Opensignal: Vivo tem melhor download; TIM e Claro ganham no sinal 5G

Isso pra mim, só resalta o baixíssimo nível de investimento em melhorias por parte da Claro, afinal, é incrível que a diferença entre ela e a Brisanet (operadora regional) seja mais próxima que a diferença para as outras duas nacionais!!!
Mas, não poderíamos esperar algo diferente, da operadora que até hoje não liberou VoLTE para toda sua base, e que até hoje, “ilude” (usando um termo bem amistoso) clientes que compram a Claro Fibra+, que na vdd não leva fibra de vdd até a casa dos clientes (diferente, das 3 concorrentes citadas na matéria, Vivo, TIM e até a Brisanet)!!!

3 Likes

E a franquia ó vídeo do Professor Raimundo

1 Like

Apesar de concordar com vc, no que diz respeito a VoLTE (e após ligação, qd o sinal cai pra 3G, às vezes não retorna pra 4G/5G), a Claro, pelo menos em São Paulo, tem substituído o coaxial pra FTTH. Recentemente, depois de muito relutar, autorizei passarem a fibra no meu apartamento.
Mas, correto, em alguns lugares a fibra vai apenas até o poste.
Mas o que mais me incomoda é realmente a falta do VoLTE pra quem não é pós pago.

Infelizmente, nem no meu apê em SP (bairro do Brooklin), nem no meu cantinho lá no Rio (Barra da Tijuca), a Claro usa FTTH, é sempre HFC/coaxial).

Sim, a Claro, mesmo sendo uma das redes com mais torres “legado” (já que além da infra própria, tem a rede que herdaram de parte da Oi, e da compra da Nextel), é uma das que menos investe em modernização dessa rede!!!

1 Like

Eu aqui todo dia que entro em prédio, shopping, ou no meu condomínio sofrendo com 3G (em pleno 2025) da Claro, pra ela ganhar em teste de confiabilidade. É demais viu

Edit: a Brisanet dando um show em quesito cobertura enquanto uma multinacional como a claro mil vezes mais rica passando vergonha com meros 200 e poucos municípios

6 Likes

Disse tudo kkkkkk
A Cearense (terra natal da Brisanet) dando um show em cima da multinacional Mexicana hahah

2 Likes

Isso é verdade. Qualquer indoor a Claro desce pra 3G, às vezes pra 2G.

1 Like

Agora falando da matéria, estatisticamente, são muito pouco representativos esses números em nível nacional.

Tecnologia celular se avalia no micro, um bairro, um trecho de cidade.
Eu não levo muito em consideração essas avaliações da OpenSignal, simplesmente porque em nível macro não faz muito sentido.

4 Likes

Como a claro ganha se aqui nem pega 5G da Claro. Tem 4G da Tim e vivo menos da Claro

1 Like

tinham de separar pelo menos por DDD, assim cada um consegue verificar a região que costuma andar mais.

5 Likes

Emerson, você mora onde?

Não faz sentido esse lance das franquia serem tão baixas. A rede 5G foi feita para suportar mais pessoas e quando a franquia acaba, o brasileiro médio não compra pacotes e nem faz recarga.
Aiai falta consistência na administração dessas operadoras.

Mas a franquia não é só para onde tem rede 5g, ela é para onde o pessoal usa 4g e as vezes até 3g.

Se liberarem de alguma maneira as operadoras oferecerem franquias exclusivamente para rede 5g, cortando o sinal nas outras redes, ai sim daria pra aumentar mais as franquias.