Operadoras denunciam roubo de 4 milhões de metros de cabos de internet

Pô o Rio me decepcionou nessa. terceiro lugar só??

2 curtidas

Aqui em Carapicuíba direto as regionais estavam arrebentando cabo de fibra das concorrentes no centro. Quem ainda tava com cabo comum, sofria com os furtos, mesmo os cabos de telefonia não sendo de cobre de fato, era outro material da cor de prata.

1 curtida

Também fiquei surpreso, bronze pro RJ.

Nem acho que seja um problema de brasileiro, carioca ou qualquer outro.

No país da impunidade o crime compensa. Esse é o chamariz para que outras pessoas cometam crimes caso as atuais seja presas.

2 curtidas

Talvez o número de operadoras clandestinas no Rio seja alta o suficiente para diminuir a quantidade de cabo roubado?
Rouba cabo de empresa legalizada dá nada, rouba cabo de empresa criminosa leva pipoco na fuça.

1 curtida

A sorte é que fibra óptica quase não tem valor comercial, ao contrário do cobre, se não as vítimas da sociedade iriam socializar também.

2 curtidas

Aqui em Fortaleza as facções criminosas fazem o mesmo. Arrebentam fiação dos provedores legítimos, ameaçam os técnicos que vão fazer reparo e dão o aviso que a população só pode contratar internet do provedor clandestino delas, triste.

2 curtidas

A Oi é capaz de agradecer por roubarem os cabos de cobre dela, pra ter desculpa pra não prestar serviço onde não quer mais.

Outro dia teve um furto de cabos aqui no meu trabalho (roubaram cabo de energia na rua e toraram a fibra óptica junto) e o técnico da Oi que me atendeu (é link dedicado) já admitiu que cabo metálico é considerado legado e que não está mais tendo manutenção.

Agora só falta a Oi ter coragem de trocar o legado por fibra, mas vejo a expansão deles a passos de formiga. Mas divago.

Também existe muito roubo de equipamento de telecomunicação de rede móvel, inclusive, era muito comum ver esses equipamentos sendo vendidos no Mercado Livre.
Um equipamento que normalmente é vendido por mais de 20 mil reais, era vendido por 4 mil no Mercado Livre, sem nota fiscal e sem informações. Mas geralmente são vendidos pra ferro velho mesmo.
Na operadora em que trabalhei, chegaram a colocar rastreador nos equipamentos, mas a polícia foi até o ferro velho onde estava um equipamento e não deu em nada, apenas conseguiram recuperar o equipamento mas estava danificado.
Para dificultar o roubo passaram a soldar os equipamentos na parede, em outras regiões com alto nível de furto até vigias eram contratados para ficar de olho.

Então se seu 4G não está funcionando, é muito provável que seja culpa de um ladrão.

E o pior é que quando um bandido rouba um equipamento de 20 mil, ele acaba danificando outros materiais e o prejuízo passa fácil de 30 mil, sem contar o prejuízo por conta dos usuários que podem ficar dias sem rede.

2 curtidas

Eu já vi umas coisas do tipo em sites tipo eBay e MercadoLivre e eu fico pensando quem raios vai comprar isso?

São coisas que operam em espectro licenciado em caráter primário, se você ativar isso (se conseguir) e causar interferência, a multa VAI chegar.

Aqui acho que os vagabundos nem vão presos, se não me engano só assinam um termo e já são liberados para roubarem de novo. E isso quando os policiais não fazem vista grossa e fingem que não vêem o furto para não ter trabalho de prender o meliante.

Em resumo, é um convite ao crime.

1 curtida

Exatamente cara! E pior é que vendem planos como Fibra mas na realidade é tudo cobre e conexão coaxial nos modens. Na Europa você não vê fios nos postes, é tudo subterrâneo. Além de ser 100% fibra. Duas coisas que vamos demorar para ver no Brasil.

Não é bem assim não, na Europa não é “100% fibra”, tem lugares onde ainda é ADSL ou cabo coaxial.

Sobre fiação subterrânea, vai ser a desculpa perfeita para as operadoras nunca modernizarem a rede e serem displicentes com a manutenção. Sempre vai dar muito trabalho, sempre vai exigir que interrompa o trânsito etc…

1 curtida

62% das conexões no Brasil já são fibra.

4 curtidas

Infelizmente se as leis não forem mais duras e aplicala não será possível se fazer nada nesse país daqui um tempo.

2 curtidas

Pra que prender se sabe que o juiz vai soltar no outro dia, eu to com a policia nessa, se sabe que não vai dar em nada melhor nem perder tempo preenchendo papelada.

E economizar na retirada da rede legada

1 curtida

Concordo que é frustrante pros policiais verem o juiz soltar os anjinhos, mas ainda é a função deles prender criminosos, e eles sabiam o que estava esperando quando ingressaram na profissão. Não dá para defender os caras ficarem parados, dentro da viatura e mexendo no Zap, em vez de patrulhar as ruas.

1 curtida