OnlyOffice 7.3 traz vários recursos para enfrentar Microsoft 365 e LibreOffice

1 curtida

Isso é um post patrocinado? Curiosidade. Mas faltou falar que quem está por trás é uma empresa chamada Ascensio System SIA enquanto o Libreoffice é de uma fundação sem fins lucrativos chamada The Document Foundation. Nada impede que o OnlyOffice insira linhas de código do Libreoffice no seu produto e vice-versa. Assim como o Apache OpenOffice.

2 curtidas

Se ele já apresenta menos erros de formatação de texto que o LibreOffice abrindo documentos .DOCX, já tem alguma vantagem.

3 curtidas

Com certeza, para mim concorrência é sempre bom. Ainda não testei o serviço, não o conhecia até então. Se for bom, torço que faça sucesso.

1 curtida

O dia em que o LibreOffice adotar de vez a interface do Microsoft 365 posso mudar de ideia.
O OnlyOffice parece muito visualmente com o Word, o Excel e o PowerPoint, o que já é um ponto positivo da suite.

6 curtidas

Não está claro na matéria, mas imagino que por ter uma versão open e gratuita, seja apenas uma recomendação haha, mas ai só quem postou pode confirmar.

Bacana, mais ótimas opções para quem não está afim de pagar pela suite da Microsoft.
A suite do Google também está bem interessante e é uma ótima opção. Apesar de usar a suite da Microsoft, eu sempre dou uma conferida no Google de tempos em tempos (apenas por curiosidade mesmo).

1 curtida

Conteúdos patrocinados são devidamente sinalizados no Tecnoblog.

Apesar de não ser tão conhecido, a suite de apps que rivaliza com o LibreOffice já está a bastante tempo no mercado, sendo mais popular em distribuições Linux.

Pelos vídeos que eu vi, ele parece lidar melhor com os arquivos oriundos da Microsoft, então pode ser uma alternativa interessante para quem vive nos dois mundos.

1 curtida

Não só para não quem não quer pagar, mas também para distribuições Linux onde a Microsoft sempre se mostrou resistente em liberar a suíte (O que é óbvio, principal ferramenta corporativa dela, liberar para seu principal concorrente em ambientes corporativos é correr risco de diminuir a incidência do Windows em um mercado lucrativo).

Apesar de pagar o MS365 por causa do OneDrive, eu acabo preferindo a suíte do GDrive. Acessível de qualquer lugar e muito completa.

1 curtida

o dia q o libreoffice mudar de interface tô ferrado, me perco todo com a interface do ms office, acho bem confusa aquelas abas.
ps: uso o libreoffice desde quando ele se chamava staroffice, muito raramente abro o ms office no trabalho.

A pergunta de 1 milhão de dólares: Qual é a melhor suite para fazer um TCC? Onlyoffice ou libreoffice? O meu eu fiz no word para não ter erro, porque tinha que mandar quase todo dia para o orientador (que usa windows e microsoft office) e no TCC a formatação tem que estar perfeita. Se a suite alternativa passa no TCC, então acho que o resto é mais tranquilo.

1 curtida

Esse é o Office que usam naquele site de fãs?

1 curtida

Fiz minha dissertação de mestrado no OpenOffice. Isso por volta de 2005, 2006.

Hoje, usaria o MS Office por comodidade, mas certamente o LibreOffice deve atender, até com mais recursos que até hoje o Google Docs não tem.

O problema, que continua até hoje, é esse intercâmbio entre suites diferentes. Sempre se perde algum detalhe de formatação.

Pra mim, foi mais prático fazer no LibreOffice. Até porque, a faculdade já tinha disponibilizado o template em ODT (eles não usavam softwares proprietários com os alunos, até as máquinas eram Ubuntu).

Na pós, passei a usar o GDocs, que inclusive, tem vários addons legais para documentos de monografia e tese científica.

Na real, dependência do Word é só do serumaninho que não quer ter que aprender a usar outro software. Porque não tem nada que não dê pra fazer no LibreOffice ou GDocs.

Na verdade, fica um adendo, para abrir csv o LibreOffice é mais ágil, além de conseguir trabalhar com arquivos gigantescos que o Excel não consegue.

1 curtida

Se perde porque a galera insiste em usar DOCX, o problema não é a suíte, mas o formato proprietário da Microsoft que é feito para, justamente, dificultar essas migrações.

Mesmo usando GoogleDocs hj em dia, ainda salvo tudo em PDF ou ODT que garantem maior compatibilidade.

1 curtida

A minha facul disponibilizou o modelo do tcc em docx. Não tem jeito, é código proprietário com licença. Qualquer suíte de código aberto vai tentar contornar, mas para um TCC com orientador usando word e a banca também, vai ter alguma coisa que vai sair do formato padrãozinho infelizmente.

1 curtida

Muita gente que usa o office da Microsoft nem sabe o que é ODT e para piorar o sistema não abre automaticamente o odt no office, teria que selecionar manualmente para abrir lá. Então para o leigo que recebeu um arquivo em odt e só tem Office da Microsoft instalado, simplesmente diz que não conseguiu abrir. Aí você acaba convertendo para docx para que o destinatário leigo consiga abrir no pc dele sem problemas. Então nisso, o jeito é achar uma suite de código aberto que lide muito bem com os formatos proprietários da Microsoft, o que é quase impossível.

Exemplo: tem um familiar meu que tem windows com libreoffice e escreve no writer quase sempre para o trabalho. Mandava para o pessoal do escritório em ODT e não conseguiam abrir lá, então agora eu coloquei para que o writer dele salve por padrão em docx e não em ODT. Não tem jeito.

1 curtida

E é assim que a Microsoft mantém as amarras e crença que a suíte dela é a única compatível com tudo.

Sendo que na verdade, o que ela faz é manter um formato proprietário que dificulta a vida da concorrência.

E a galera ainda acha que estamos na “nova Microsoft “ é a mesma Microsoft de sempre, com táticas desleais e monopolistas. A diferença é que ela perdeu espaço no mercado e agora banca a santa onde ela não tem relevância.

Eu comecei meu TCC utilizando o WPS Office porque era o que mais se assemelhava ao que eu ja estava acostumado (MS Office), me serviu bem ate minha coorientadora começar a usar a ferramenta de comentário e revisão do MS Office, tive que voltar pra ele.

Verdade, tinha me esquecido do recurso de comentário do word. Nem sei se esse recurso funciona bem nos outros. O meu orientador também usava esse recurso.

1 curtida