Os HD’s SATA se tornaram obsoletos?

Tenho um Notebook com configurações razoáveis e que a meu ver, não deveria ter dificuldades para realizar tarefas simples. Porém, estou tendo dificuldades em utiliza-lo. Ele está travando com qualquer coisa.

Levei ele a um profissional e fui informado de que o problema está no HD.

Com esse acontecimento, acabei me lembrando de que passamos pela mesma coisa na empresa em que trabalho.
Lá, tivemos o mesmo problema com HD’s em pelo menos 3 máquinas.

Com isso tudo, me veio a seguinte dúvida:

Os HD’ SATA ficaram obsoletos ou eles tem uma vida útil?

todo peça de computador tem vida útil que varia de acordo com o tipo de uso e tempo de uso.

HD não seria diferente, tem três programas que podem analisar a saúde do HD: Crystal Disk Info, Crystal Disk Mark e HDDScan Utility

Testa ai para ver.

Outro ponto que não está relacionado ao HD, mas a evolução natural dos outros componentes, sistema operacional e programas.

Os sistemas operacionais e programas estão ficando mais pesados, então exige ainda mais e o HD tem um limite, um o gargalo, quanto mais antigo, mais lento ele é.

HD, os melhores gira em torno 250MB/s de leitura, enquanto o SSD mais vagabundo gira torno de 500MB/s de leitura, já da para ver a diferença

Eu, no seu lugar, analisa o HD e verificava a saúde dele e independente do resultado, colocaria o SSD e aumentaria a vida útil do seu notebook, já o HD, dependendo do resultado transformaria um HD externo, um case, você encontra por 30 reais no mercado livre

2 curtidas

Taxa de IOPS dos hds de notebook são sofriveis, muito baixas, unicos hds que se salvam são os de desktop de 7200 rpm.

Vai ter de migrar para um ssd mesmo.

1 curtida

Se o notebook REALMENTE for bom, é só trocar o HD por SSD e pronto. Gargalo resolvido.

1 curtida

O problema não é o HD Sata, e sim HDDs.
Muitos SSDs ainda funcionam com conexão Sata e tá tudo bem.

1 curtida