Operadoras denunciam roubo de 2,3 milhões de metros de cabos no Brasil

1 curtida

A empresa trocou a rede FTTC, que usa cabos de cobre do armário da operadora até as casas, pela FTTH, que usa fibra óptica — material que não é visado por criminosos como o metal — até o poste próximo à casa do cliente.

Isso quando não roubam os cabos de fibra achando que são cabos metálicos…

2 curtidas

Sabe qual a solução pra isso? Enterrar os cabos, mas pergunta pra Teles se elas querem fazer isso tbm.

3 curtidas

Aqui no RJ os maiores responsáveis são os traficantes e milicianos que roubam os cabos para fornecerem os próprios serviços de internet e tv a cabo infelizmente.

1 curtida

O jeito é acelerar a modernização dos cabos em uso — trocar cobre por fibra óptica. Desacredito que cabo óptico tenha valor relevante de revenda. Que todos os provedores façam suas partes para amenizar a triste situação.

Rola demais aqui no meu estado, literalmente dezenas de metros todo final de semana estão rompidos ao longo da região metropolitana.

O lado bom disso é que vai acelerar a substituição da rede de cobre.

Provavelmente sai mais barato substituir os cabos do que ter que enterrar tudo. Lembro que a uma operadora (acho que foi a TIM) aqui na cidade teve que cavar uns quilômetros quando estavam fazendo a instalação inicial. Se não me engano levou algo em torno de 1 ano e gerou uma dor de cabeça danada.

Na minha cidade, roubaram os fios de energia que estavam aterrados. A avenida ficou as escuras. Não entendo o que leva a um ser humano a fazer isso.

2 curtidas

É bem provável que seja isso mesmo.
Cavar e enterrar, além da mão de obra toda em si, talvez tenha um custo maior se precisar de manutenção (mais demorado, mais transtorno, mais custo, mas talvez menos frequente) e também deve ter muito mais trâmites burocráticos do que a alternativa atual.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.