Operadoras regionais dominam 65% da internet fixa em cidades pequenas

Originally published at: Operadoras regionais dominam 65% da internet fixa em cidades pequenas – Telecomunicações – Tecnoblog

Anatel fornece dados sobre banda larga fixa no Brasil; juntos, pequenos provedores são maiores que Claro, Oi, TIM e Vivo

Já já o Ceará chega no nível de Singapura. :clap:t2:

1 curtida

Interessante essa tabela. É uma surpresa para mim ver os 3 estados da região sul ocuparem posições tão ruins na métrica de velocidade média, mesmo 2 deles (PR e SC) tendo 100% das cidades cobertas com fibra. Outra surpresa são alguns estados das regiões norte e nordeste estarem tão bem posicionados na velocidade média.

Ceará tem a Brisanet, que foi a empresa que botou as porcarias grandes pra chorar a um bom tempo, a única das grandes que pode competir meio que de igual pra igual é a Claro, que usa o docsis/fibra

Faltou citar que a Oi já não vende mais banda larga via par metálico. A Vivo também não vende mais esse serviço com essa tecnologia, na minha cidade, onde funcionava a GVT.

Acho que a média de velocidade real é diferente da contratada.
Um exemplo é aqui no meu estado, onde 99% de quem tem internet fibra optica reclama da velocidade. Minha net é de 300Mbps, mas nunca, nunca chegou nessa velocidade, e atualmente roda em torna dos 66Mbps, mas tem dia que não chega a 1Mbps.

Deve ser por isso que os estados do sul não ocupam uma posição boa.

Nada mais justo. Moro no interior e a única operadora das grandes q oferecia internet era a Oi e através do cabo metálico de telefone. A internet era e é uma porcaria e super instável.

Enquanto isso todos os concorrentes pequenos já entregam fibra P2P e ainda com parceria com as maiores construtoras, o que garante pré-instalação em todos os novos prédios, algo que acho bem complicado de acontecer com as grandes.

Se eu ainda dependesse da empresa roxa de quatro letras para ter internet eu estaria ferrado, quando troquei minha assinatura do vivo speedy (que de speed não tem nada) em 2017 eu vi que era internet de verdade, estável, rapida, chegava na velocidade contratada (35mb up+down), era bem caro pra falar a verdade R$135, mas comparado aos 2mb+telefone fixo por R$90 era um sonho.

Com o tempo esse mesmo plano de 35mb baixou para R$ 110, e agora em 2020 os planos foram ampliados, hoje eu tenho 100mb de up+down simetrícos, por R$100, o serviço não é perfeito, o atendimento poderia ser melhor, mas ainda assim, deus me livre de ter que usar vivo denovo.

1 curtida

E a Claro e, breve vai chegar na paulada com a forte expansão em novas cidades usando FTTH e nas cidades com HFC, usando DOCSIS 3.1 em sua conjuntura completa, em 1.2GHz no cabo e com upstream mais alto que atualmente.

As duas vendem sim ainda.

mas aí vc quer comparar ADSL com Fibra, pqp né. Fibra por fibra, a Vivo tbm tem

usei vivo por 7 anos, me pergunta agora quantas vezes eu consegui aumentar a velocidade do meu plano? pergunta pra vivo se ela disponibiliza fibra onde eu moro? a vivo e a net dominam aqui em rp-sp, mas as menores estão crescendo muito justamento por conta das duas serem extremamente lentas em implementar infra, a net consegue em alguns lugares, 120bm de down e 10 de up, que pra mim é uma vergonha, mesmo que a vivo me oferecesse hoje um plano mais barato com velocidade superior eu não assinaria, o tempo que passei naquele suporte deles não vai voltar nunca, fora que o upload não é simétrico, como já disse vivo nunca mais.

Sim, infelizmente isso é verdade. Acredito que os números seriam diferentes e sem muitas surpresas caso levassem em consideração a velocidade real ou o acesso da população à redes de alta velocidade, pois como você pontuou com seu exemplo, ainda tem muita propaganda enganosa nos planos anunciados por parte das operadoras, sejam pequenas ou não.
Mas essa “democratização” da banda larga fixa por provedores regionais foi uma das melhores coisas que aconteceu para o mercado. Lembro de um tio meu que ficou refém da Oi e seu cabo metálico por anos, até que um provedor regional chegou no bairro dele com fibra. Ele só não assinou com o provedor local na hora pois tinha o contrato de internet com fidelidade com a Oi, mas a chegada da concorrente fez a Oi se mexer e levar fibra pra região onde ele mora.

Isso acontece pelo simples fato de ser uma média, vai acontecer o mesmo se comparar capitais com cidades médias.

Cidades maiores e capitais ainda tem uma grande rede de telecomunicações legadas (ADSL) que puxam os valores para baixo.

Acesse o site da Oi e veja se ainda consta os planos de ADSL. Ela removeu e só exibe fibra, mesma que não haja cobertura no local.
Referente a VIVO, onde moro, ela comprou a GVT. Eu fiz uma pesquisa, no site dela, com os CEPs que a GVT cabeou. Nenhum desses CEPs constava como coberto pelo serviço.
Então, isso significa que a Vivo não vende mais os planos.

Esses provedores de fibra aqui do Ceará botaram as grandes pra mamar. Enquanto no meu condomínio na capital, em bairro considerado nobre, o máximo que tenho é 200/60 na Oi fibra, sendo a única operadora que oferece essa tecnologia no meu endereço, tem assinante no interior recebendo 300Mbps simétricos.

Não só no interior, bairros mais afastados do centro econômico da cidade, sem ser periferia, foram esnobados por muito tempo pelas grandes, demanda essa atendida pelos pequenos provedores de fibra, que vendem internet rápida sem empurrar TV e telefone em venda casada. Simplesmente deram ao cliente o que ele queria.

Como diria Antônio Vieira: “Se tu não quer, tem quem queira.”

É bem complicado uma grande operadora vender fibra simétrica até porque a demanda é enorme. Não é como um pequeno provedor que normalmente tem instalações mais regionalizadas.

Aqui serei mais um a sair da terrível Vdsl da Vivo que vive oscilando. Desde que ela adquiriu a GVT, nunca expandiu sua fibra pro meu bairro isso é já faz anos. Vivo nunca mais!!!

AINDA BEM se não eu estaria com INCRÍVEIS 1MB da OI pagando R$99,00
Meu provedor libera 50MB Fibra por 119,00, onde judas perdeu as botas.