Se servir Aliexpress, lojas oficiais da Netac, Kingston, Lexar ou Kodak (que são de qualidade, a marca é devidamente licenciada, inclusive com essa informação no site da Kodak).
Pen drive e cartão de memória são coisas que não dá para comprar sem procedência. Até tem outros vendedores honestos no Aliexpress que revendem essas marcas, mas melhor nem arriscar, a diferença no preço é pouca (ou às vezes até mais caro).
Nunca tive problemas indo nessas opções.
Loja oficial Lexar
Netac Official Store
Kodak Official Store
Kingston Official Store (infelizmente só acessa por meio dessa opção de Choice, clica no nome da loja que você vê os outros produtos, e confirma se é vendido pela Kingston mesmo porque na lista aparece produtos de outros vendedores) https://a.aliexpress.com/_mNXJYWc
Os cartões da SanDisk são ótimos, mas são disparados o com maior número de réplicas/falsificações. No entanto, se você encontrar uma loja com boa procedência, costumam ser os com melhor custo x benefício…
Por falar nisso, alguém sabe como está a situação de qualidade hoje em dia dos HDDs mecânicos e SSDs?
Não muito tempo atrás, lembro-me que surgiu uma espécie de “criptomoeda” que era minerada através do espaço em disco, não lembro o nome. As pessoas hospedavam e disponibilizavam um espaço em disco em seus computadores, outras pessoas poderiam usar aquele espaço para armazenar coisas em nuvem de forma criptografada, e o proof-of-work/proof-of-stake gerava as criptos pra quem hospedava esse espaço. Muita gente (e muita gente mesmo!) comprou TBs e TBs de HDDs e SSDs porque quanto mais espaço, mais “grana”.
Só que como todo hype de criptomoeda nova, uma hora isso aí foi pro brejo, e sem ter o que fazer com dezenas de terabytes em HDDs e SSDs, muitas dessas pessoas passaram a revender tais dispositivos de armazenamento, no que teve muita loja oficial vendendo como “novo” algo que já tinha um Wear Out gigantesco. Para piorar as coisas, parece que teve uma enchente, inundação, sei lá, em uma grande fábrica de HDDs, o que gerou escassez. Então, a chance de comprar um HDD “novo” e vir um não só usado, mas com alto uso por causa da cripto mencionada, era grande. Isso mudou, o mercado se estabilizou nesse sentido?
Disco rígido só restam 3 fabricantes no mundo inteiro, Seagate, Toshiba e Western Digital (WD). Qualquer modelo de HD interno/externo que você pegar, independente da marca impressa na caixa, vai estar utilizando discos de uma dessas três empresas, mas no geral todas elas entregam HDs decentes.
Já sobre SSDs, tem que pesquisar muito antes de comprar (única exceção, talvez, seja a Samsung, que tem fabricação própria de todos os componentes encontrados em um SSD, no entanto os modelos da marca costumam ser os mais caros).
Já para o restante, tem pelo menos uma meia dúzia de fabricantes de controladores diferentes, e uma variedade muito maior de fabricantes de memória NAND. Considere as possíveis combinações de controlador + NAND e o resultado são combinações quase infinitas, sem procurar por reviews e testes para saber se aquele controlador específico não tem algum problema quando usado com a NAND da fabricante X ou Y (por exemplo, o famigerado problema do MN-5236), fica difícil escolher…
Essa marca é uma loteria desgraçada… comprei vários TransFlashs dessa marca, metade simplesmente foi pro lixo depois de 15 meses. (mas ainda tenho uns 3)
Samsung é uma das única marca que eu colocaria a mão no fogo, e mesmo assim, ainda já teve aquele problema de firmware. A outra é a Crucial, da Micron.
Sério? Nunca tive problemas com os produtos deles, inclusive sempre recomendei sem nenhum problema também.
Mas a bem da verdade, das marcas que recomendei, a que prefiro para cartões de memória é a Lexar, tem bom custo-benefício e possui modelos mais avançados. Kingston também excelente e com modelos igualmente avançados, mas mais cara. Netac e Kodak são apenas modelos mais comuns, mas que nunca tive qualquer problema de desempenho e funcionamento com eles.
Da Netac tenho um de 512 GB que comprei em promoção plenamente funcional já tem uns 2 anos, mais ou menos.
Os SSD da Lexar eu confesso que desconheço. Os que possuo ou adquiri para pessoas próximas e até o momento sem problemas são Samsung (os melhores, porém caros, comprados no Brasil com boa procedência/lojas confiáveis), Kingston (alguns modelos com excelente CxB, inclusive com algumas promoções relâmpago nessa loja do Aliexpress que mesmo com imposto sai mais barato que comprar no BR), WD (linha black e blue, linha green e SanDisk básico deles tenho pé atrás) e Netac (linhas mais básicas, nunca usei um mais hi-end, embora conheça que um desses modelos mais tops apresentou problemas num lote).