Oi Fibra lança plano de 400 Mb/s em mais de 100 cidades

Aqui no meu endereço está disponível o plano de 400Mbps. Mas sinceramente, queria que a Oi investisse na melhoria das rotas, aqui no Nordeste a latência está muito alta para vários servidores de jogos, como os da Steam, alguns atingindo 150ms. Talvez seja a única coisa que me faz falta da Vivo xDSL, o ping era bem menor.

1 curtida

A Oi aqui no Rio de Janeiro a onde eu Moro e uma merda estou com a Oi velox pagando 159$ por 15 mega horrível liga para abaixar o preço eles falam que já está com preço ótimo a sorte a onde eu mora não entra outras operadoras só essa Oi estou indiguinado com essa oi quem paga o preço justo o que recebe e bom mais quem não está fico aqui minha reclamação do usuário da Oi

Padrão bOi de qualidade, estão querendo colapsar as OLTs deles.

Tavam reclamando do upload da Oi, agora quem vai ter de correr atras do prejuízo é a Claro, docsis 3 já deu o que tinha de dar, já tá obsoleto.

Claro está com a tecnologia coringa na mão. DOCSIS 3.0 em toda a rede, todo local atende 240mbps/20mbps. DOCSIS 3.1 assim que estiver em grande parte da rede, irá levar o upload ao dobro do atual ou um pouco mais. DOCSIS 4.0 também já está aí lançado, futuramente pode ser implantado no sistema, e assim o HFC vai evoluindo. Nas novas cidades, compensa mais ela entrar com FTTH, mas nas cidades atuais até abril/18, compensa ficar com HFC até exaurir o máximo do espectro existente. Existe muita fanboyolice entre usuários, mas a verdade é essa aí.

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Oi Fibra é bom? Alguém usa?

Andei lendo a especificação do DOCSIS 3.1 e fiquei com uma duvida, ele muda a largura de canais e distancia de guarda entre eles pelo que eu entendi, então ele não poderia conviver no mesmo cabo que um equipamento DOCSIS 3.0? diferente do que acontece do 2 para o 3, onde foi só expandido os canais.

Uma amiga minha usa a mais de ano e nunca me reclamou, já um amigo trabalha em um coworking que tem ela e dá problema (mas a minha suspeita é que seja equipamento domestico pra muita gente simultânea)

Sei não, se for lá no tópico da internet Claro no fórum Adrenaline e ler os relatos dos clientes, a maioria é reclamação de baixa qualidade do serviço devido à saturação dos nodes, que aumentaram exponencialmente após esse aumento de velocidade durante a pandemia.

E não há qualquer previsão de atualizar em larga escala o DOCSIS 3.0 para o 3.1 a curto ou médio prazo. Mesmo nos raríssimos endereços onde já existe, no plano de 500Mbps, ele é implementado apenas para downstream, upstream continua o ruim e velho 3.0. É vantagem pra operadora continuar nessa tecnologia, mas não para o consumidor.

O serviço é muito bom no geral, mas se você joga muito online e mora no Norte e Nordeste, é melhor escolher outro provedor, pois as rotas da Oi são ruins, o que torna a latência alta.

3 curtidas

Melhorar a distribuição da rede tbm é válido,só acho. Não faz sentido uma rua atrás da minha já está disponível essa velocidade de 400Mbps enquanto a minha ainda nem sequer chegou a de 200Mbps!

Até agora estão falando muito bem da Oi fibra. Mas será que a qualidade se sustenta a longo prazo,à medida que a demanda aumenta em vista do ótimo boca a boca? Eu tenho muitas dúvidas quanto a isso… “Ahh mas as outras empresas tbm tem problemas”… Concordo! Mas quando a OI resolve não fazer o serviço direito,ela é insuperável. Quem já foi ou é cliente usando a tecnologia antiga da rede sabe o que é isso.

consegue conviver sim, as tecnologias são compatíveis.

