OnlyOffice x LibreOffice: Qual é o melhor?

Qual é a vantagem do OnlyOffice em relação ao Libre? Nunca tinha ouvido falar.

A compatibilidade de documentos com o Microsoft Office é muito melhor no OnlyOffice, alguns ainda vão gostar por serem visualmente iguais. Porém perde em número de funcionalidades pro Libre Office. É questão de ver o que mais necessário pra você

Edit: adicionando mais algumas informações, o OnlyOffice é open source, gratuito para uso pessoal e você pode pagar para usar serviços em nuvem se precisar. Uma desvantagem que ouvi alguns falando é que não é eficiente para lidar com arquivos xlsx grandes

Também nunca ouvi falar desse OnlyOffice, mas uso o LibreOffice há anos, praticamente sen nenhum tipo de problema. Como ambos são gratuitos, acredito que o melhor a fazer é testar pra ver qual é melhor pra você.

Instalei o OnlyOffice Desktop pra testar… e sério, apesar da interface ser bem mais bonita, não gostei dele.
Ele demora bem mais que o LibreOffice para carregar (Ryzen 5 1600 AF, 4x4GB DDR4 2977 e SSD). Fico imaginando se eu instalar ele no meu PC mais antigo. Vai levar dias abrindo.

1 curtida

Então nem vou testar aqui pq eu uso APENAS um Core i3 de primeira geração em um Sony Vaio pra trabalhar com PJE e afins.

Me julguem, mas ele funciona muito bem com o SSD nele. Só dá umas engasgadas quando aciono o segundo monitor (sim, ainda tem isso).

O ideal seria tu testar, pode ser alguma peculiaridade do meu sistema que bugou ele aqui.

Comigo a experiência é o contrário em questão de velocidade (Core i5 7500, 2x8GBi DDR4 2600 e SSD). Os requisitos mínimos são bem baixos também:

Requisito minimo não quer dizer nada além que vai rodar…
Ps.: um Atom D2560 com 2GB de RAM já preenche esses pre-requisitos… porém mal roda o Windows 7.

Num Atom D2560 com 2GB de RAM você provavelmente estaria rodando o Windows XP. :man_shrugging:

O Atom D2560 é de 2012, o Windows 7 já havia sido lançado à 3 anos… hahaha

Curiosidade a parte, tenho um notebook antigo rodando Xubuntu que uso como servidor DNS aqui em casa. Ele tem um Pentium T4400.

Instalei os dois offices. No primeiro round o Libre abriu em uns 30s e o Only em menos de 40s. No segundo o Livre em uns 5s e o Only em 7s.
É um pouco mais lento, mas nem tanto

Xubuntu é uma distro super leve. Agora instala o Windows 10 e tenta pra tu ver a diferença. hahaha

Atualmente estou usando google docs para uso basico atende muito bem nao precisa instalar nada e funciona tanto no computador quanto no celular.

entre os dois, ficaria sem dúvida nenhuma com o libreoffice. Melhor, mais estável e com muito mais material de apoio.

Colocando mais um na jogada: e o FreeOffice?
Versão 2018 é gratuita, sem restrição, só precisa ativar com um serial que enviam por email.
Não é opensource, mas não sei na prática como se comporta com compatibilidade e performance. Primeira impressão foi boa.

Melhor em quê exatamente?
Porque vai depender muito do seu uso. Se você trabalha muito com docx ou xlsx o LibreOffice perde em compatibilidade.

Ja testei ele, parece bom também. Se não me engano tem algumas funcionalidades disponíveis apenas na versão paga. Mas pra uso normal e buscando compatibilidade é uma boa opção

Justamente por ter melhor compatibilidade com xlsx e docx.

O LibreOffice desformata esses arquivos, como assim? Usava desde quando foi lançado e sempre deu problema nesse quesito.

Comigo era o contrário.

Uso no Ubuntu o only wps e libre, me dou bem com todos, mas o libre é melhor pra mim

1 curtida