Bom, de fato não dá pra migrar um sistema dessa importância em questão de meses. O COBOL pode ser defasado e ultrapassado mas ainda assim é uma linguagem bastante robusta até hoje.
Quanto ao uso da IA, pra algumas coisas funciona, de fato. Mas pro cerne do negócio nada substitui o trabalho humano.
E eu torço para eles usarem IA ao extremo e migrarem tudo em 3 meses. Assim logo teremos notícias para rir e debater do caos gerado por causa da pressa sem cautela de gestores que se acham o máximo mas são só idiotas mesmo.
Isso muito provavelmente vai acontecer. Musk parece levar ao extremo a expressão “melhor feito do que perfeito”. Só ver a onda de demissões com posterior recontratações que ele fez no finado Twitter e depois na máquina pública americana.
Pensando que tem o elemento Musk na jogada, capaz de deixar 1 pessoa “de zoio” nas IAs. Capaz até do Grok ser escalado pra isso
Vamos migrar tudo para JavaScript com framework da moda! Daqui a 6 meses a gente refaz e assim sucessivamente.
O problema que muitos veem é em migrar o sistemas, quando a necessidade real é migrar os dados.
O novo sistema deve ser desenvolvido com as tecnologias e necessidades atuais, permitindo incluir novos dados já adequado à nova necessidade, e a migração dos dados ser feita gradativamente conforme necessidade.
Problema é que não é o dele que vai tar na reta quando as coisas voltarem
Eu falo para o pessoal, para quem tem medo do código COBOL, dá mais uns cinco anos e pega NodeJS de agora.
A questão é que o pessoa não entende que governos possuem demandas legais de retenção de dados, e que muitas vezes ficar reescrevendo e portando dados de um banco para outro para outro para outro é mais caro que simplesmente manter o sistema clássico. E COBOL se presta muito bem para isso, processar volumes massivos de dados de maneira eficiente
Para tudo isso, vamos ver os EUA se tornando o novo Brasil (INSS)…
[uma pessoa qualquer] - Ué, cadê minha aposentadoria?
[atendente] - Sr(a) você está morto(a).
kkkkk
@Felipepperoni Com certeza!! E não sairá barato não. Pode apostar nos bilhões.
Não deu certo para esse, mas ainda tem 1.370 dias de governo (ao menos por enquanto), oportunidade não faltará.
Nisso ele está certo. Previdência é só
uma grande folha de pagamento. Nada muito complexo, mesmo com suas pecularidades. Nem precisa de muita gente que saiba Cobol, pois pode codificar partir das especificações de entrada e saída de dados e das rotinas que auditores previdenciáriaos sabem quais são para explicar aos analistas. Conversão do banco de dados também é bastante simples. Não tem nem lógica levar 5 anos para fazer isso. É coisa para entrar em produção em 1 ano, com menos erros do que deve existir hoje. Isso com ou sem IA.
Agora processa isso com múltiplas fontes pagadoras, com frequentes pagamentos fora das datas corretas e com códigos de arrecadação incorretos, valores errados de arrecadação de juros de pagamentos em atraso, e demandas judiciais de correção de dados de pagamentos realizados incorretamente.
Aqui no Brasil o INSS deu umas migradas legal.
As vezes fico pensando… Musk nem é nativo americano, seria ele “among us”???
A questão do tempo está relacionado a arquitetura do sistema, COBOL é apenas a linguagem, parei de programar em COBOL em 1990, porém utilizarmos na época componentes de ponta: CICS (sistema de transação) e DB2 (banco de dados relacional). Se for isso, a conversão seria muito rápida, há uma equivalência com as arquiteturas atuais. Se o sistema já é um legado, tipo VSAM, IMS, aí complica.
Me surpreende que ainda usam isso. Eu achei que só o governo brasileiro era defasado.
Mas o passado condena ele! kkkkkk
Se a culpa por dar errado vai cair no Musk, então torço pra que decidam fazer em 2 semanas e que dê tudo errado, pra que assim se instaure o verdadeiro caos.