Operadoras ainda podem cancelar números a vontade

2020, o mundo praticamente não vive sem a interconexão entre várias redes. Se você fizer o cadastro em x site, há possibilidade de ele pedir um número de telefone para verificação, e usar ele para login.
Mas você ficou exatos 3 meses sem colocar créditos, seja por falta de necessidade, por estar viajando e não ter sinal, ou o que seja, e sua linha foi cancelada. Todos os sites e aplicativos que você usava e que tinham verificação ligadas a esse número se tornam inacessíveis.
Você liga para a operadora, mas o atendimento ao cliente é muito ruim e acaba que você não conseguiu resolver nada e só se estressa ainda mais. Então compra um novo número e vai tentar resolver com todos os sites, um por um, para tentar recuperar o acesso.

Isso acabou de acontecer comigo, e não foi a primeira vez. É muito frustrante, além de consumir muito tempo. A ANATEL diz que “após 15 dias sem recarga, o consumidor pode ter sua linha suspensa parcialmente, e após 30 dias, a operadora pode rescindir o contrato”, acaba parecendo um tipo de extorsão, pressionando você a sempre dar dinheiro, independente se você precisar ou não.

Há alguma chance de isso mudar no futuro? De alguém, sei lá, do governo, ou até a população abrir algo contra a ANATEL, já que isso (pelo menos na minha impressão) parece ir contra o código de defesa do consumidor.

De qualquer forma, isso é mais um desabafo e uma reclamação contra essa empresas que oferecem serviços ruins a preços absurdos e acham que podem fazer de tudo (e graças as nossas leis, podem mesmo).

3 curtidas

Teve um podcast do tecnocast que falava sobre isso. Mas não lembro qual a edição.

Mas basicamente a operadora tem um custo para manter sua linha ativa e se você não está usando (pagando), está dando prejuízo. E a resolução da Anatel, protege mais as operadoras, que nós consumidores.

Porém o que tenho notado de reclamações de quem não tem pós pago, é que o comportamento da recarga mudou. Antes você colocava lá e ficava por semanas/meses. Hoje se você por em uma semana e não usar, quando chegar na aproxima e precisar, vai ter que efetuar outra recarga.

Já considerou migrar para o pós pago ?

3 curtidas

Estou neste exato momento com o meu número/chip da Claro cancelado, pela segunda vez.
A primeira vez foi em janeiro deste ano. Liguei para o atendimento da operadora e fui informado que eu não poderia ficar mais de 3 meses sem recarregar minha linha pré-paga.
Eu já não usava meu número para nada além de informá-lo como contato quando solicitado e para ter uma conta no WhatsApp, por isso só recarregava uma ou duas vezes ao ano.
Acho esse prazo muito curto, mas o que posso fazer? Vou ficar sem número mesmo, quando eu precisar, compro outro chip.

2 curtidas

Não posso considerar o pós por, além de não ter emprego, aqui onde tô morando mal tem sinal. Só tem sinal da Oi, que chegou no inicio desse ano e mal da de fazer ligação (fica cortando, até o cadastro é uma luta).

1 curtida

Como disseram, não tem muito o que fazer a não ser lembrar e recarregar sempre.
É o que eu faço com uma linha da TIM que eu tenho.

A não ser que tenham mudado, a TIM pelo menos sempre deu um prazo de 90 dias a partir da data do vencimento dos seus créditos e eles sempre avisam (quando você checa a validade dos créditos) a data limite pra você recarregar pra não perder a linha.
Na prática, isso significa que dá pra manter um número lá por 270 dias corridos pagando R$50. Isso porque esses R$50 possuem validade de 180 dias, mais os 90 extras de crédito vencido.

Na Oi, a validade das recargas é:

Abaixo de R$ 20 30 dias
R$ 20 a R$ 29,99 45 dias
R$ 30 a R$ 59,99 90 dias
R$ 60 a R$ 99,99 150 dias
R$ 100 a R$ 500 180 dias

Então a opção mais barata é a de R$30, que vale por 90 dias.

No caso da TIM, comigo acontece o que o @Douglas_Knevitz falou, meus créditos são consumidos assim que eu coloco porque eles mudaram como o plano pré-pago funciona e ficou uma porcaria.

3 curtidas

Sim… eles podem e eles fazem. Não sei onde está a surpresa… se tu ler os termos de uso/contrato, tudinho lá… (Tem mais coisa que leva à cancelamento de linha, se tu ler… e é perda do número mesmo. Nem adianta reclamar no SAC/Anatel, que eles não fazem nada, uma vez que a culpa é tua.)

As operadoras de telefonia móvel tem fins lucrativos, linhas paradas não são lucrativas. Tenta por 10 reais/mês ou migra pro VIVO Easy. Sério, usar o VIVO Easy não é tão caro, levando em conta que não tem prazo pra usar o que foi comprado.

De qualquer jeito, acho pouco provável que isso mudar. E nem faz sentido mudar. Você não compra um número, você o aluga. O número te pertenceu, sempre foi da operadora (até alguém fazer a farra de migrar pra outra e levar o número hahaha).

2 curtidas

Cada linha tem um custo de 30 reais/ano pras operadoras.

Não faz sentido manter uma linha que não tá sendo usada.

