OpenAI impõe restrições no gerador de imagens e "bloqueia" Studio Ghibli

Pior que o negocio ficou bom hein, vão matar o veio Miyazaki do coração.

4 Likes

Eles fazendo o básico pelo menos uma vez.

Achei até estranho eles reclamarem só agora zpq é pela Open AI…
Já existem várias IAs que fazem isso a muito tempo não só nesse estilo, como qualquer outro que você possa imaginar.
Isso vai ser uma grande guerra pelo jeito

Isso foi mundial, ou localizado no Brasil?
Porque ontem era só isso nas threads…

Gostei muito da imagem de capa da matéria.

Mas vemos mais uma vez a possibilidade de a OpenAI, ou qualquer empresa desenvolvedora de “IA”, de armazenar conteúdo pirata.

Pois se o autor do studio não gosta dessa ideia, provavelmente ele não venderia o direito de usar sua arte.

Vai acabar virando aquelas misturas de foto com desenho toscas, que qualquer editor dos anos 90 fazia.

1 Like

Acho que foi mundial. Tinha até 9 de setembro Ghibli style kkkkk

Do jeito que Miyazaki é, ele só tirou o óculos, respirou fundo, pegou um cigarro e falou que vai se aposentar novamente.
Ele não tem vontade de viver nesse mundo caótico que vivemos ultimamente, onde a arte humana está sendo sobreposta por inteligência artificial.

Imagine ver o seu traço, o mesmo que fez a marca de um estúdio, sendo replicado pela internet a fora com inteligência artificial e inundando a internet com isso.
E se você reclamar, vem um bando defender “é o futuro, é igual hydra, você não vai conseguir parar, arte digital foi assim mesmo e blá blá blá”

Simplesmente pior linha do tempo.

6 Likes

Eu particularmente não sei o que é esse Studio Ghibli ou quem é esse tal de Miyazaki (embora eu seja “nerd” eu sou totalmente ignorante quanto à esse lance de “animes” e afins hahah), mas vou deixar meus dois centavos sobre isso.

O bloqueio soa ser um típico “bloqueio Scunthorpe”, isto é, bloqueia-se pela presença da exata palavra-chave. Há uma IA mais primitiva entre o cliente e a IA generativa que é programada para varrer tanto a entrada (o prompt, ou a imagem-referência quando img2img) quanto a saída (a imagem resultante da IA generativa) a fim de detectar a presença de um ou mais itens de uma “blacklist”.

Acontece que esse estilo não é necessariamente só chamado de “Ghibli”. Alguém bem versado em artes poderia descrever, detalhadamente, as características fundamentais desse desenho que, quando fielmente reproduzidas, levariam ao exato mesmo resultado.

Vou dar um exemplo: se eu pedir pra um LLM gerar “um código usando uma sintaxe que use o nível de identação ao invés de blocos ou curly braces, use a keyword “import” para uso de bibliotecas nativas ou externas, use “None” ao invés de “null”, use list(…) para fazer casting de algo para array, etc, etc”, é similar a pedir para gerar “um código em Python”. Se bloqueassem o termo “Python”, seria só descrever tim-tim-por-tim-tim cada característica que faz o Python ser o Python.

Um exemplo mais voltado à arte generativa: já cheguei a requisitar imagens góticas, envolvendo memento mori, ocultismo e até mesmo gore. Muitos termos relacionados a tais subgêneros são barrados (como “bleeding”, “cadaver” e outros que podem soar tão mais “sensíveis” que não vou detalhar) e até termos “inocentes” como “Kali”, “Lucifer”, “Lilith”, “Baphomet” e similares, alegando “preocupação” do modelo para com “possíveis representações envolvendo intolerância religiosa” (principalmente, nos LLMs, o Claude, que definitivamente não “se sente confortável” em falar sobre demonolatria, mas segundo as pessoas na internet é só o DeepSeek que tem censura rs). Mas, por exemplo, ao invés de “sangue”, um resultado similar é conseguido com os termos “mancha escarlate” ou “espesso líquido carmesim”.

Se não posso falar o termo “A Morte”, uso frases-sinônimos como “uma figura cujo rosto é puramente craniano, portando uma ferramenta usada na colheita, vestindo uma túnica escura”. Se não posso falar “Baphomet”, vou falar “uma figura andrógina com cabeça e patas de bode, características hermafroditas, sentando-se com as pernas cruzadas enquanto uma de suas mãos está totalmente levantada e a outra mão está totalmente abaixada, com a Lua e Sol visíveis de cada um de seus lados”). Se não posso falar “Lilith”, vou falar “uma figura feminina ruiva com rosto de coruja e vestido escarlate”, e assim por diante…

Acho que deu pra entender. Meu ponto é o seguinte: censuras como essa só fazem estimular e melhorar a criatividade linguística das pessoas, levando a prompts cada vez mais difíceis de detectar e filtrar sem acabar barrando coisas nada a ver. E isso se consegue literalmente em qualquer modal e em qualquer área do conhecimento humano, como artes, música, literatura, etc. Isso que não falei sobre os “modelos open-weight” mas isso são outros quinhentos…

Em resumo: alguém uma hora vai descobrir um prompt que resulte no mesmo estilo desse tal de “Studio Ghibli” e o bloqueio do termo exato vai sair como um tiro pela culatra dessas empresas de LLMs.

3 Likes
1 Like

Os caras conseguem destruir um serviço do dia pra noite…

Eu nem ligo pra ficar fazendo imagenzinha de desenho…tem app ai que faz tão bem quanto. E app de IA tô muito satisfeito com o DeepSeek.

Grandes marcas preferem talento autoral e não apenas a repetição sistemática. O mercado vai precisar de consumidores com salário e poder de compra. Dinheiro artificial não será aceito.