Originally published at: Oi Móvel deve ser arrematada por Claro, Vivo e TIM em dezembro – Telecomunicações – Tecnoblog
Leilão da Oi Móvel ocorrerá em 14 de dezembro; Oi também vende data centers e torres
China Telecom desistiu mesmo de comprar a Oi!
Que novela, hein!
Será q acaba? Mesmo q alguém arremate, ainda tem o processo no CADE.
Dificilmente o Cade aceitaria uma incorporação da Oi Móvel para as outras 3 operadoras do cartel. Fico pensando se é a aquisição da Oi Móvel que fez com que a TIM virasse a nova operadora mercenária do país, uma vez que a maior parte dos ativos da Oi Móvel ficaria com a TIM.
E pelo visto lá se vai a última telecom totalmente nacional
Agora é aguardar os reajustes dos planos móveis com menos concorrência. Espero que alguma operadora estrangeira se interesse em atuar aqui, mas sabendo o inferno burocrático, trabalhista e jurídico que é o Brasil, é otimismo demais da minha parte.
É só saber como funcionam redes de celular que você percebe que o CADE pode sim autorizar isso. É normal e, em até certo ponto, benéfico ter poucas operadoras.
Redes móveis funcionam através de espectro eletromagnético (mais especificamente, na faixa de ondas de radio) e ele é limitado em cada aplicação. Existem algumas faixas específicas que celulares funcionam. É por isso que não existem 10 operadoras em canto nenhum do mundo (não, não é a Anatel que limita o número de operadoras, é a física).
Tanto a Tim quanto a Oi possuem faixas menores de espectro (somente blocos de 10Mhz). É por isso que as duas são, geralmente, piores que Vivo e Claro (possuem blocos de 20Mhz). Por ter menos frequência, suportam menos aparelhos conectados ao mesmo tempo.
A Tim não vai virar uma “supertele” ao incorporar a maior fatia da Oi, ela vai simplesmente se igualar as outras duas. Nisso ganhamos outra operadora capaz de competir com qualidade frente a Claro e Vivo. A concorrência, assim, deve aumentar e não diminuir.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.