Oi Fibra: com velocidade bem abaixo da contratada!

Na opinião de vocês,à que se devem números tão pífios tendo em vista a velocidade contratada? Estou com a OI Fibra de 200mbps download com 60mbps para upload. Teste realizado colado ao modem,com meu smartphone conectado na frequência de 5ghz!

Apenas a questão da pandemia e o horário do teste explicam? Na minha opinião é um resultado inaceitável,mesmo diante das circunstâncias. Se persistir para os próximos dias já irei ameaçar com reclamações no procon ou no site do consumidor.gov.br!

Ja ligou para o suporte e pediu para eles checarem sua conexão ?

Via cabo de rede chega a velocidade contratada? Porque nem adianta reclamar se não medir via cabo antes. Se chegar via cabo, então é problema no sinal WiFi do modem.

2 curtidas

Então, tem isso. Mas não é normal essa velocidade tão baixa, mesmo via Wi-Fi.

1 curtida

@Douglas_Knevitz Ainda ,nao! Fiz o teste quase agora há pouco. Vou esperar mais um pouco e vê se o problema persiste…

Sim, realmente está muito baixa, e provavelmente vai dar a mesma velocidade no cabo, mas é bom testar antes só para ter certeza. Estando lento no cabo, aí ele tem todo argumento para reclamar no SAC da empresa.

@ksio89 No dia da instalação,fazendo o teste pelo smartphone,o técnico me disse que mesmo via smartphone a entrega pela fibra tinha condições de chegar a níveis bem altos em horários de pico. Durante o dia o teste mostra 210mps .

@ksio89 vou testar!!

OK, desculpa ser insistente, é porque lá na no SAC a primeira coisa que a atendente leiga vai perguntar é se mediu a velocidade no cabo.

2 curtidas

Entendo de boa,@ksio89

Perguntam mesmo. :joy:.

2 curtidas

Caso ajude na reclamação na Anatel/Consumidor, deixo o print do resultado em 5GHz no meu smartphone, no mesmo servidor:

Caso tiver lento no cabo também, posso mandar print do teste via cabo.

É a primeira coisa que perguntam rs. A segunda é se já desligou e religou o modem, que às vezes realmente resolve lentidão da internet.

2 curtidas

Opa! Obrigado,@ksio89 .Fiz print!

Lembrando que a operadora não precisa fornecer a velocidade contratada em 100% do tempo. O ideal é verificar em diversos horários para ter certeza que não é uma instabilidade momentânea.

ok! A questão é que ,nesse teste, foi entregue uma velocidade absurdamente baixa proporcionalmente ao contratado. Pra mim é uma variação que foge dos limites legalmente aceitáveis. Mas vale a sua observação no tocante a verificar em outros períodos. É o que farei.

2 curtidas

Legalmente, a velocidade instantânea deve ser de no mínimo 40% da velocidade contratada (80/24 no seu caso). E 80% na média mensal.
Na medição a sua já não cumpre o requisito, então como já falaram, é só fazer uns testes via cabo e abrir protocolo (para se não resolverem, ter o número pra conseguir abrir reclamação na Anatel).
https://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecialPesquisa.do?acao=&tipoConteudoHtml=1&codNoticia=35544

Então, tem isso. Mas não é normal essa velocidade tão baixa, mesmo via Wi-Fi.

Se você tiver conectado em uma rede wifi de 2,4Ghz é normal sim. E quanto mais aparelhos estiverem conectados, menos vai sobrar pra cada um

ok! A questão é que ,nesse teste, foi entregue uma velocidade absurdamente baixa proporcionalmente ao contratado. Pra mim é uma variação que foge dos limites legalmente aceitáveis. Mas vale a sua observação no tocante a verificar em outros períodos. É o que farei.

Uma rede sempre vai gargalar no ponto mais fraco. Quando a velocidade é inferior a 50 mega isso não é perceptível. Mas quando falamos de 200 mega começa a entrar no vocabulário Wifi 802.11AC/Wifi5 de 5Ghz, cabo Cat5e ou superior

Tudo isso pra velocidade chegar no seu aparelho, e no caso precisaria de uma análise extensiva do problema pra ver onde tá o tal gargalo.

Agora, se não for o caso, é bom abrir uma reclamação na Anatel que resolvem rapidinho

1 curtida

Mas afinal, a conexão está lenta no cabo também? Se estiver também, e sempre à noite, quando os clientes estão em casa, aí é saturação na rede e você pode (e deve) reclamar.

@ksio89 não fiz teste via cabo .Meu notebook está em reparo. A velocidade ficou no mesmo patamar durante todo o dia de ontem mas hoje ,enfim,voltou a entregar acima dos 200mbps! :raised_hands:t5:

1 curtida