Usei o Correios Telecom uma vez… ele usa a rede da TIM. Era mais barato sim e com bastante gigas, porém não conseguia navegar na internet de forma normal, não tinha VoLTE, e a velocidade era super reduzida, lembrando uma discada. Celular estava lado a lado com outro da TIM.
Por causa de 10 ou 20 mensais passar por esse perrengue? Não sei se vale a pena..
Similarmente, operadoras regionais de internet fixa também contratam capacidade de rede das grandes. Por exemplo: as operadoras regionais de cidades do interior paulista geralmente usam links dedicados da Vivo.
O problema vai além do custo, ao meu ver: a operadora regional está mais próxima do cliente do que uma Vivo ou Tim, então o relacionamento ao cliente tende a ser melhor e mais humano. Além disso, ninguém melhor que a operadora regional para conhecer melhor os bairros da cidade.
O ideal seria que a concorrência e o catálogo de opções fossem ilimitados e uma provedora regional ou MVNO pudesse ter sua própria infra, mas como “dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço”, infraestruturas físicas (como elétrica (transmissão de energia elétrica), hidráulica (serviços de água e esgoto), rodoviária (estradas e rodovias sob concessão) e cibernética (macro-infraestrutura de internet)) acabam nas mãos de poucos, criando monopólio ou cartéis.
Mas estatizar essas infraestruturas físicas também acabaria num monopólio, dessa vez do Estado. Não há solução, portanto, nem pelo “livre mercado”, nem pelo “estado democrático de direito”, ao problema da escassez física. Estaremos sempre fadados às mãos de um “poderoso chefão”, seja este uma empresa, um cartel de empresas, ou um Estado.
é, curitiba é f#&a mesmo, hahaha
Sempre achei o valor dos planos muito parecido com as operadoras tradicionais, não sei se mudou;
Exemplo, agora, Correios Pré-pagos, R$30,00 com 15 GB; já na TIM Pré, R$30,00 com 16GB
Achava que essas operadoras virtuais ganhavam com planos fechados por empresas com valores diferentes dos anunciados para se manter vivas
O que me incomoda nessas operadoras tradicionais é a gestão caótica: planos que mudam de uma hora para outra e migram o usuário sem avisar, promoções malucas que nem os próprios atendentes sabem explicar como funcionam, burocracia extrema para coisas que deveriam ser simples, e por aí vai…
Uso Correios e LariCel em dois aparelhos diferentes. Para o meu uso na rua (WhatsApp, Uber, Pix, etc) eu diria que são perfeitas.
Correios eu tenho há mais de 1 ano e não fui surpreendido com aumento de valores e/ou redução de benefícios, coisa que me acontecia direto com a Claro.
LariCel eu tenho há menos tempo, mas achei muito legal receber o email com o eSIM logo após assinar o plano. Houve um pequeno problema com a portabilidade, mas foi rapidamente resolvido em contato com o suporte, que aliás me surpreendeu positivamente.
Então, para mim está compensando essa troca (o 5G da Correios e LariCel não é tão rápido quanto o da Claro). Pago valores fixos por uma internet um pouco mais “fraquinha” em prol de uma certa estabilidade.
…mas as operadoras regionais de internet fixa, funcionam muito bem e tem preços muito bons, pelo menos no interior paulista, uma surpresa e tanto quando me mudei
Se é isso, a instrutura móvel brasileira deva ser muito ruim, mal dá conta das tradicionais… já a instrutura banda larga fixa seja boa, e as tradicionais que oferecem o serviço ruim
Sim, são. E não só interior paulista, a internet regional aqui no interior mineiro também é boa. Raras vezes tive problema com indisponibilidade de conexão.
Operadoras regionais tentam, por exemplo, oferecer serviços para regiões mais desoladas, mas como a infra está sob o controle das empresas (multi)nacionais, ficam de mãos atadas quanto à cobertura física.
Creio, portanto, que é um misto de infra móvel de má qualidade e falta de vontade das grandes que detém os meios de infraestrutura, sobre a qual as MVNOs não têm poder de exigir melhorias mesmo que dependam dessa infraestrutura para fornecer seus serviços.
A Anatel, que deveria regular isso, está de mãos dadas com o cartel (até rimou) e geralmente faz vista grossa.
Como é a central de suporte dos Correios na parte de planos moveis?
Tive problema com Correios (na área de entregas), é impossível usar o suporte, tirar dúvidas, não sei se alguém já teve problemas que precisou tentar entrar em contato com eles, nunca responderam os e-mails das solicitações. Espero que seja gerida diferente
Eu usei a operadora dos Correios e funcionou muito bem, mas, assim como os Correios em si, a parte de suporte é muito precária. Mas, em termos de funcionamento da operadora aqui nas regiões Norte e Nordeste por onde trafego, funcionou muito bem.
Da Correios não cheguei a conhecer o suporte. Comprei um eSIM para mim, depois comprei um chip físico para a minha mãe. Enquanto funciona é só felicidade.
Quero só ver como vai ser o dia em que eu precisar transferir o eSIM para outro aparelho.
Fluke.
Pra quem só precisa uma linha ativa com cobertura da Vivo é uma boa. O melhor é que nunca recebo ligação de spam, raramente um SMS.
Ganhei 50GB de dados na época das enchentes e mensalmente recarrego 1GB… Ainda tenho 34GB.
O único problema pra mim é que não possui roaming internacional, assim fico sem nem receber SMS fora do pais. Meu telefone quebrou em Salta e não consegui adicionar minha conta em outro pra pegar meu saque western Union.
Pior que outra MVNO da Surf (https://megasurfcelular.com.br/) tem umas ofertas até interessantes
Os outro poréns da Surf permanecem
De cabeça acho que algumas MVNOs da Vivo (Supernova, talvez a Intercel) tem a opção
eu mudei pra fluke há cerca de um ano e meio, ela usa a mesma rede da Vivo. Antes dela eu usava a Claro, que dizia ser a única a estar presente em 100% da Bahia. Eu estava na capital (Salvador) e o sinal era o pior do mundo, em pleno centro da cidade (e vários outros pontos) o sinal simplesmente sumia, eu passava mais tempo sem rede do que com sinal da operadora. Com a fluke não tive problema nenhum em relação a sinal, e uma das vantagens é a possibilidade dos gigas de internet acumularem mês a mês, além da facilidade de comprar mais gigas, minutos, etc … recentemente chegou o e-sim. Ponto negativo é que ainda não tem 5G (nem sei se tão negativo assim)
Contratei a Correios Celular pois cansei de ter problemas com a Vivo, que vivia tentando me enganar com cobranças inexistentes e débitos inexplicáveis.
Assim como a TIM, de quem aluga a infra, o sinal e a internet depois de 2 meses são iguais a TIM, que não é famosa por ter boa cobertura…
Como uso a Correios como plano B, quando a Vivo falha, tudo bem.
Oligopólio