Oi Móvel é vendida para Claro, TIM e Vivo por R$ 16,5 bilhões

Originally published at: Oi Móvel é vendida para Claro, TIM e Vivo por R$ 16,5 bilhões – Telecomunicações – Tecnoblog

Claro, TIM e Vivo compram Oi Móvel e concentram telefonia celular no Brasil; negócio precisa ser aprovado por Anatel e Cade

A cada ano que se passa, as pessoas estão dependendo menos de telefonia móvel, por causa do Wi-Fi. Então, eu não vejo com maus olhos o desaparecimento da Oi móvel. Não acho que haverá aumento de preço absurdo nos planos móveis.

Será mesmo que estão dependendo menos de telefonia móvel? Na minha percepção, de leigo, está acontecendo é o contrário, as pessoas usando cada vez mais internet móvel. Tá certo que a pandemia deu uma freada, mas num futuro próximo as pessoas voltarão cada vez mais pras ruas, na verdade isso já está acontecendo.

Mas claro, minha opinião apenas de usuário mesmo. Seria bem legal ver alguma matéria nesse sentido do @LucasBraga, impactos no mercado e coisas relacionadas.

5 curtidas

Ainda bem que essa base de usuários não virá pra Claro aqui no Estado.

É justamente o contrário.
Com a melhoria das redes móveis, cada vez menos é necessário o wi-fi para o dia-a-dia
E com o 5G no futuro será menos ainda.
A tendência é de desaparecer o conceito de Internet fixa e Internet móvel.
E tudo ser móvel.

5 curtidas

Pessoal chora tanto que não se tem mais operadoras no Brasil pelo cartel da Anatel, tava ai a oportunidade de uma estrangeira entrar no Brasil e ninguém deu um pio, isso só prova a minha teoria que o que falta é interesse e não impedimento da Anatel de mais uma estrangeira operar aqui.
Isso também vale para a internet fixa, mas pelo menos nesse segmento os provedores regionais tem dado um show.

4 curtidas

as açougueiras vai fazer a festa com valores exorbitantes ! A empresa tinha dívida isso não tem saída só vendendo para pagar as dividas. triste depender de quartel de operadoras. O que irá derruba-las no futuro será uma nova tecnologia e o preço baixo. directv go lançou um sistema iptv legalizado com preço lá embaixo só assim para acabar com o cartel das operadoras de tv a cabo

2 curtidas

não entendi como tudo será movel ? wifi (fibra otica não irá mais exisitir no futuro)?

Fibra ótica é infraestrutura. Não tem nada a ver com o fato de a rede ser fixa ou móvel, pois ambas usam fibra pra distribuir o sinal.

Mas a ideia é q com 5G, 6G e tecnologias futuras, seja mais fácil distribuir o sinal “pelo ar” do que por cabos, chegando casa por casa.
Não quer dizer q o wi-fi vai sumir, nem q as redes fixas vão sumir de uma hora para a outra.
Mas o futuro prevê a rede móvel mais rápida e com menos latência e mais disponibilidade como a solução melhor e mais barata para comunicação.
E, nesse tempo, não fará mais sentido diferenciar rede móvel de rede fixa - vai ser simplesmente rede, independente de onde vem o sinal, se pelo ar ou se por cabos.

6 curtidas

Nenhuma estrangeira vai querer entrar no nosso mercado

Vc só tá esquecendo da franquia… Então isso que vc previu pode acontecer caso não exista franquia e todos possam usar a net 5G adoidado por um preço fixo. Caso contrário, ninguém tira minha fibra ótica de net fixa.

3 curtidas

Franquia no Brasil.
Nos EUA há vários planos com franquia liberada.

E lembre-se q nos planos fixos tb há franquia - ela só não é aplicada pq está suspensa pela justiça.

1 curtida

Com essa absorção dos clientes, os planos da Oi, que são super agressivos, serão cancelados ou mantidos? Eu tenho o mais top da oi e queria continuar com ele.

3 curtidas

A operadora receptora é obrigada a manter o plano por um tempo, só não sei quanto

1 curtida

Exatamente. O conceito de “fixo” relacionado à comunicação tende a sumir. O telefone fixo já foi, o próximo deve ser a conexão de internet.

Infelizmente pra nós brasileiros isso ainda vai demorar um bocado.

2 curtidas

Mas se no Brasil mantiverem a franquia, o 5G vai ser igual o 4G, funciona bem, mas não pode usar muito. Tem sempre que correr pra ativar o wifi. Pior que eu não consigo acreditar que o BR vá ter esses planos estilo EUA. O custo de tudo aqui é absurdo.

2 curtidas

Exato. O fato de as coisas serem demoradas no Brasil não quer dizer que a evolução não aconteça em outros países.
E irremediavelmente acaba chegando no Brasil, mesmo que atrasado.

Isso aí. Vai demorar mais, mas chega aqui também.

Acho que o 5G e o 6G não virão para substituir a banda larga fixa, mas propor uma alternativa a ela.
O lado ruim do 4G no Brasil é a pequena franquia de dados, mesmo em planos pós-pagos. A franquia móvel geralmente dá para ser usada com sobras por um mês caso o smartphone for o único aparelho conectado. Mas a franquia é muito pequena. Na realidade, é irrisória.
Vejo essa consolidação da telefonia móvel no país como um enorme prejuízo para a concorrência e planos mais caros. Além disso, teremos a praticamente acomodação do trio Vivo, Claro e Oi, que investirá cada vez menos e piorando seus planos.

2 curtidas