Operadoras deverão quebrar sigilo de nome e CPF das chamadas recebidas

Originally published at: Operadoras deverão quebrar sigilo de nome e CPF das chamadas recebidas – Telecomunicações – Tecnoblog

Novo regulamento da Anatel prevê quebra do sigilo a pedido do cliente, sem necessidade de ordem judicial

2 curtidas

Quer dizer que quem recebe a chamada terá acesso ao CPF do originador? Já trabalhei em call-center e muitos clientes ligavam para solicitar o número de uma chamada recebida, porém o atendente não tem acesso a esse histórico. Só as feitas. Acho um absurdo!

2 curtidas

Pocha finalmente!! Essas pragas de telemarketing se aproveitam de mais das pessoas, elas ligam toda hora enchendo o saco, a pessoa de boa fé atende a ligação perdendo seu tempo e depois essas porcarias desligam a ligação!!! E ainda por cima não param de ligar, depois de um tempo esses cara de pau ligam de novo sem nenhuma responsabilidade!! O pior é que a pessoa também tenta bloquear, mais essas empresas são tão pragas que usam números gerados automaticamente diferentes, aí mesmo bloqueado não resolve por que ligam usando outro número, bando de desgraçados, não te nem como cancelar, eles não deixam opção nenhuma na ligação!!!

Tava mais do que na hora de obrigar essas pragas a ter seu sigilo de responsabilidade quebrado!! Quero meter muitos processos!!! Me ligam toda hora sem eu poder me defender!!! Agora isso vai ser minha defesa!!! Vou até abrir uma startup especificamente para atender esses casos e processar essas ervas daninhas!!

4 curtidas

Você acredita sinceramente que quem faz esse tipo de coisa se dá ao trabalho de usar dados verdadeiros no cadastro?

2 curtidas

Ter acesso ao nome tudo bem, mas CPF é complicado né?
pra ter acesso ao CPF no mínimo deveria ter um motivo bem necessário mesmo;

Pelo contrário, o CPF é imprescindível para poder eventualnente processar quem ligou. Além do que, quem recebe a chamada tem o direito à esses dados de quem ligou para ele. Quem não deve, não teme, então quem ligar, se não for criminoso ou telemarketing, não irá temer isso.

4 curtidas

Uma dica pra alguns: gerador de CPF não tira número do bumbum.

O seu, o meu e o CPF de todo mundo tá bundeando pelas interwebs afora neste exato momento.

2 curtidas

Talvez assim aquelas operadoras de telemarketing que não respeitam a lei do não perturbe pensem duas vezes antes de ligar enchendo o saco. Achei ótimo. Tomara que não revertam a decisão. Como disse o Marcos, quem não deve não teme.

Eu já penso em outro lado, o numero de processos onde o nome e o CPF não batem vai ser enorme e em breve vai gerar uma demanda por as operadoras passarem um pente fino nos cadastros de celular e cancelarem as linhas irregulares, vai dificultar a vida de quem quer cometer crimes.
Acho que hoje um cadastro de pré pago deveria exigir nome, CPF, data de nascimento e endereço, e as operadoras cruzarem essas informações pra ver se fazem sentido.

2 curtidas

Meu post foi uma crítica a quem não quer “expor” o CPF. :joy:

Gerador de CPF é apenas matemático. A “equação” é super simples. Obviamente, por aleatoriedade, pode gerar um número verdadeiro. Entretanto, é super simples confirmar isso usando API da receita federal. As empresas já deveriam ter esse rastreio para impedir o cadastro de CPFs falsos em chips pré pagos (pós já fazem isso).

Pensamento totalmente equivocado o seu. Se você ligar para uma pessoa, por engano, e ela ligar para a operadora para solicitar o seu CPF, ela vai poder fazer mau uso do seu documento.

Ligação por engano é a exceção, não a regra. E é forçar a barra presumir que toda (ou ainda que em parte) ligação presume-se que haverá mal uso do outro lado. Além do que, para mau uso, há as vias judiciais.

Tipo… tu diz isso como se coisas desse tipo não acontecessem…

O famoso bina sesenvolvido por um funcionario da embratel na decada de 80. A uns 12 anos atras, tive problema com uma piazada que telefonava sempre as 18horas e enchia o saco, telefonei para a operadora, que por um custo me informou o numero e a localização. Telefone publico, na proxima ligação pregue uma peça, falei que estava na esquina vendo eles, e que iria dar uma surra, o telefone ficou mudo e nunca mais telefonaram. Logo a tecnogia ja existe a muito tempo, tanto para fixo, como para movel, em relação as empresas de telemarketing, so colocar o aviso no site da prefeitura , se sua cidade tiver de que nao quer propagánda, e quando telefonarem, avisar da regra, eles param.

A compra de chip pre pago exige o cpf, o vendedor e que tem preguiça de inputar no sistema os dados pessoais, precisa apresentar um documento oficial. Pos pos pago ate comprovande de endereço.

Teve todo aquele movimento das operadoras para recadastrar os números pré-pagos. Se não me engano, atualmente não basta só o CPF para cadastrar uma linha pré-paga.

Como eu disse, isso é a exceção, não é a regra. Se eu ligo pra uma pessoa, ela tem todo o direito de saber se “eu sou eu mesmo”, inclusive, como falei, se ela quiser me processar por algo. Outra coisa, a matéria que você mostrou é vazamento de dados, sem sequer ter sido à pedido, e de forma coletiva, o que não se aplica aqui, que é requisição individual sobre terceiro que entra em contato.

Então vamos lá pessoal. Sou um cara, presidiário, cobrador ou um callcenter mal intencionado. Gero uma ligação ou mensagem falsa que provoque o retorno da ligação. Agora você é o chamador. Solicito para a operadora meu CPF que pode gerar várias operações fraudulentas, inclusive clonagem de celulares. Ao meu ver um tiro no pé e no pescoço das pessoas de bem. Quanto as chamadas de callcenters e presídios, eu simplesmente ligo para minha operadora e coloca na Lista Negra e se continuar as ligações aciono a Anatel, funcionou em. 100% dos casos.