Nessa eu concordo com a Apple , pois o mercado deles é muito pequeno aqui no Brasil
Bem, nesse ponto, ela não está errada kkkkkk
E nesse caso, acho sim que o NFC do iPhone poderia ser mais aberto, agora, querer obrigar o Apple Pay a ser compatível com o PIX pro aproximação? Não lembro da empresa que possui a liderança do mercado mobile no Brasil, ter incluido o PIX por aproximação na sua carteira de pagamentos!! (Sim, Samsung Pay, falo de você)
Dito isso, acho sim que poderia ser mais aberto o NFC do iPhone, e nem digo por causa dos bancos (que só querem se livrar da taxa do Apple Pay ou Tap to Pay, mesmo querendo colocar a função no hardware da Apple sem gastar um centavo), mas sim por causa de outras soluções que envolvem NFC, e que poderiam chegar ao iOS, como a opção de validar cartões de transporte pelo celular (como o RioCard, no Rio de Janeiro)!
Eu só queria q a Pluxee aderisse ao samsung pay XD
Infelizmente a Samsung parece que “empacou” em aumentar a compatibilidade da sua carteira, vê que até hj, só ela não é compatível plenamente com cartões ELO (Apple Pay e Google Pay já são), então, difícil esperar novidades deles kkkkkj
Então, mas aí me causa dúvidas. É a samsung mesmo q não tem interesse ou as outras empresas não querem pagar o q a samsung deve cobrar pelo cadastro? Só posso supor que ela cobra mais que a apple já que tem mais market share.
Sério que não tem essa função?? Precisei dela essa semana e como meu a21s não tem tive que correr atrás de alguém que tinha
Infelizmente não, justamente pq a FETRANSPOR, mesmo ganhando uma fortuna (tanto que a Prefeitura do Rio quer migrar pro Jae pra ter mais transparência sobre o valor), não pagou pela licença de uso do NFC do iOS, então só no app para Android que a função está disponível!
Eu acho que a Samsung que cobra um valor muito alto mesmo, e aí, diferente do iOS (onde se não pagar a Apple para estar no Apple Pay, está fora do iPhone), no caso do Android, não pagam o que a Samsung pede, e focam apenas no Google Pay (que até onde sei, não cobra taxa sobre transações)!!
Mas aí é aquilo né, como citei lá em cima, mesmo a Samsung dominando o mercado com folga no Brasil, não vimos o CADE querer “forçar” nada relacionado ao Samsung Pay (mesmo nos dispositivos onde o Samsung Pay é exclusivo, como em alguns smartwatches); só miraram na Apple, pq basicamente copiaram as decisões do exterior (tipo nossa LGPD, uma “cópia” da GDPR) kkkkk
Mas smartwatch é de nicho né, não da pra pautar por eles. Até pq salvo engano precisa estar conectado na rede (ou no celular), certo?
Já no celular vc tem a segunda opção do google pay. Ok, não é nativo do sistema como na samsung pay e tal, mas aí acho q não cabe ao CADE intervir.
Isso é normal kkkkkk
Nossa legislação de trânsito é mto copiada dos EUA. Já a parte de segurança veicular vem mto da Europa. Até pq fica mais “fácil” de seguir do que criar um jabuticaba (jargão mto usado, inclusive) que vai precisar de alguma adequação.
A Apple de fato tem razão. Aparentemente o que o BC quer é que a Apple desenvolva uma solução própria para pagamentos e depois entregue gratuitamente na mão dos bancos brasileiros, o que iria afetar diretamente o outro negócio da Apple, que seria o Apple Pay com cartões.
Além disso, além de não possuir uma posição dominante no mercado, a escolha da Apple também não impede o usuário de pagar via Pix com QR Code.
Se o Pix via NFC for muito importante para o usuário, ele poderia simplesmente migrar para o Android, que a função já está disponível, e domina 90% do mercado brasileiro.
Acho estranha essa investigação quando a Apple já liberou emulação de cartão no iOS para o Brasil Apple abrirá NFC do iPhone para mais países, incluindo o Brasil • Tecnoblog
Isso é o que os bancos geralmente pedem quando reclamam do “monopólio” do Apple Pay.
Não sei dizer exatamente os termos atuais, mas a Samsung (e acho que o Google também não) não cobrava pelo uso do Samsung Pay.
Existem custos para um banco implementar, seja pelo desenvolvimento necessário ou para fazer projetos junto das bandeiras.
Geralmente a Samsung era sempre a mais aberta para receber novos bancos, eles estarem tão parados me deixa na duvida de quanto não estão deixando a carteira digital de lado
Desde o iOS 13 que a Apple permite que apps leiam e escrevam em cartões NFC, incluindo os padrões geralmente usados no transporte público. E não há cobrança sobre esse tipo de uso.
Provavelmente não quiseram desenvolver isso pro app no iOS, mas é possível há um bom tempo
O problema não é a disponibilidade técnica da ferramenta, mas sim ter que pagar as taxas da Apple, sabe? Essa é a crítica dos bancos e meios de pagamento.
Eles alegam que a função não está disponível no iOS, em razão dos custos cobrados pela Apple, então presumo que seja custos similares ao uso do NFC (que a Apple cobra uma licença), porém, mesmo se for, “falta de dinheiro” não é pra Fetranspor, e te falar com sinceridade: tenho ctz que nesse uso específico, muitos usuários estariam dispostos a pagar, sla, 2 reais de taxa, para recarregar via iPhone e poder validar!! (Algo similar ao que faz o Google com o YouTube, que coloca um custo maior ao assinar pelo iOS, em comparação ao Android, justamente para cobrir a taxa da Apple)