Sim, movimento bastante o fórum lá, lembro que você comentava lá há algum tempo. A Claro irá atualizar a rede para DOCSIS 3.1 por completo em breve, inclusive estão trocando os modems de eventuais clientes para o HUMAX HGJ310 que é um 3.1 já pensando na expansão da rede. O DOCSIS tem tudo para continuar aí, com a quebra de nodes e a aproximação da fibra, você consegue eliminar a saturação. Além disso, o espectro do upstream irá aumentar para 5-85mhz e a velocidade no mínimo dobrará, além de poderem implementar os canais OFDM e OFDMA. Até o fim de 2020 teremos novidades sobre isso.

1 curtida

Estamos vivendo uma era de rede de fibra nova em folha. Por isso que existem tantos elogios. Acredito que, no futuro, iremos começar a reclamar da qualidade do serviço de todas as operadoras.

2 curtidas

Torço para você estar certo :pray:

Não creio, fibra óptica não costuma dar problemas inerentes ao meio físico, como acontece com fiação de cobre, seja par metálico de xDSL ou cabo no DOCSIS, que sofrem com degradação de sinal devido à oxidação, emendas, umidade, saturação de nós ou distância à residência do cliente (xDSL somente). Até mesmo furto deixa de ser preocupação com fibra.

Pode ter problemas sim, mas é muito mais raro que nas tecnologias de cobre, além de permitir velocidades muito maiores e latência menor, pois é um feixe de luz e não sinal elétrico que propaga pelo meio.

1 curtida

A rede é nova, vai levar uns 10 anos até começar a envelhecer e aparecer problemas, lembra que o par metálico já foi implantado em cima de uma rede de telefonia velha pela Oi, esse sempre foi um dos grandes problemas dela.
Vejo 2 pontos pra dar problema na fibra só, a porta é compartilhada e suporta só 2,5 Gbps, e não sei quantos clientes por porta a Oi tem colocado, mas com 10 clientes de 400 Mbps tu já pode ter um gargalo ai (e pode ser por isso que a tua rua não liberam upgrade, colocaram clientes de mais na tua porta, já tá no limite), outro ponto é o backbone da operadora, não sei o quanto tem sido investido nele, mas não acho que deixariam dar tanto gargalo assim nele.

Tem algum material de estudo pra recomendar sobre docsis 3.1?

2 curtidas

A Oi passou fibra aqui no meu bairro (centro de Floripa, perto do IFSC) há 2 meses, mas até agora nada de disponibilizar para venda. Tá tipo enterro de anão…

Só o tempo dirá, então…

Agora espero que a empresa se qualifique tbm em outros aspectos. Se a fibra em larga escala é o futuro e aderir a tecnologia é inevitável,a OI tem que investir não apenas em altas velocidades mas procurar aperfeiçoar o trato com o cliente, contratos menos amarrados etc etc… Um serviço de qualidade e apto a atrair clientes envolve vários aspectos. Olhando a situação da OI hoje,que é gravíssima,ela tem que buscar um diferencial em todos os sentidos pra realmente voltar a ter pujância e credibilidade no mercado.

1 curtida

E ai Felipe e @LeandroCSC tudo bem? Faço parte da equipe de vendas da Oi estou pro dentro de tudo sobre investimentos da OI e até mesmo faço parte da área tecnológica dela e a parte que você fala " a porta é compartilhada e suporta só 2,5Gbs" não sei se você viram que ela tem parceria com a HUAWEI, Nokia e aumentaram em futuro próximo, dizem que isso seria para esse ano 2020 vou enviar para vocês a reportagem. Mas a rede que ela está fazendo desde o inicio vai suportar 10Gbs vai ser antissimétrico ou seja assinou 400 vai chega de Up 400 e com isso diminui a latência chamada de XGS-PON. Resumindo a OI ta com uma rede de mais de 10 anos tranquilo e nova problema não teremos.

2 curtidas

E ai Leandro Tudo bem? Respondi mais ou menos as sua duvida da uma lida o que postei e na reportagem. Obrigado.

1 curtida

Obrigado pela explicação, @Marcos_Vinicius1 !

Vou ficar no aguardo da chegada da operadora na minha rua. Sucesso no projeto! É sempre bom para o consumidor ter opções.

1 curtida

Nada amigo! Precisando estamos aqui. Com Deus

1 curtida