Operadora é tudo palhaçada mesmo ou eu não entendi como funciona o Sync com o relógio?

Fala pessoal!

Preciso documentar isso para entender se eu sou o palhaço, se as operadoras são um circo ou se ainda há simplesmente algo errado na história. Alguém passou por algo assim e/ou tem alguma dica do que fazer?

Comprei um smartwatch da Apple com a função celular no início do ano e fui até minha operadora (Vivo) para entender como ativar.

Já tinha visto o site do eSIM e Vivo Sync (https://www.vivo.com.br/para-voce/produtos-e-servicos/para-o-celular/esim) e o que eu entendia até então para funcionar o Vivo Sync:

  • Precisa de eSIM
  • Precisa ter plano Pós
  • Vivo Sync é gratuito

Eu estava no Vivo Easy até então e chegando na loja do shopping me informaram que eu precisava criar o eSIM (que era gratuito) e contratar um plano Pós pra isso (mínimo de R$109) para estar apto ao Vivo Sync. Os +120GB me interessaram e iniciei o processo, solicitei o eSIM e migrei para Pós.

O eSIM funcionou normalmente depois de ± 2h mas nada do Sync funcionar!
Voltei alguns dias depois pedindo suporte, expliquei que não estava funcionando o Sync e a funcionária abriu um chamado para a Vivo, segundo ela. Ela disse que também seria bom esperar a primeira fatura chegar para garantir que eu “estaria migrado para o Pós”.

Mais de mês, Sync não funcionando voltei na loja e falei com a gerente que disse que teria que entrar em contato com o suporte dela que seria de outra cidade e que no momento não conseguiria resolver. Ela me chamou via WhatsApp para que eu não precisasse continuar indo até a loja para resolver. Mais de 1 mês se passou e ela nunca respondeu 1 mensagem que eu mandei questionando. 110% ignorado.

Fui em OUTRA loja. Ali me informaram o seguinte!

  • Vivo Sync precisa de 2 linhas distintas. Pra isso eu teria que contratar um serviço para o telefone + um serviço para o relógio + taxa de uso do Vivo Sync (QUE NÃO SERIA DE GRAÇA)
  • O plano Pós não seria obrigatório para o Sync, seria possível a partir do Controle ter o Sync. Como eu já tinha contratado o Pós teria que manter a fidelidade de 6 meses antes de mudar para controle (caso fosse de interesse).
  • Que o valor para sair da loja com ele ativado seria ~200 reais (WTF) em fatura mensal (plano linha telefone + plano linha do relógio + taxa Sync).

Se passaram +3 meses só para eu ter um feedback deles.
Obs.: no atendimento via telefone ele sempre dizem que qualquer assunto sobre Vivo Sync tem que ser tratado exclusivamente em uma loja Vivo.

Eu não consigo entender como o discurso de operadora pode ser TÃO ABSURDO! Cada loja diz uma coisa, o site diz outra coisa ainda e o resultado sempre é frustração e serviço inadequado.

Eu sou o maluco de esperar que algo pudesse funcionar e eu poderia simplesmente pagar para ter o que é anunciado?

4 curtidas

Eu também saí de um Vivo Easy para um Vivo Pós, dentre outros motivos eu também queria fazer essa mudança para ativar o Vivo Sync no relógio (Apple Watch).

A migração para o pós foi um pouco conturbada, algumas coisas não funcionavam mas o gerente da loja Vivo foi muito prestativo, me ajudou e resolveu tudo (loja do Shopping Metrô Tatuapé em São Paulo).

Não sei te explicar tecnicamente o que fizeram, mas quando migrei para o pós parece que algo no meio do caminho “travou” e ele teve que fazer algumas alterações manualmente:

  • Durante uns 2 dias após a migração para o pós só ficava na rede 3G, até que procurei o gerente da loja, ele fez alguma alteração no sistema que me liberou o 4G e 5G.
  • Depois disso reparei que não estava funcionando o VoLTE nem o WiFi Calling. Falei com ele novamente e isso foi ativado.
  • Logo que vi que o Wifi Calling começou a funcionar, eu mesmo consegui ativar o Vivo Sync pelo aplicativo do Watch no iPhone.

