Open Banking e transferência instantânea no Brasil em 2020

Continuando a discussão do Carteiras Digitais vão substituir cartão de crédito no curto prazo?:

Ao que tudo indica, ainda esse ano teremos Open Banking e transferência instantânea no Brasil. Isso deve aquecer ainda mais o mercado financeiro como um todo, incluindo as fintechs.

Abaixo posts da economista-chefe do Banco Inter no Twitter sobre o assunto.

7 Curtidas

Eu acho incrível como o Brasil está/é evoluído nesse caso de transferência de valores e pagamentos digitais comparado com outros países lá fora. :flushed:
Pena que é só nessa vertente :sweat_smile:

5 Curtidas

E pensar que há algumas décadas o Brasil era um terror financeiro… :joy:

1 Curtida

O bom é que estão querendo taxar essas transações.

SPOILER: a frase acima contém ironia.

3 Curtidas

O Brasil foi obrigado a evoluir, nossa inflação galopante tornava inviável movimentações financeiras que durassem dias.

Hoje o sistema bancário brasileiro é um dos, senão o mais ágil do mundo.

5 Curtidas

Excelente notícia ! realmente é um área que está evoluindo muito rápido.

1 Curtida

Quando conto para meus colegas americanos ou europeus sabem um pouco sobre como é banco no Brasil eles ficam supreendidos, principalmente pois lá é muito comum você ter uma conta bancaria pela vida toda (pois simplesmente tudo é cheque e quase todos tem as mesmas taxas) e aqui a gente literalmente abre uma conta por app.

10 Curtidas

#chegalogo. As fintechs agradecem!

1 Curtida

BTW, o @lucaslima publicou uma explicação bem completinha sobre Open Banking:

6 Curtidas

Trabalho em um Fintech do setor imobiliário e estou acompanhando de perto essas movimentações.
O open Banking é bem interessante, mas tenho minhas dúvidas sobre o formato que os bancos vão adotar pra essa “tecnologia”, acredito que a maioria vai fazer o minimo possível para ficar dentro da regulamentação, que, até o momento tem se mostrado bem simplória…
Já sobre o sistema de pagamentos, ele é bem interessante, as possiveis taxas me dão medo, mas as fintechs tem se movimentado pra evitar esse tipo de problema quando o sistema for finalmente liberado…

3 Curtidas

Para popularizar em definitivo o Open Banking e transferência instantânea, as fabricantes de smartphones devem em imediato ampliar o NFC para todos os tipos, do básico ao premium!!! Não pode ser tão caro assim!! Os cartões de crédito/débito idem!!

Cara, quando a transferência instantânea estiver pronta no BR eu vou ficar muito feliz… pois eu não vou ter aquela experiência de morar em cidade pequena e lembrar depois das 17h que eu precisava sacar dinheiro e não dá para fazer TED mais para alguma conta de banco que tenha como sacar aqui…

Mas o fato de taxar esses tipos de transação só vai fazer uma coisa: o pessoal vai voltar a usar mais a moeda física do que o digital… o que isso cheira? Retrocesso…

Mas acho (e espero) que não vai vingar as taxas sobre estas transações…

1 Curtida

Open bank e pagamentos instantâneos vão explodir em 2021.

Os bancos estão correndo, fazendo o possível e impossível em 2020 para ficar tudo pronto.

1 Curtida

Então, pelo formato atual (que ainda está em discussão) o sistema de pagamentos vai usar hashs unicas por usuário, que serão compartilhadas via QR, até o momento não se falou de forma profunda sobre o uso de NFC…
Já adianto que o Google tem colocado NFC como uma condição de licenciamento do Android, pode perceber que a maioria dos novos aparelhos estão vindo com essa tecnologia…

1 Curtida

Então, o Google exige que as fabricantes coloquem NFC como condicional para licenciar o uso do Android?? Que bom!! Somente falta que os básicos e certos intermediários tenham a mesma exigência!!

Novos sim… mas tá meio estranho, pq existem modelos aí que estão chegando sem a tecnologia…

Continuando a discussão do Open Banking e transferência instantânea no Brasil em 2020:

Não Exige ainda, mas dá um baita desconto no licenciamento… Outra coisa que dá desconto é tecla dedicada para a Assistente…

1 Curtida

E então, por que as fabricantes não empenham-se em pulverizar o NFC, já que o licenciamento fica mais barato colocando esta tecnologia e botão dedicado ao Google assistente?? Não entendo…

1 Curtida

Por que muitas vezes não compensa, principalmente em devices de baixo custo, explico:
O soc tem que ter capacidade de comunicar com NFC, alêm disso, a empresa tem que comprar e implementar uma antena/transmissor, homologar ela em orgãos internacionais, fazer testes, implementar os drivers, colocar traseira de vidro ou plástico, adicionar camada extra de blindagem na bateria… Embora pareça simples adicionar NFC a um espertofone, na realidade é um processo complexo, que por vezes (sobretudo em devices mais baratos) não faz muito sentido…

1 Curtida

Então, nunca verei um smartphone basicão com NFC??

1 Curtida