Operadora nos EUA oferece celular grátis para quem tem smartphone 3G

1 curtida

Nem VoLTE temos direito ainda, difícil falar em desligar redes antigas, e se desligar o 3g pelo menos sem telefonia o pessoal não fica, já que vai da pra continua usando o 2g, o contrario não acontece.
Mas tem de garantir que o 2g não tenha uma cobertura de sinal menos que o 3g, que isso não gere áreas de sombra.

Lá fora: As operadoras resolvem descontinuar o 3G e o usuário ganha celular

Aqui: As operadoras quando resolverem descontinuar o 3G, vão manter o 2G para não terem custos de celulares pros clientes… hahaha

2 curtidas

e pelo parque enorme de coisa M2M usando GSM.

Mas no Brasil a gente ainda tem a vantagem de poder usar equipamento multi-modo nas bandas mais comuns: 1 (1900/2100) e 3 (1800). Dá pra manter um naco de GSM ativo e ainda ter LTE (e possivelmente até NR) no mesmo equipamento na ERB.

1 curtida

Meu problema aqui em casa é achar um celular 4g de flip para idosos, os telefones ainda são tudo 2g já que são usados exclusivamente para voz, espero que mantenham o 2g por pelo menos uns 10 anos ainda kkkkkkk

Os poucos que existem são puro chinésio e não vendem no Brasil. Tem também o Nokia 2720 Flip com KaiOS (que também não é grande coisa).

Tá ai um celular que serviria pros meus avós, atualmente eles usam um DL YC-130, mas enquanto não matarem a rede 2g vou continuar no modelo atual (isso me lembra, tenho de comprar um de reserva antes que saia de linha).

Pena que TAMBÉM não vende no Brasil. E se importar vai sair caro.
Fora que sem suporte oficial, duvido que VoLTE funcione, especialmente na Vivo.

1 curtida

queria ter um, mas não acho em lugar algum

Existem problemas na descontinuidade do 2G e do 3G no Brasil. No 2G existe um grande parque de maquininhas que operam ainda sobre a rede 2G, fora os celulares de marcas como Multilaser e Positivo que custam na faixa dos 200 reais. Teria que haver uma substituição das máquinas por máquinas que suportam o 4G ou o Wi-Fi para isso.
Já no caso do 3G, a descontinuidade seria mais fácil, uma vez que o padrão é visto em smartphones antigos e que já pifaram, apesar de ainda hoje vc encontrar smartphones de entrada que não suportam o 4G, como alguns da Positivo ou da TCL.
Mesmo no 4G, existem ainda smartphones que não suportam VoLTE ou voz HD, principalmente celulares de 2015 para trás.

Isso porque o custo de um celular de entrada aumentou bastante no Brasil. Um celular razoável em 2015 custava entre 400-500 reais. Hoje, sai por mais de 1500 reais. Um celular de entrada saia por 300 reais em 2015. Hoje, um custa cerca de 800 reais. Não é à toa que o mercado de celulares usados e o mercado cinza voltaram a crescer, pois o smartphone tem uma vida útil mais curta e um elevado índice de desvalorização em modelos intermediários ou básicos.

Filho… tu não quer que as operadoras troquem o celular por um Note 20 Ultra, né? Dá uma olhada qual o celular que foi dado lá… foi dado um celular bem básico de 35 dólares. O que em conversão atual daria 350 reais. (conversão direta daria metade)
E esse nem é o custo para as operadoras, é o preço do varejo (que inclui lucros).

1 curtida

Vocês já tentaram fazer eles usarem smartphone? Meus avós se adaptaram muito bem aos smartphones, inclusive minha avó nem quer tomar vacina por causa de vídeos que ela viu no WhatsApp. Você pode mandar pra ela um vídeo de 10 minutos que ela sempre vai ver até o fim.
Ela tem dificuldade pra digitar, mas sabe escrever “bom dia” e mandar áudio.
Meu avô usa menos o celular e está vacinado.

E ele apelou dizendo que um celular básico custa 800 reais. Tem celular por 450 reais que nem é tão ruim, tem 32gb, roda bem melhor que um básico de 2015 que tinha 8gb de memória interna e câmera frontal VGA.
E nós temos por 1600 o Galaxy M51 que está longe de ser um celular razoável, na verdade é um ótimo celular.

Eu trabalhei em uma operadora no Brasil em 2016, quando o 4G já era algo comum. Na época as antenas 4G estavam com poucos usuários e as 3G continuavam sobrecarregadas, simplesmente pq uma grande parte dos usuários não tinha um aparelho compatível com o 4G ou o aparelho até era compatível, mas o chip não era (felizmente no 5G não teremos que trocar o chip).
Foi criada uma campanha para os usuários irem até uma loja e trocarem o chip gratuitamente, aos poucos a base de usuários foi migrando pro 4G.

Existem países onde eles eliminaram completamente o 3G e mantiveram o 2G, em outros eles eliminaram o 2G e mantiveram o 3G.
As operados acabam mantendo uma rede para voz, pois o VoLTE ainda não é realidade para muita gente. Nem todo smartphone 4G tem VoLTE e os que tem, alguns estão com o VoLTE desativados.

Só de exemplo o A01 da Samsung que aqui cust 600, lá fora você encontra como aparelho descartável, por menos de 30 dólares.

Então para as operadoras fazerem um white label aleatório e comercializar ou ofertar para clientes é viável.

Eu preferiria que tivesse e ainda condicionassem a aparelhos com e-SIM. A pessoa já vai ter que adquirir um aparelho 5G, que ao menos isso servisse para acabar com essa coisa de chip físico.

No mundo ideal você compraria o aparelho, baixaria o app da operadora que quer, contrata o plano e pronto, tudo sem sair de casa. Adeus chip físico.

2 curtidas

Preço de varejo, não custo para as operadoras.

O meu avô não lembra de carregar a bateria do celular dele nem de colocar créditos, e olha que nem tem de fazer isso todos os dias, seguido ele sai e deixa o celular em casa, então nem faço questão de gastar dinheiro com algo que sei que ele não vai usar, eles passam a maior parte do tempo cuidando da horta e das galinhas (vantagens de morar no interior).
É um estilo de vida bem mais saudável que fica lendo fakenews no celular, pena que não está disponível para todos.