Oi Fibra: como configurar o ONT Nokia G-240W-C em modo bridge com Mikrotic?

Não encontro de forma alguma uma forma de alterar o Nokia G-240W-C para bridge, o que tem é uma forma através da ferramenta inspecionar e habilitar as opções desabilitadas no modelo G-240W-A.

Já procurei por toda internet e não achei outra forma, eu queria fazer a autenticação através do Mikrotik criando a Vlan que ele autentica através do Nokia.

Caso alguém saiba uma forma, ou pelo menos algum local para procurar agradeço muito!

1 curtida

De curiosidade: Por que não deixar o mikrotic em modo bridge? (Pretendo ter a oi fibra nas próximas semanas)

Fala João, então eu tenho 2 links ligados no Mikrotik, quando um caí o outro entra automaticamente, por isso eu queria a autenticação fosse feita pelo Mikrotik

O problema do DHCP, é que no caso de uma queda do Oi meu principal link o link 2 que autêntica por PPPoE não entra automaticamente!

Sim… No seu caso talvez tenha que dar um jeito de conversar direto com um engenheiro de Redes da Oi pra ver como que faz

1 curtida

Exatamente isso, o gerente da OI falou que o pessoal da Nokia daria uma solução para o meu caso (=seu) e até agora nada.

Como foi antes da pandemia, e não podia ficar sem link por questão de trabalho, acabei relaxando.

Mas vou voltar com esse pedido de liberação da porta 1 em bridge nesse Nokia.

Eu usava um Huawei no passado que consegui habilitar a porta1 em bridge e funcionava muito bem com mikrotik.

2 curtidas

Qual sua região?

Olá. Alguma novidade por parte de ambos sobre o assunto?

Alguém tem alguma atualização sobre isso?
Tenho um Edgerouter que queria usar com a Oi fibra, mas a ONT não libera o modo bridge (colocaram uma Nokia G140W-H).
Me disseram que esses roteadores da oi não costumam aguentar uma carga muito alta não, e como a rede deve ter uns 20-30 usuários estou preocupado com isso

Não consegui solução para o problema, o que eu fiz foi um script no Mikrotic efetuando ping em servidor quando não tem retorno ele já muda para outro link e segue o jogo.

Mas que a Oi e esse modem da Nokia não presta é certeza.

1 curtida

Aqui com o que esbarrei: os modems da VIVO você até consegue configurar para brigde, é uma opção disponível. Só que se eu fizer isso diretamente no modem, eu perco a capacidade de VoIP e só fico com a internet disponível via PPPoE. No caso cada serviço que chega é através de uma VLAN diferente. Uma é a internet, outra o telefone e se você contratar tem uma terceira que traz TV.

Depois de muito pesquisar, descobri que existe um usuário “suporte” que dá acesso a configurações da operadora propriamente dita, como as VLANs e o serial de conexão na rede da operadora. De posse dessas informações, consegui configurar um modem pra que eu tivesse tanto a internet em brigde como o telefone. Daí instalei um roteador fazendo a autenticação de ambos serviços e tudo funciona perfeito.

Acredito que o caminho seja você descobrir esse usuário que dá acesso a essas configurações no modem da Oi.

Apesar que a solução do script que fica fazendo ping no modem não seja das piores mas isso consome recursos do roteador.

1 curtida

Apenas complementando, pra TV são duas Vlans. Uma pro multicast (sinal do IPTV) e outra pro Vod (on-demand e “ver do início” os programas que já começaram). E pro Vod tem uma série de configurações de DNS e DHCP específicos. Todas essas informações aparecem na área logada desse usuário “suporte”.

Amigo conseguiu deixar ele em Bridge? Me dirá uma dúvida, esse mofem que você quer deixar em bridge é o que recebe a fibra da rua? Cara minha dúvida é esse sou técnico da oi e me deparei com uma empresa que, quer exatamente fazer isso, deixar o mofem em bridge, se fizer como o link vai ser autenticado na MikroTik? poise na fibra não existe um login PPoE os modem são sincronizado e autenticados pelo número de série, fazendo isso o link vai chegar cego na MikroTik, com internet podendo modificar qualquer coisa? Cara já viu esse vídeo aki o cara conseguiu, mais só nós modelo 240, os 140 os bloqueios são mais reforçado,
Segue o link, youtube(.)com/watch?v=09sbQoogHbo

Boa tarde, sou Josenildo e tenho um modem Nokia G-240W-c e o sinal dele não pega em alguns locais da minha casa então passei um cabeamento e coloquei dois modens da vivo como repetidores só que quando conecto o cabo no modem Nokia a internet só fica funcionando no modem da vivo e o da Nokia para de funcionar a internet alguém pode me ajudar a resolver isso obrigado.

Você deve desativar o DHCP e fixar o IP dos aparelhos que estiverem conectados ao modem principal, a fim de que os aparelhos não entrem em conflito

Bom dia Pessoal, por favor alguem sabe o usario de tal (support)? o video youtube(.)com/watch?v=09sbQoogHbo ele nao me deixa salvar os textos editados.

Obrigado

Esse usuário support não é para você usar, é para a turma da operadora usar quando precisam fazer alguma coisa porque tu pediu. Geralmente eles trocam essa senha para alguma senha padrão deles… se tu baixar as configs pelo modo admin e elas por algum motivo obscuro não estiverem criptografadas, tu consegue encontrar a senha.

E como faz para baixar essas informações…