Meu plano é o Vivo Total Pro (Fibra 500MB + Pós 50GB), que custa 199,99

3 curtidas

Mas tu precisou pagar algo adicionar para ter o Vivo Sync fora ter que assinar o Pós?

Eu já sofri muito com o suporte da Vivo.
Decidi contratar Vivo Easy para os meus pais, pois vale muito a pena pro perfil de uso deles e foi bem fácil.
Minha mãe falou pra minha avó e pediu pra eu ativar pra eles também e foi aí que começou o transtorno… Quando eu tentava ativar o Vivo Easy pra eles, aparecia essa informação:

Quando eu ligava pro suporte da Vivo, cada atendente falava uma coisa diferente. Primeiro disseram que eu deveria cancelar o plano controle deles, depois de 1 dia tentar novamente (sendo que para minha conta e dos meus pais isso não foi necessário). Eu cancelei o controle mas continuava não funcionando.
Liguei umas 15 vezes pro suporte da Vivo, mas ninguém sabia explicar o motivo e nenhuma solução deles funcionava.
Decidi entrar em contato com a Anatel e fazer uma reclamação, então alguém da Vivo entrou em contato mas novamente não deu em nada…

Acabei ativando novamente um plano controle para eles, pois desisti de ativar o Vivo Easy. Talvez tenha sido porque as duas contas estavam em nome do meu avô, mas ninguém da Vivo me confirmou isso.

Outra história de terror com a Vivo:
Antigamente meu pai usava plano pós, eu fui olhar a fatura dele (que estava em débito automático) e estava sendo cobrados 2 planos, um que era o número dele e outro valor que era de um número que ele não conhecia, era um plano controle de 30 reais por mês.
Eu liguei pra Vivo e pedi para cancelarem esse número desconhecido, mas eles cancelaram o número do meu pai :face_with_spiral_eyes:

Quando o celular do meu pai parou de funcionar eu comecei a ligar e pedir pra reverter isso, mas disseram que era tarde demais e que meu pai teria que fazer outro número.
Desliguei e fui falar com outro atendente, esse outro disse que seria possível reverter isso, mas que ele teria que ir em uma loja da Vivo, porém, na cidade que meu pai mora não tem loja da Vivo.
Tive que ligar mais umas 5 vezes até conseguir falar com alguém que entendesse a situação e fizesse um esforço pra me ajudar, então reverteram a solicitação e reativaram a conta do meu pai.

3 curtidas

São. E geralmente fazem a gnt de palhaço XD

3 curtidas

Nenhuma cobrança adicional, as informações que você viu no site estão corretas.

2 curtidas

as lojas da vivo tem de dois tipo, loja própria da Vivo e loja franqueada, a diferença é que uma é mais limitada que a outra.

mesmo assim, faz uma reclamação na Anatel e no Consumidor.gov.br, porque vc vai ter que continua insistir até conseguir

6 curtidas

Nesse caso, reclama no Procon ou Reclame aqui questionando isso. Eles resolvem super rápido. Se mencionar pequenas causas… nossa, instantaneo. hahaha

2 curtidas

O regulamento fala em 3 planos por CPF e só poder usar o mesmo cartão em 3 assinaturas. Será que não caiu numa dessas regras?

1 curtida

Ele só tinha 2 planos, eu até abri o aplicativo da Vivo e verifiquei todos os números cadastrados no CPF dele.
E não estava usando o cartão para o plano controle, pois era pago via débito automático.

E como eu disse, ninguém da Vivo soube informar o motivo de não aceitarem ele no Vivo Easy.

Regra básica para lidar com operadora: fala uma vez com o SAC e já parte para a ouvidoria. Se não resolver, Anatel.

2 curtidas

Na claro voce consegue ativar no pre pago ,porem com outro numero ou seja o numero do smartphone transfere a chamada para a linha pre paga do Watch.

Isso também aconteceu comigo quando fui tentar ativar o Vivo Easy no número do meu pai.

A solução que eu achei foi comprar um chip novo, ativar o pré-pago, fazer uma recarga de créditos mínima, pedir para transferir o número antigo para o novo chip, aguardar 1 semana e então solicitar o Vivo Easy no app.