3 curtidas

90 dias sem colocar crédito e a operadora é malvada porque cancela a linha. Não acredito que sua situação esteja tão crítica a ponto de vc não poder colocar pelo menos uns R$ 10 a cada 30 dias pelo menos.

Não foi surpresa, como eu disse, foi só frustração mesmo.

Não tem sinal de nenhuma operadora senão a Oi aqui no momento.

Nunca disse que queria abolir a operadora de cancelar linhas, só acho o prazo muito curto. Como o @Wardz_de_souzA disse, 30 reais ao ano para manter a linha, se mantessem algo como um limite de gastar ao menos R$40 todo ano para não perder a linha, eu acharia melhor.

Como eu disse, não quase não tem sinal aqui, não faz muito sentido ficar colocando créditos. Quando eu morava em outra cidade até colocava em um mês ou outro, mas aqui não tem razão pra fazer isso. Se ao menos melhorassem o serviço, seria algo a se pensar.

2 curtidas

Tá então…

Acho que hoje a unica opção é o vivo easy, como não tem cobertura ai, a saída é recarregar 30 reais a cada 4 meses para manter a linha, pelo menos fica acumulando crédito no teu celular.

3 curtidas

Ai é dose… ser refém da Oi é de morrer. mas pensa pelo lado bom, Claro/Vivo/Tim tão querendo comprar pra dividir. Logo chega VIVO ai.

2 curtidas

Cada região vai pra uma operadora, então pode acabar na mão da Tim e sua velocidade baixa ou da Claro que adora uma cobrança indevida.

3 curtidas

Eu coloco o valor mínimo de 10 reais a cada 105 dias (30 dias c/ validade do crédito + 75 dias depois q os créditos “expiram”). (Na média dá uns 35 reais por ano). Uso TIM e ela já cancelou meu chip indevidamente, então eu fiz uma reclamação na operadora e anotei o protocolo, depois fiz reclamação na Anatel e anotei o protocolo, até aqui as vezes já resolve. Mas se não resolver o passo seguinte é o que eu fiz: com todos os dados em mãos fui a um juizado de pequenas causas e processei a operadora. No juizado de pequenas causas não precisa de advogado e a ação é gratuita! O resultado foi: a operadora teve q reativar o meu número em até 15 dias depois q dei entrada no processo e ainda ganhei a ação de indenização por danos morais só q esta demorou cerca de 1 ano pra sair. Enfim, corra atrás de seus direitos se vc achar q foi lesada. Tem quem diga " ainn, nossa, mas vc não tem 10 reais pra colocar por mês?" Tenho! mas meu dinheiro não é capim pra ficar dando pra operadora sendo q eu nem uso a linha pra ligação (tanto q tá com uns 200 reais de crédito acumulado lá), só a mantenho por causa do whats!! E não! não é questão de ter ou não dinheiro. É questão de Eu Escolher como gastar e quero gastar o mínimo possível dentro do que a resolução da Anatel me assegure a não perder a linha. Segue anexa a resolução da Anatel. :wink:
www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=348103&filtro=1&documentoPath=348103.pdf

8 curtidas

Sempre achei isso algo muito errado. Minha mãe já ficou sem acesso a conta do Facebook porque teve o número cancelado e não foi avisada disso, o novo dono da linha postou mensagens obscenas no Facebook dela, pois conseguiu fazer login usando o número. Isso é algo bem perigoso, pois a pessoa poderia ter usado a conta dela para pedir dinheiro aos contatos ou então usar as informações para outras coisas.

Minha insatisfação reside mais no fato de não ser avisado que o número foi cancelado.

Recentemente cogitei migrar da Tim para o vivo easy, que pelo menos até onde eu sei, já faz uma cobrança automática a cada dois meses no seu cartão para não cancelar a linha.

2 curtidas

Isso não é… tipo… ilegal?

Faz? De quanto?

VIVO Easy CANCELANDO linhas sem avisar clientes? A VERDADE - YouTube nesse vídeo é informado que a taxa de manutenção é 1,50.

Se não é ilegal deveria ser, pois é muito perigoso.

Nossa… tá ai um tipo de vídeo que eu odeio no YouTube…
5:41 de vídeo, e de tão enrolado que o cara é, só começou a realmente falar sobre o tema lá pelos 2:10… hahaha

Apesar de ser uma pilantragem sem tamanho da parte da Vivo de não informar o cliente do problema, aparentemente não é ilegal. Está tudo descrito no contrato que o cliente é “obrigado” a ler. Então isso meio que protege a Vivo e joga toda a responsabilidade no colo do cliente… Procon e anatel deviam fazer algo… acho…

Não achei o contrato mais recente, mas no de 2018 já tinha essa cláusula.


e

1 curtida

Acho que deveriam mudar as regras de pré pago, estipularem uma taxa anual pra manter a linha ativa. (não sei qual é o gasto estimado da operadora, mas sabemos que tem, até uns 20 reais por ano me parece justo)
Ai poderiam devolver isso em bônus pra quem costuma gastar, e pra quem não gasta esse valor fica pra cobrir o custo de manter a linha ativa.

Acho que até 60 reais seria justo. 5 reais/mês até que não é tanta coisa. hahaha