Oi deixa de vender planos de internet que usam rede de cobre

Originally published at: Oi deixa de vender planos de internet que usam rede de cobre – Telecomunicações – Tecnoblog

Oi foca na rede de fibra óptica e abandona vendas com rede legada, deixando milhares de cidades sem novas adesões

2 curtidas

Não, não é um tiro no pé. Tiro no pé é continuar vendendo essa porcaria.

3 curtidas

Pode até ser um tiro no pé, mas é o melhor pra maioria da população.

Vamos acompanhar pra ver onde vai parar essa estratégia. Analisando por cima, parece sim um tiro no pé, mas nunca sabemos o que pode acontecer né… vai que eles ainda têm outras surpresas.

É vantagem sim.
1 - Quem tem Oi de cobre, só não saiu porque não quer mesmo. E não irá deixar a operadora.
2 - A Oi é ameaça as pequenas provedoras, é até uma colher de chá o que ela está fazendo.
3 - Dá pra conseguir ao adquirir telefone fixo. E realmente só compensa pra quem fizer essa manobra.
4 - Aonde tem fibra, atende lugares que não tinha internet nem a pau. Ou seja mesmo lugares com XDSL é difícil você conseguir a bendita porta.
5 - Provavelmente eles viram que a demanda por novas linhas de internet a cobre é muito pouca.
6 - Novas linhas geram um custo de investimento alto, principalmente em uma tecnologia que ela está abandonando. No máximo dá pra ir trocando de cliente, enquanto eles vão perdendo.

1 curtida

Também não entendi essa estratégia da operadora. A Vivo também fez a mesma coisa, na minha cidade, onde a infraestrutura é da antiga GVT.

Tiro no pé foi não ter abandonado par metálico antes, agora é investir em fibra e tentar recuperar os clientes perdidos para provedores locais.

Eles já vinham nesse movimento há um bom tempo, aqui no meu bairro começaram a desativar portas e tudo, no final eles irão manter quem já é cliente pois é mais barato e passam direto pra Fibra, a prova é que a qualidade da internet antes dessa redução geral por causa da COVID-19, melhorou bastante, não era nada anormal ter inúmeras quedas por dia, agora está bizarramente estável.
A estratégia pode parecer tiro no pé, mas é mais barato não ter novos clientes do que lidar com indenização por má qualidade, refatura e tudo aquilo que demanda caixa

Corrigindo o texto… A mudança de estratégia pode ter chegado tarde demais…

Eu tenho horror à Oi. Fui cliente ADSL, desde os primórdios da banda larga (500kbps) pq era o que tinha no bairro em que eu morava. Depois a NET veio mas eu mantive a Oi. Até que o serviço não era ruim, mas o suporte era péssimo. Quando mudei de endereço em 2010 eu pedi a transferência da linha mas não tinham espaço para a minha conexão.
Foi aí que mudei pra NET. E logo depois a GVT chegou.

Trabalhei para a Oi e as equipes de rede eram bem competentes. Mas a empresa em si era uma zona.

1 curtida

Tiro no pé ?

É uma reportagem tendenciosa como esse de uma empresa que só cresce e vem diminuindo suas dividias.

1 curtida

Certinho, investir em tecnologia atrasada é jogar dinheiro fora a longo prazo. Precisa acelerar a implantacao da fibra.

2 curtidas

O problema é q eles estão focados em chegar em cidades que ainda não chegaram e abandonaram o avanço da fibra em partes mais afastadas do centro de cada cidade já atendida, por exemplo, moro a 10min do centro aqui, e to a mais de um ano esperando a bendita fibra pra rancar essa Adsl

A estratégia deles deve ter um motivo que só eles sabem.

Porque testando aqui com vários CEP onde eles têm ADSL, nenhum tem fibra disponível. Nem no CEP da sede deles :laughing:.

Vou ate esperar sentado, vai demorar uma era glacial ate chegar na cidade onde moro (interior da Bahia).

Vários locais ainda não tem tecnologia Fibra e algumas regiões só tem internet Oi. Não pega net ou outra famosa qualquer… Se os cliente atuais dessa localidade cancelarem a sua Velox depois não terão como recontratar, portanto é um cliente a menos, e pessoas dessas localidades que ainda não tem Oi vão continuar sem ter. Ou seja, perde-se desse lado mais lucra-se do outro, na fibra. Para a empresa deve ser realmente, muito rentável a fibra, resta saber se manter o cobre seria um prejuízo ou se ainda daria para lucrar com essa tecnologia.

Acho que vai ser um puta tiro no pé parar de vender ADSL, o certo era ir parando gradativamente a medida que a fibra começasse a operar em cada cidade. Aqui onde moro por exemplo a Oi já deixou claro das vezes que liguei perguntando que não tinha nenhuma previsão de colocar fibra, agora pensa, imagina o tanto de gente que poderia estar comprando os planos adls até que a Fibra chegue e não vão comprar pq a Oi simplesmente não quer vender kkkkk. Chega a ser bizarro esse plano da Oi, ainda mais ela que alguns meses atrás quase foi a falencia. Deixar de fazer dinheiro sabe-se Deus lá por quantos anos não me parece um bom negocio.

Melhor onde? Vc lembra da época que ninguém tinha internet banda larga e geral usava internet discada? Banda larga foi chegando aos poucos começando por SP e RJ, aqui em Minas Gerais demorou anos. Esse plano da Oi é um retrocesso, vai ser a mesma demora da época da banda larga, vai demorar ANOS pra chegar Fibra em várias cidades e com isso a Oi vai está só perdendo dinheiro.

Uma completa bosta. Sou um desses casos. Aluguei um apartamento justamente no momento dessa decisão deles.
O que resultou em ter que contratar uma internet a rádio de 10mb no CENTRO do RJ, por R$100 fucking reais por mês, pq não é coberto por nenhuma outra operadora o CEP INTEIRO!