Fiz isso com outros 2 números com sucesso. Agora se foi sorte ou coincidência não posso confirmar.

Eu recomendo sempre ir numa loja própria se possível. Em todas as franqueadas que passei foi uma decepção total: esperei por horas, meu problema não foi resolvido e ninguém sabia de nada.

Não posso confirmar o procedimento do vídeo abaixo, mas me passou um aspecto de correto, e parece bem diferente disso que lhe foi dito:

No geral as lojas das operadoras tem um atendimento direcionado mais para as atividades comuns, onde boa parte dos clientes se encaixam.

Ter um Apple Watch no Brasil já faz você ser parte de um nicho, um modelo com sinal de celular lhe coloca na exceção da exceção, onde certamente o atendimento “normal” vai ter dificuldades em lhe auxiliar.

Nestes casos é contar com a sorte de pegar um atendente mais treinado no call center, chat online, nas redes sociais oficiais da empresa ou até no ReclameAqui para lhe oferecer uma solução melhor.

Maluco não, porque no mundo que funciona, o mínimo que você espera quando compra algo é que aquilo funcione como você esperava ou deveria.

Mas aqui é o Brasil, né? Vivemos num universo paralelo da realidade. Com isso em mente, eu antes de fazer qualquer coisa prefiro ver o que outros já tentaram antes de mim. Ai consulto o velho Google e o bom YouTube para me informar melhor e já chegar preparado.

É claro que ainda assim sou pego por surpresas, mas usando essa estratégia reduzi bastante meus aborrecimentos e prejuízos com tudo nessa vida.

concordo contigo, só que tem um detalhe, as lojas franqueadas não tem acesso ao sistema interno como as lojas próprias, o problema é só adivinhar qual é da região, da vivo e Tim eu já sei, já a claro não e nem quero saber

Eu nem sabia que isso era possível, mas veja só que transtorno a Vivo causa por causa de um plano que eles nem sabem explicar o motivo de não ser aceito.

Eu trabalho na Vivo, realmente o Vivo Sync (espelhamento do chip no Apple Watch) só é possível no plano pós, já o esim é gratuito pra qualquer linha (pré, controle ou pós). O Vivo Sync só funciona caso o seu chip seja esim no seu aparelho. Já em questão de funcionamento, são os funcionários que são limitados/não sabem trabalhar e acabam confundindo tudo, seja loja própria ou revenda. Eu trabalho na revenda e sei fazer todos os procedimentos que qualquer loja faz

2 curtidas

UPDATE DEPOIS DE MUITO TEMPO!

Depois da última vez que fui na loja onde contratei o plano Pós (com o objetivo de ativar o Vivo Sync) e a gerente mais uma vez fez pouco caso de tudo e disse que não teria como me ajudar, resolvi abrir um chamado no Consumidor.gov - o contato da Vivo demorou e a plataforma fechou o chamado sem nada ser resolvido.

Como última tentativa fui no PROCON da minha cidade, eles me colocaram em contato direto com um setor da Vivo que recebe solicitações exclusivas de PROCONs.
Teve um funcionário que ficou cuidando desse caso e me deu todo o suporte. Fizemos alguns testes e de fato, toda a configuração do telefone já estava feita, meu plano de fato era elegível para o Vivo Sync, meu eSIM estava funcionando bem mas ainda havia algo do lado da Vivo com problema. Ele precisou de suporte de outro time dentro da Vivo.

Conversamos via email e telefone e em ± 10 dias corridos (do dia que fui no PROCON) resolveram o problema que não liberava o Vivo Sync na minha linha e foi possível fazer a ativação no app do Apple Watch.

Resumo da minha experiência: se algo não der certo, melhor pedir ajuda no PROCON direto.

3 curtidas

Outra coisa que eu percebi, depois da correção para fazer o Vivo Sync funcionar no relógio, aparentemente o Wi-Fi calling começou a funcionar corretamente no meu telefone. Outras coisa é que mesmo no eSIM, meu telefone nunca aparecia o 4G no canto, apenas 3G, agora já aparece o 4G.

Imagino que a correção feita foi nesse sentido de habilitar todas as funcionalidade do 4G como rede, Wi-Fi calling e por resultado o Vivo Sync.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.