Onde encontrar um processador para notebook DAVOS HP NX6120?

Bom dia! Eu concerto computadores, no meu bairro existe uns 4 que tambem fazem esse trabalho. mas nessa semana um cliente me vendeu um notebook ddr400 (hp DAVOS compaq nx6120 series HSTNN-105C) eu como tecnico das antigas, fiquei abismado pela conservação do produto, está perfeito! funciona uma belezura! fiz um upgrade mas alto dessa placa em memoria, colocando 2 gb de RAM, comprei um caddy IDE para sata e instalei um ssd de 32gb, ficou uma massinha de mexer nele, mas eu gostaria de saber se alguem me informa onde eu possa comprar um processador de maior potencia para ele (tipo- “Intel Pentium M processor 770 2.13-GHz, 533-MHz FSB, 2-MB L2 cache”)… por favor! eu agradeceria! estarei sempre olhando o topico em aberto!

Caraca… isso já tem ao menos uma década e meia… O slot disso ai é PPGA478 (Socket 478) ou H-PBGA479 (Socket 479).
Não acho que valha a pena manter uma maquina dessas, mas se tu quiser tentar, vai ter de comprar processador usado no AliExpress.

Ps.: fique atento ao TDP* do processador, que não pode ser muito mais alto que o atual… vai saber se o sistema de refrigeração dele vai aguentar um processador mais quente.

*EU SEI.

Obrigado!! mas eu amei ele… nao sei o porquer… e nem me pergunte que eu não saberei responder… mas eu coloquei o linux Zorin nele… e ficou fluente!!! queria um processamento maior que ja esta nele… eu acho que conseguirei… valeu pela dica… vou olhar no AliExpress…

Dá uma olhada qual é o socket usando CPU-Z. Esse processador parece ter sido feito para dois sockets diferentes. E até onde eu lembro, não existe uma compatibilidade entre o 478 e o 479. (Apesar da pinagem ser diferente, o 478 parece encaixar no 479 [mas não funciona]. Porém o contrário não é válido)

como usar o CPU Z no linux?? pois ele nao usa o windows… por conta desse processador one core!! eu instalei nele o linux Zorin… e ficou liso… mas no windows eu teria que instalar o windows 7 ultimate e torcer que o processador aguente os processamentos do w7…

instala um windows xp que vai rodar de boa nele.

mas não sei se tem processador dual core pra esse socket.

Achei algumas informações procurando sobre o processador na internet, em vez de sobre o notebook.

aqui tem alguns modelos de notebook com esse processador:

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Pentium_M/730_(Socket_479)_motherboards.html

e olhando um dos notebooks, eu cheguei a esse processador como o com clock mais alto pra esse socket.

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Pentium_M/780_(Socket_479).html

pesquisando nesse site tu vai ver outros modelos de processador e o comparativo de potencia entre eles e ver o que acha na internet pra vender, mas na melhor das hipóteses eu imagino um ganho de desempenho de 30%.

Tava olhando, do M 770 pro M 780, a diferença não é tão grande… O M 780 foi o mais rápido com socket 479.
No AliExpress tu vai pagar ~160 reais pelo M 780, esperar um mês ± e não ter um ganho real. Não sei se vale a pena.
https://www.aliexpress.com/item/32346372083.html

Acho que um desses deve funcionar:

dmidecode -t processor

dmidecode -t 4

x86info

Acho pouco provável. O primeiro dual core surgiu 2 anos depois do slot e foi o AMD Athlon 64 X2. O primeiro Intel surgiu quase 1 ano depois do AMD.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.