época do XPe alguns sofriam com o XP, então tinha essa discrepância de hardware

Já o 8, esse eu penso que foi um fiasco, inclusive o 8.1 confirma e foi tentativa de urgência da Microsoft de corrige um problema que mostrou ser ineficaz devido à fama e a interface serem ruim

3 curtidas

Não sei por que o Windows 98 está no lado errado aí, por que eu o detestava um pouco… Foi meu primeiro Windows que usei em casa (já tinha usado o Windows 95) e era certeza que pelo menos duas vezes por dia ele travaria… E para destravar, só com hardreset…

Do XP (que eu adorava), pulei logo pro 7… Mas tinha um colega que tinha um computador com Vista que o adorava (mas o computador dele era bem parrudo, 8 GB de RAM, para a época, era bastante)…

Aí veio o 8, que passei a gostar mesmo do 8.1 e agora o Windows 10 (que até prefiro frente ao 11).

1 curtida

A exigência minima do vista era 256 ou 512 mb, 8gb era tipo 64gb atualmente, era um absurdo de ram.

3 curtidas

Oloco, 8Gb na época era absurdo. O meu tinha 2Gb e tankava o Vista tranquilão. Isso lá em 2008.

kkkk, eu postei depois que li o seu comentário e é bem isso. Na época 8gb era muita coisa.

Pois é… 8 GB era o que eu tinha até pouco tempo atrás…
Se não me falha a memória, o processador dele ainda era um Core 2 Duo (a GPU dedicada não lembro qual era)… Não tinha como o Vista ficar lento na máquina dele…

O meu era um pentium D com 1024 de ram e uma placa da ATI (rodava muito jogo bom ) rs

Vamos lembrar que, se hoje é um pouco complicado pra alguém comprar um device, naquela época era ainda mais difícil, os salários eram muito mais baixos, as pessoas não tinham as mesmas condições pra conseguir comprar um computador como tem hoje. Então tinham que comprar o que o orçamento permitia. E foi esse detalhe que a Microsoft, de forma, digamos, arrogante, impôs um sistema tão pesado que só quem tinha uma máquina mais parruda conseguia rodar. Isso explica o motivo do XP e 7 terem tido uma aceitação tão grande em detrimento ao Vista.

Depende, por que o 98 era meio ruinzinho, mas o 98 SE deu uma boa melhorada com as atualizações dele.

Para a época era algo surreal.

Bom, meu primeiro PC, um 386DX, usava Windows 3.1, ou 3.11 não me recordo. Era ok, mas nem conto esse. Quando lançou o win95 eu tinha um 486DX2-66 e coloquei mais memória pra ele “suportar”. Foi uma revolução, com pacote plus então. Posteriormente, lançou um Service pack pra ele e a possibilidade de adicionar o recurso Active Desktop, que melhorou bastante o gerenciamento de pastas e usei antes de migrar para o Win98 junto com um K6-2. O Win98 foi bem ok, e o SP2 melhorou bastante (Ou SP1 não me lembro). Depois eu entrei na faculdade de Ciência da Computação em 2000 e em 2001 parti pra um Athlon 900 e migrei pro Windows ME, gente, que sofrimento. Coisa horrenda. Depois resolvi colocar o 2000, que show, outra arquitetura. O XP foi aquele sucesso que usei por muito tempo, migrando mesmo pro 7 e do 7 pro 10 e hoje o 11. Posso dizer que o ME foi, com larga margem o pior deles, seguido pelo Vista e pelo 8, apesar de, falando em estabilidade e velocidade, o 8 não era ruim. O ME travava do nada, aberto, sem fazer nada… O Vista era extremamente lento, sem explicação plausível… O melhor mesmo, que mudou, ao meu ver, foi o XP e 95, esses sim foram novidades mesmo. 95 com Plus e Active Desktop (Acho que poucos usaram esse recurso)

1 curtida

Reza a lenda que ele funciona bem em maquinas de grandes fabricantes como compaq e ibm, e acho que eram tudo plataforma intel.

1 curtida

Os salários podiam até ser mais baixos, mas sobre inflação não sei dizer.
Os principais problemas do Vista foram:
Falta de compatibilidade de driver (Maioria dos crashes era culpa da NVidia);
E sistemas incapazes de rodar devido ao salto de hardware (Que nem do 8.1 pro 10 e 11);
Um tio meu afirma o Vista consumir 4 GB de RAM, mas foi algo de experiência pessoal de que ele me contou.

O Vista era bom, só não era tankado

O Vista é pesado pra época dele, não é a toa que teve o “Experimento Mojave” (Ou algo assim) em que o Vista ficou bom, mas o software ficou mais forte que o hardware.
Já o ME não sei muito sobre, foi erro da Microsoft de fazer o sistema tão rápido e assim o kernel NT tava bem instável.

O windows Me não era ruim. O que ferrava o sistema era a insistência do pessoal em usar drivers incompatíveis do windows 98 e 95.
Já o windos Vista era um problema. Quem vendia montava especificação abaixo do recomendado para rodar. Já o grande pecado do windows 8 é o mesmo pecado do windows 11. Fazer uma mudança radical na interface do usuário e não fazer de forma opcional.

Mas eu agradeço a Microsoft. graças a isso ganho dinheiro voltando a instalação para o windows 10 em máquinas novas como eu fazia no windows 8 e 8.1.

2 curtidas

Sou do time que acha que o Windows Vista foi incompreendido mesmo e talvez tenha vindo um pouco mais cedo do que deveria. Lembro que na época do lançamento tinha comprado um PC com 2GB de RAM com Core 2 Duo, um PC até que top na época, e tankava o Vista de boa.

Mas pra quem vinha dum XP com no máxima 512MB de RAM e Pentium 4 era quase inviável.

Tanto é que o tempo passou, PCs melhora chegaram com preço melhor ao mercado, lançaram o 7 que no fundo não diferia tanto do Vista e foi o sucesso que conhecemos.

1 curtida

Inflação não é só monetária, pelo visto :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

1 curtida

Muito se fala do Me e do XP, mas entre os dois tem o mitológico Windows 2000 Professional.

Estável como uma rocha. Pena que por ser mais empresarial não fez muito sucesso doméstico.

Explique isso pros usuários. Me lembro muito bem dessa época, tive o desgosto de trabalhar pra uma montadora de PCs renomada justamente nesse período na área de suporte pós-vendas (não vou dar nome aos bois, não quero processo nas minhas costas). A cada 10 ligações, 8 a 9 reclamavam de alguma forma do sistema, seja por dificuldade do uso, seja por deixar a máquina super lenta mesmo pra tarefas básicas. E não adianta falar “ain, era só formatar que tá tudo certo…”, amigo, a máquina tinha sido recém desembalada da caixa, até o cheiro de plástico novo pairava no ar.

Me lembro do 2000 por ser usado no servidor da escola de informática que cursei, e depois nos ATMs do Itaú, quando davam pau e via eles reiniciando, era daora ver o sistema dando boot neles